Disciplina - Educação Física

História do Corfebol

atletas jogando corfebolCorfebol em holandês korfbal, é um esporte coletivo praticado principalmente na Holanda e na Bélgica. Ele difere de outros esportes semelhantes, pois é praticado por equipes mistas, formadas por quatro homens e quatro mulheres.

O Corfebol surgiu na Holanda no ano de 1902 influenciado de um jogo sueco denominado Ringball.

O esporte surgiu na Holanda em 1902 e foi inventado pelo professor de Educação Física, Nico Broekhuvesen. O holandês se inspirou num jogo chamado Ringboll, que conheceu na Suécia durante um curso de verão. Depois de alguns ajustes, Nico adaptou o esporte e o nomeou como Corfebol, que em português significa bola ao cesto. Naquela altura, a Associação de Educação Física de Amsterdã procurava um jogo que pudesse ser praticado por crianças, jovens e adultos de ambos os sexos, com o objetivo de mantê-los sadiamente ocupados, já que no início do século não era comum mulheres praticarem esporte. Seja um esporte ou simplesmente uma recreação, o Korfball conseguiu revolucionar sua época, se tratando do início do Século XX, tendo extrema importância em cunho social, colocando a mulher nas mesmas condições que o homem.

O professor Nico começou a introduzir o esporte nas escolas primárias holandesas, com o intuito de manter as crianças ocupadas e afastadas de problemas que se referem à delinquência juvenil. Visto que naquela época, a Holanda ainda vivia os efeitos da Revolução Industrial, que obrigava os pais dos alunos a trabalharem geralmente 12 horas por dia. Com isso, as crianças ficavam grande parte do tempo sozinhas.

Broekhunsen aproveitou a quantidade de alunos, e constituiu equipes com 12 pessoas, sendo seis meninos e seis meninas, ou seja, a partida era constituída por 24 jogadores (12 de cada lado), o que era extremamente vantajoso em turmas muito grandes com cerca de 40 a 50 alunos. Um dos fatores que ajudaram na implantação inicial, foram as condições territoriais holandesas, que tinham extensos espaços livres, permitindo que várias partidas fossem executadas ao mesmo tempo.

Apesar de diferente, o esporte teve uma boa aceitação e começou a se expandir e a se popularizar pelo resto do país e em territórios coloniais holandeses, como a Indonésia, Suriname e as Antilhas holandesas. Apesar de ter sido inventado em 1902, a modalidade só foi registrada no ano seguinte com a criação da Associação Holandesa de Corfebol.

Aos poucos, o número de praticantes foi aumentando, principalmente entre crianças e jovens que tinham no esporte uma referência de integração e cooperação. Ao longo dos anos o Corfebol foi conquistando as pessoas, tanto que hoje, o Corfebol tem atualmente cerca de 200 mil praticantes na em todo o mundo. (segundo dados da confederação holandesa de Corfebol). O Corfebol levou um certo tempo para se expandir em suas fronteiras, e só em 1920, o esporte foi apresentado como modalidade de demonstração nos Jogos Olímpicos de Antuérpia, na Bélgica. Neste mesmo ano, a Bélgica que devido à proximidade geográfica com a Holanda, desenvolveu a modalidade, e, em 1921, criou a Associação Nacional Belga. Hoje as duas equipes nacionais praticamente comandam o mundo do Corfebol, que por serem as primeiras à praticarem, acabaram se tornando os países que detém o maior número de títulos dos campeonatos mundiais disputados até os dias de hoje.

Em 1928, o esporte foi novamente apresentado como modalidade de demonstração nos Jogos Olímpicos de Amsterdã, na Holanda. Depois de duas participações em Olimpíadas, o esporte sofreu um novo impulso com a criação da I. K. F. (International Korfball Federation - Federação Internacional de Corfebol), em 1933. A intenção inicial da Federação era difundir e investir na expansão internacional do Korfball, o quanto antes. Somente após a Segunda Grande Guerra Mundial, é que a situação do esporte começou a mudar, pois até então, as atividades eram realizadas esporadicamente por falta de recursos.

O esporte se desenvolvia na Holanda e Bélgica, por meio de iniciativas próprias e algumas contribuições voluntárias. Aproveitando a grande aceitação por parte dos holandeses e belgas, algumas equipes foram criadas, mas com a falta de patrocínio, ficava difícil conseguir recursos para formação de torneios e gastos, que os mesmos consequentemente teriam.

Só em 1946, pode-se considerar que foi iniciado o processo de divulgação em nível mundial, que começou pela Grã-Bretanha, Dinamarca, Alemanha, Espanha, e em alguns países da Ásia. E até hoje, o número de países vêm aumentando e consequentemente aderindo à I. K. F, que atualmente têm 43 países filiados.

Num primeiro momento, esses países foram ajudados pela Holanda e Bélgica, que liberavam recursos para promover o esporte em países vizinhos, resultando assim no aumento acentuado do número de atividades internacionais. A cada país filiado representa uma vitória para I. K. F. O primeiro torneio internacional promovido pela Federação internacional de Korfball, foi disputado em 1963, pela Holanda, Bélgica e Seleções Nacionais Britânicas. Este campeonato continuou sendo disputado anualmente até 1974, quando a República Federal da Alemanha enviou sua seleção para participar do evento. Aos poucos, outros países começaram a disputá-lo. E como a quantidade de países aumentou consideravelmente, foi criado um Campeonato Europeu, que se mantém até hoje, e é disputado de quatro em quatro anos.


Este conteúdo foi acessado em 08/01/2010 do sítio: educacaofisica.com.br Todas as modificações posteriores são de responsabilidade do autor da matéria.
Recomendar esta página via e-mail: