Disciplina - Educação Física

Relato: C. E. Amadeu Mario Margraf

Nome do Autor: Evenilson Silvestre da Luz
Instituição: C. E. Amadeu Mario Margraf
Município / Estado: Palmeira-PR
Conteúdo: Atletismo
Série: 5ª a 8ª séries

Relato: retornei ao Ensino Público depois de 10 anos de dedicação exclusiva a rede privada de ensino. Tive uma experiência com a modalidade de Atletismo na região rural de Ponta Grossa - Itaiacoca -Escola Eloy Avrechak no início de carreira nos anos de 1994 a 1996, onde obtivemos vários resultados na formação dos educandos. Este anos (2009) através do concurso de PSS retornei a prática, agora no município de Palmeira - Colégio Estadual Amadeu Mario Margraf onde atuo como professor de Educação Física das turmas de 5ª a 8ª séries.

O gosto pelo atletismo veio inicialmente pelas possibilidades que a modalidade oferece tanto adaptativas em termos de espaço físico quanto pelo trabalho com as diferenças encontradas na sala de aula, seja ela em termos de aptidão física, história de cada educando e também pelas adaptações específicas próprias do atletismo para o masculino e feminino.

Como experiência este ano observando a localização e a estrutura física do Colégio propus aos educandos o conhecimento de algumas atividades próprias do atletismo e logo apareceu a resposta. A aceitação foi imediata e como os movimentos são naturais a identificação de alguns talentos foi inevitável, e ainda, como as provas do atletismo permitem que os alunos possam aferir a sua evolução diariamente, trouxe com isso uma melhora da auto-estima dos alunos, situação mais preocupante identificada inicialmente, a baixa auto-estima dos alunos. Como o interesse foi grande, participamos da fase regional dos JOCOP's obtendo vários resultados expressivos classificando 5 alunos para a fase final dos jogos. Como resultado na fase final além do 3º lugar no Lançamento de Dardo conquistado pela aluna Cristiane Moskaleski Teixeira de Lima - feminino B, ficará como mensagem a experiência vivida pelos colegas ao representarem o município na capital do Estado.

Esperamos assim que nossos alunos possam visualizar que por meio do esforço próprio, a dedicação aos estudos e o sonhar alto, devolvam a vontade de avançar e acreditar que uma melhor condição de vida é possivel para todos.

Imagens enviadas pelo professor Evenilson Silvestre da Luz
Foto do professor com seus alunos Foto do professor com seus alunos
Foto do professor com seus alunos Foto do professor com seus alunos


Recomendar esta página via e-mail: