Disciplina - Educação Física

Histórico do Basquetebol - Passo a passo

2ª Aula

Para que os alunos possam fazer essa leitura, a sugestão é a apresentação das duas partes do vídeo TV Escola - Série atividade - Basquetebol - parte 1 e 2 (disponibilizados no item c), que poderá ser assistido na TV da escola, no laboratório de informática, no multimídia ou em outros meios que permitam a visualização do vídeo. 
 
a) Análise em conjunto: 
Assistir as duas partes do vídeo TV Escola - Série atividade - Basquetebol - parte 1 e 2.
Reprisar o vídeo, colocando somente as cenas marcantes; e pausar para discussão após cada cena. 
Solicitar que os estudantes anotem as observações importantes. 

Obs.: Nesse momento de análise, o professor atua como mediador nas discussões, seu posicionamento deverá ser colocado somente no final das discussões, para que todos tenham liberdade de argumentar. 

b) Sugestão de roteiro para análise dos vídeos:  
  • Como ocorreu a criação do basquete?
  • Como é composta uma equipe de basquetebol (quadra, jogadores, tempo de duração do jogo)? 
  • Qual é o objetivo do basquetebol?
  • Como são dispostas as linhas na quadra?
  • Quais as posições básicas do basquete?
  • Quais os benefícios do basquetebol para o corpo?
  • Por que o basquete é considerado um jogo anaeróbio?

c) Sugestão de vídeos para pesquisa:
Realizar domínio de corpo; empunhadura e manejo de bola; os passes e arremessos do basquetebol; bandeja e rebote.

a) Sugestão de atividade:

Ao final das atividades dos fundamentos, o professor pode propor dois jogos com seus alunos. O primeiro no formato criado por James Naismith, há mais de 100 anos; e o segundo utilizando as regras atuais, focado, principalmente, na regra dos 24 segundos. 

b) Sugestão de recursos para pesquisa: 
Apresentar o vídeo Basquetebol - Reconstituição do primeiro jogo, pois nele é retratado os primeiros passos do Basquetebol.

Após realizar as atividades na quadra ou no pátio, propor uma socialização dos conhecimentos adquiridos com as pesquisas sobre a evolução do basquetebol, bem como atividades de leitura e análise de diferentes objetos de aprendizagem. Para finalizar esse debate, peça aos alunos que relatem como foi vivenciar as mudanças ocorridas no passar dos anos, fazendo um paralelo entre o basquetebol de 1891 com o dos dias atuais. Esse momento é muito importante, pois, por meio dessa socialização com os alunos, o professor pode fazer um diagnóstico a fim de saber se conseguiu atingir de forma satisfatória seus objetivos.

Ícone Fontes de Pesquisa
Dê sua opinião
Ícone
Envie sua aula

Recomendar esta página via e-mail: