Disciplina - Educação Física

Linha do Tempo da Capoeira - Passo a passo

3ª Aula

Depois de diversas rodadas de diálogo, inicia-se momentos de compartilhamento de descobertas e insights em uma conversação grupal. São nessas conversas estilo "plenárias ou assembleia” que os padrões podem ser identificados, o conhecimento coletivo cresce e as possibilidades para ação surgem.

4ª Aula

Na escola, a compreensão das múltiplas experiências temporais pode provocar nos alunos o desenvolvimento de uma consciência histórica crítica e/ou genética. Os historiadores da Nova História Cultural adotaram o conceito de temporalidade criado por Fernand Braudel, relativo à longa duração (estruturas), à média duração (conjunturas) e à curta duração (acontecimentos). (PARANÁ, 2008b, p. 62)

Assim, por meio do conceito de linha do tempo, os alunos serão agrupados por tema de interesse e pesquisarão em vários recursos os assuntos específicos do grupo. 

Depois, eles montarão suas próprias linhas do tempo com as imagens selecionadas e os textos pesquisados e editados. No final da atividade, teremos a contextualização das informações assimiladas num grande debate reflexivo e de criação.

Obs.: A construção da Linha do Tempo pode ser por meio do simulador presente no Portal do Professor do MEC , ou em papel craft

5ª Aula

Formar um único círculo na sala de aula ou na quadra esportiva, para que todos os alunos exponham ativamente seus entendimentos sobre os temas propostos, articulando as suas descobertas aos debates realizados nas aulas anteriores. 

Realizar revisão sobre as conversações realizadas nos três momentos, a fim de propor questões de forma linear, abordando o tema principal: as raízes da capoeira.

Sugestões de questões norteadoras:
  • Qual a relação entre os navios negreiros que trouxeram os negros africanos para serem escravizados no Brasil colonial com a Capoeira?
  • Qual a relação de Zumbi dos Palmares com os quilombolas?
  • A Lei Áurea assinada pela Princesa Isabel trouxe a liberdade aos negros escravizados, mas qual consequência essa “tal liberdade” trouxe?
  • Comentem sobre os grandes mestres da capoeira citados no livro.
  • Até 1930 a prática da capoeira era proibida por lei. Hoje, como ela é vista pela sociedade?
  • Outras...


Ícone Fontes de Pesquisa
Dê sua opinião
Ícone
Envie sua aula

Recomendar esta página via e-mail: