Disciplina - Educação Física

Rugby - Touch

Introdução ao Touch

Para a continuação do trabalho o recurso escolhido foi o “touch”, que é um jogo de início ao esporte, e possui todos os fundamentos básicos do rugby, como a corrida com a bola, a finta, o passe e o try (pontuação máxima do rugby). O touch é dado pela segurança oferecida ao aluno, já que o tackle (ato de derrubar o jogador adversário), é substituído por um simples toque na cintura do jogador portador da bola, que é obrigado a passar a bola para outro membro de sua equipe e se coloca em jogo novamente retornando para trás. O touch pode ser jogado em pisos duros.

O objetivo do jogo é marcar o try, que consiste em ultrapassar a linha de fundo e apoiar a bola no chão. De início a bola pode ser passada de qualquer forma, para qualquer direção, e com o decorrer do exercício vai se introduzindo as regras do jogo. Num segundo momento a bola começa a ser passada somente para trás, sendo penalizada a equipe que passar a bola para frente.
 
Caso ocorra alguma falta (ex.: passe feito pra frente com as mãos ou uma criança empurrar a outra) a equipe que sofreu a penalidade irá cobrar um chute de 10 m em direção à tabela de basquete. Se a bola atingir a tabela, a equipe marca um ponto. Após a marcação de um ponto a reposição de bola será feita pela equipe que sofreu o ponto na linha de meio de quadra.

O touch é jogado em equipes de 6 a 10 pessoas, lembrando que as equipes devem ser mistas, o numero de jogadores por equipe varia de acordo com o tamanho da turma trabalhada. O terreno utilizado é de 20 X 40 m, que é o tamanho das quadras poliesportivas presentes nas escolas.


Este conteúdo faz parte do artigo "A inclusão do rugby na educação física escolar: notas para a construção de uma abordagem de ensino", acessado em 27/08/2013 no www.portaldorugby.com.br. Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.


Recomendar esta página via e-mail: