Disciplina - Educação Física

Skateboard


História do Skateboard No Mundo


Os primeiros relatos sobre o skate foram na década de 30 em Los Angeles e no interior dos EUA, algumas lojas de brinquedos perceberam que as crianças quando quebravam a parte de cima do patinete continuavam brincando só com a parte de baixo, algo muito parecido com o skate, o investimento no brinquedo novo foi pouco e o retorno ainda menor.

O skate surgiu para o mundo mesmo em meados dos anos 60, onde surfistas californianos redescobriram o skate colocando rodinhas de patins em uma madeira que imitava uma prancha. Como o mercado do surf já estava em alta ajudou a impulsionar o skate. No inicio era chamado sidewalk surfing, ou seja, surf de calçada, e rapidamente se espalhou por todos os EUA.

Em 1965 o sidewalk surfing, já praticado por um grande número de adolescentes, tinha criado identidade, com suas próprias manobras, e assim ganhou seu nome definitivo: Skateboard. Em 1974 o skate teve sua primeira grande evolução: o engenheiro químico Frank Nashworthy descobriu uma composição chamada uretano, material que deu origem as verdadeiras rodas de skate. Essa invenção deu ao skate um enorme impulso para que ele definitivamente se consolidasse como um esporte popular.

História do Skateboard no Brasil


Surfistas internacionais que iam ao EUA para surfar, conheceram e levaram a novidade ao resto do mundo. Em 1965 o skate chegou no Brasil. Em pouco tempo a garotada já tinha espalhado a novidade. Os primeiros skates brasileiros eram feitos com rodinhas de patins ou de ferro, os famosos rolimãs, adaptados em pedaços de madeira.

Não existiam regras, pois no começo todos queriam apenas se divertir com a novidade. Em 1974, foi realizado no Clube Federal do Rio de Janeiro o primeiro campeonato de skate brasileiro e no mesmo ano foi inaugurada a 1a pista no Brasil. No ano de 1986 o Skateboard brasileiro teve um grande crescimento, diferentes marcas de vários segmentos investiram no mercado nacional e assim houve uma expansão do esporte.

Mas foi na década de 90 que skate teve a sua maior evolução no Brasil, não só em mercado, mas também em crescimento de praticantes, organização do esporte e exposição na grande mídia. Hoje podemos afirmar que o skate é uma grande tendência no Brasil, com o skate e os skatistas brasileiros representando a 2a maior potência mundial do esporte.

Este conteúdo foi acessado em 11/01/2010 do site da Confederação Brasileira de Esportes Radicais. Todas as modificações posteriores são de responsabilidade do autor da matéria.
Recomendar esta página via e-mail: