Disciplina - Educação Física

Sequência de Aulas - Anabolizantes - Aula 3

3ª Aula

O professor organizará o espaço da sala de aula, deixando sua carteira de frente do quadro e posicionando à sua esquerda o Grupo de defesa contrário ao uso e à sua direita Grupo de defesa favorável ao uso.

O professor tomará a posição de juiz do “Júri Simulado”, apontando como réu no processo o uso de substâncias anabólicas, ora com prescrição, ora sem prescrição médica. O professor coordenará a prática, delimitando o tempo para cada grupo defender sua tese e contra-argumente.

A atividade acontecerá da seguinte maneira: 
1. O processo inicia-se com o lançamento do tema proposto pelo professor/juiz. (2 minutos)
2. O grupo de defesa contrário ao uso de anabolizantes apresenta sua tese. (8 minutos)
3. O grupo de defesa favorável ao uso de anabolizantes apresenta sua tese. (8 minutos)
4. Depois disso cada grupo defenderá seu ponto de vista na medida em que surjam réplicas e tréplicas. (6 a 8 minutos)
5. Por fim, cada grupo tem um tempo para suas considerações finais. (4 minutos)
6. O professor/juiz agrega os dois grupos e forma um único coletivo denominado júri popular. (2 minutos)
7. O júri popular, então, reúne-se para socializar seus apontamentos, feitos ao longo da atividade, e decreta o veredicto. (6 a 8 minutos)

Observação: O professor, como coordenador da atividade, também pode lançar perguntas que motivem o debate, evitando fornecer respostas ou apoiar alguma das posições.

O momento do júri popular representa o momento de catarse, pois essa sequência de aulas não se propõem a eleger o uso de anabolizantes como correto ou não. Essas aulas visam comparar o uso/abuso indiscriminado e o uso com indicação médica de anabolizantes. Sendo assim, os alunos estarão preparados para argumentar com embasamento teórico sobre essa questão atual e polêmica.
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