Disciplina - Educação Física

Tapembol

Esportes >> Tapembol

O Tapembol foi criado em 2007, na cidade de Caeté em Minas Gerais, pelo professor de Educação Física Marco Aurélio Cândido Rocha. O jogo tem como objetivo gerar inclusão social justamente por permitir que todas as pessoas, independente de privações físicas ou idade possam participar. O esporte surgiu por meio de experiências com os estudantes nas aulas de Educação Física do Colégio CEW PROMOVE, o Centro Educacional Washington de Paula e Silva. Os primeiros toques na bola aconteceram em uma roda de “Peruzinho”, conhecido em outras regiões como “Bobinho” (TAPEMBOL, 2017).

O Tapembol é disputado em quadra, com seis jogadores/as de cada lado, um goleiro, dois na defesa, um central, um apoio direito e um apoio esquerdo. São utilizadas as mãos para tocar a bola (mão aberta), dando um toque ou dois na bola, de forma alternada e sem segurar, com o objetivo de fazer o gol. O goleiro é o principal protetor da área e possibilita a conexão das jogadas. O Tapembol é praticado com uma bola própria de 53 cm de diâmetro e peso de 130 gramas para crianças e 160 gramas para adolescentes. Oficialmente a quadra de jogo é a mesma utilizada para o Futsal e o Handebol, ou seja, 40m de comprimento por 20m de largura (GLATER, 2013).

De acordo com Rocha (2016), a criação do esporte nasceu pela necessidade de praticar um jogo que pudesse explorar e desenvolver as capacidades físicas das pessoas, sem que elas tivessem que ter habilidades específicas, como é necessário em outros esportes e que envolvesse a participação de todos/as. As regras são fáceis de serem cumpridas e o jogo não exige habilidades muito refinadas para sua prática, desenvolvendo assim, as capacidades de reação, equilíbrio, movimento, orientação e ritmo (GLATER, 2013).

A logo do Tapembol traz o desenho de uma mão aberta e uma bola em movimento. A palavra “Tapembol” vem da expressão “tapa em bola”, “tapa na bola”. A cor amarela foi escolhida pela visibilidade da bola em quadra (TAPEMBOL, 2017).

Logo tapembol

O Tapembol trata-se de uma prática pedagógica inovadora nas aulas de Educação Física escolar, possibilitando a experimentação, a descoberta, o desenvolvimento da criatividade, da imaginação, da atenção, e da inclusão, além de propiciar o desenvolvimento dos aspectos afetivos, cognitivos, sociais e motores, tão importantes na fase escolar (TIBURCIO e BERNARDES, 2017).



REFERÊNCIAS

GLATER, R. Tapembol – Que jogo é esse? Disponível em: <http://www.tapembol.com.br/contents/index/47/Tapembol-que-jogo-esse>. Acesso em: 16 Jul 2017.

TAPEMBOL. Disponível em: https://tapembol.com.br/historia/. Acesso em: 17 Set 2018.

TIBÚRCIO, V. J.; BERNARDES, C. R. O Tapembol como Prática Pedagógica Inovadora da Educação Física Escolar. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ed. 08. Ano 02, Vol. 01. pp 134-148, Novembro de 2017.
Recomendar esta página via e-mail: