Disciplina - Educação Física

Samba de Roda no Recôncavo Baiano

imagem de uma roda de sambaO Samba de Roda baiano é uma expressão musical, coreográfica, poética e festiva das mais importantes e significativas da cultura brasileira. Presente em todo o estado da Bahia, ele é especialmente forte e mais conhecido na região do Recôncavo, na faixa de terra que se estende em torno da baía de Todos os Santos. Seus primeiros registros, já com esse nome e com muitas das características que ainda hoje o identificam, datam dos anos 1860.

O Samba de Roda pode ser realizado em associação com o calendário festivo - caso das festas da Boa Morte, em Cachoeira, em agosto, de São Cosme e Damião, em setembro, e de sambas ao final de rituais para caboclos em terreiros de candomblé. Mas ele pode também ser realizado em qualquer momento, como uma diversão coletiva, pelo prazer de sambar.

Historiadores da música popular consideram o Samba de Roda baiano como uma das fontes do samba carioca que, como se sabe, veio a tornar-se, no decorrer do século XX, um símbolo indiscutível de brasilidade. A narrativa de origem do samba carioca remete à imigração de negros baianos para o Rio de Janeiro ao final do século XIX, que teriam buscado reproduzir, nos bairros situados entre o canal do Mangue e o cais do porto, seu ambiente cultural de origem, onde a religião, a culinária, a s festas e o samba eram partes destacadas. Parece indiscutível que as famosas tias baianas - como tia Amélia, tia Perciliana e sobretudo tia Ciata - e seus filhos - como Donga e João da Baiana - tiveram papel de relevo na fase pioneira do Samba no Rio de Janeiro, sobretudo até meados dos anos 1920.

A proposta de Registro foi encaminhada ao Iphan pela Associação Cultural do Samba de Roda Dalva Damiana, pelo Grupo Cultural Filhos de Nagô e pela Associação de Pesquisa em Cultura Popular e Música Tradicional do Recôncavo.


Acesse o download Dossiê Iphan no link: "Samba de Roda do Recôncavo Baiano"
Este conteúdo foi acessado em 06/01/2010 no site do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Todas as modificações posteriores são de responsabilidade do autor da matéria.
Recomendar esta página via e-mail: