Disciplina - Educação Física

Futebol



A História do Futebol


Existem as mais variadas referências sobre a origem do futebol. Alguns historiadores dizem que o futebol apareceu dois mil e quinhentos anos antes de Cristo, inventado pelo imperador chinês Huang-ti. O chinês criou o jogo apenas para treinar seus soldados para as guerras, como uma forma de prepará-los em corpo e espírito para as batalhas.

A referência mais importante sobre as origens do futebol está na Idade Média, mais precisamente em Florença. Chamado de “gioco del calcio”, o futebol foi levado à Inglaterra, no século XVII, pelos partidários do rei Carlos. Eles se refugiaram na Itália e voltaram à Inglaterra, quando o monarca recuperou o trono, levando entre os costumes assimilados na Itália, a prática do “calcio”. Assim, o futebol chegou à Inglaterra e de lá foi exportado para o mundo.

Aos poucos o futebol foi incorporado aos esportes escolares por toda a Inglaterra. Naquela época o futebol adquiriu todas as regras da rígida educação inglesa. Em 1855 nasceu o primeiro time de futebol, o Sheffiel, e em 1885 o futebol tornou-se um esporte profissional.

Assim como os produtos fabricados pela indústria inglesa, o futebol também foi exportado para o resto do mundo. No Brasil, o futebol chegou em 1894, trazido por Charles Miller, paulista, nascido de pais ingleses e que, depois de alguns anos de estudos na Inglaterra, trouxe para o Brasil uma bola e a nova paixão.

No Rio de Janeiro, Oscar Fox fazia o mesmo. Ele e Miller organizaram clubes e partidas de futebol. Fox fundou o Fluminense em 1902. Nesta época, o futebol era um esporte tão apaixonante como agora, mas com regras bem diferentes. Até 1904, os jogadores eram proibidos de usar calções acima dos joelhos. A tradição mandava ainda que as camisas tivessem colarinho e mangas compridas. Jogava-se de gravata. A torcida era formada de senhoras da sociedade da época que compareciam de vestidos longos e se protegiam do sol com sombrinhas rendadas espantando o calor com leques de babados.

Com o passar do tempo o futebol evoluiu. Surgiram os estádios, os clubes, os campeonatos e, como não poderia deixar de ser, a torcida. Mas a verdade é que a chama de um século e meio atrás, e que hoje atrai milhões de pessoas, ainda é a mesma: onze homens em campo, uma bola e um único objetivo: o GOL.

Este conteúdo foi acessado em 16/02/2011 do sítio Howstuffworks. Todas as modificações posteriores são de responsabilidade do autor da matéria
 ícone para voltar o topo


O início no Brasil


CHARLES W. MILLER - Pode-se considerar que Charles Miller tenha sido "o pai" do futebol brasileiro. No ano de 1894, retornando de seus estudos na Inglaterra, trouxe na bagagem, a primeira bola de futebol a rolar nos campos brasileiros.

Charles Miller, na opinião de alguns, como João Saldanha, em seu livro "O Futebol" - Bloch Editores, Rio de Janeiro, 1971, pg. 46 -, teria sido maior do que o Rei Pelé. Não foi apenas um jogador de extrema habilidade, resultado de suas esperiências obtidas no selecionado de Hampshire, quando defendia as cores do Southamptom Football Club, mais do que isso, ele tinha o perfeito domínio das regras do futebol da época e apitava os jogos realizados, inicialmente, no São Paulo Athletic Club, clube que reunia altos funcionários ingleses da Companhia de Gás, do Banco de Londres e da São Paulo Railway.

Curiosidades do Esporte


Clube mais antigo do Mundo:
  • NOTTS COUNTY da Inglaterra, fundado em 1862 - atualmente disputando a 4ª Divisão Inglesa.

O Primeiro jogo Internacional da História do Futebol:

  • ESCÓCIA X INGLATERRA
Data: 30 de novembro de 1872
Local: Glasgow - Escócia
Arbitragem: Ms. Keay da Escócia
Placar final: Escócia 0 X 0 Inglaterra
Escalação: Escócia - Gardner, Ker, Taylor, Thompson, J. Smith, R. Smith, Leckie e Rhind, Mackinnon, Weir e Wotherspoon
Inglaterra - Barker, Greenhalph, Welch, Chappell e Maynard, Brockbank, Clegg e Kirkesmith, Ottaway, Chenery e Morice.
Público: 3.500 torcedores

O Primeiro jogo de futebol no Brasil:

  • FUNCIONÁRIOS DA COMPANHIA DE GÁS X CIA. FERROVIARIA SÃO PAULO RAILWAY
Data: 14 ou 15 de abril de 1895 (a data não é precisa)
Placar final: FUNCIONÁRIOS DA CIA. DE GÁS 2 X 4 CIA. FERROVIARIA SÃO PAULO RAILWAY
Ps: as duas equipes eram formadas por inglesas radicados em São Paulo
O Primeiro clube a disputar jogos no Brasil: 1895
SÃO PAULO ATHLETIC, fundado em 13 de maio de 1888, deixou o futebol em 1911. Existe ainda hoje apenas como Clube Social.

O Primeiro Campeonato Oficial de Futebol do Mundo:

  • Em 1863, CAMPEONATO DA GRÃ-BRETANHA
Participantes:
Campeão: Inglaterra
ícone para voltar o topo


Charles Miller - O pai da matéria


O primeiro brasileiro a dominar a nobre arte de controlar a bola e marcar gols era quase um inglês. Charles Miller nasceu no Brás, em São Paulo, descendente de ingleses e escoceses. Aos 9 anos seguiu para a Inglaterra com a finalidade de estudar. Lá, aprendeu - e bem - a jogar futebol. Nos jogos oficiais de seu colégio. Charles era um artilheiro implacável. Marcou 41 gols em 25 partidas. "Nosso melhor atacante. Drible maravilhosamente rápido e chute brilhante. Marca gols com grande eficiência", registrou na época o jornal da escola. Seu futebol chamou tanto a atenção que acabou convocado para jogar no time de Southampton, a seleção local. Sem falar da partida que disputou pelo Corinthians, famoso time amador inglês, o mesmo que mais tarde iria inspirar a fundação do Corinthians Paulista.

Quando desembarcou de volta ao Brasil em 1894, Charles Miller se surpreendeu ao descobrir que ninguém praticava o esporte bretão por aqui. Sorte que trouxera duas bolas, uma agulha, uma bomba de ar e dois uniformes. Começou então a catequizar seus companheiros de trabalho e de críquete - altos funcionários da Companhia de Gás, do Banco de Londres e Ferrovia São Paulo Railway, fundando o primeiro clube de futebol do Brasil, o São Paulo Athletic, clube que congregava os britânicos residentes em São Paulo.

O novo esporte vingou e, no primeiro campeonato disputado no Brasil ( o Paulista de 1902), lá estava Miller encabeçando a lista de artilheiros com 10 gols em nove jogos. O nosso homem-gol ainda jogou até 1910 pelo São Paulo Athletic Club. Depois atuou como árbitro e, finalmente, apenas como torcedor. Morreu em 1953, coberto de glórias por ter introduzido o futebol no país, mas sem ver o Brasil campeão do mundo.

Este conteúdo foi acessado em 08/01/2010 no site: futebolnarede.com. Todas as modificações posteriores são de responsabilidade do autor da matéria.

ícone voltar ao topo


Livro de Regras


capa do livro
REGRAS DO JOGO DE FUTEBOL 2010/2011
Autorizadas pelo International Football Association Board
Todos os direitos desta publicação são reservados.
Reprodução ou tradução completa ou parcial, somente com autorização
expressa da FIFA.
Publicação feita pela Confederação Brasileira de Futebol - CBF.





Para visualizar clique no link: Livro de Regras



Recursos Complementares


Infográfico - Futebol
Futebol, história, como se joga e sistema de disputas.
print do infográfico











Para visualizar acesse o link: Infográfico - Futebol
Recomendar esta página via e-mail: