Disciplina - Educação Física

Biblioteca do Professor - Educação Física

O Projeto da Biblioteca do Professor objetiva enriquecer o acervo já constituído das bibliotecas das unidades de ensino que integram a Rede Pública Estadual do Paraná.

O objetivo desta seção é divulgar os livros da Biblioteca do Professor.

Para ler as sinopses dos livros da Biblioteca 1, clique nos títulos abaixo.
Para ler as sinopses dos livros escolhidos para Biblioteca 2, clique aqui.

Biblioteca 1


TÍTULO: Metodologia do ensino da Educação Física
AUTOR: Coletivo de Autores
EDITORA: Cortez

Este livro reporta-se a questões teórico-metodológicas da Educação Física Escolar, tomando-a como matéria curricular que trata dos jogos, da ginástica, do esporte, enquanto elementos constitutivos, dentre outros, do seu conteúdo. Os autores, preocuparam-se, na sua elaboração, em apresentar elementos básicos para a configuração de uma teórica pedagógica da Educação Física materializada na sugestão de um programa específico para cada um dos graus de ensino, na seleção e sistematização do conhecimento por parte dos professores, de modo a auxiliá-los a pensar autonomamente.
ícone de voltar ao topoVoltar ao topo



TÍTULO: Imagens da educação no corpo
AUTOR: Carmem Lúcia Soares
EDITORA: Autores Associados

Por convenção os textos são impressos em caracteres escuros sobre fundo claro. Apesar de virem de regiões obscuras da sociedade dos homens, as palavras fixam-se no papel escuras em fundos claros, neutros, como se quisessem esquecer sua origem complexa, ambígua, perigosa, para exibirem-se como limpas, nítidas, claras. E assim se exige também às idéias que elas expõem. E também quando elas são faladas. E assim deve ser o orador, o cientista, o escritor acadêmico. Limpo, claro, nítido. E também a escola, a educação do corpo, a ginástica.

Certa vez, convencionou-se também que a arte verdadeira deveria ser suja, escura, obscura, como se ela não quisesse expor sua face solar, clara, positiva. E assim deveria ser o artista. Sujo, obscuro, problemático. E também a rua, o funâmbulo, o trabalhador das minas, o circo.

O exagero destas duas afirmações leva-nos a afirmar que deveríamos buscar uma opinião média. Não. Para que algo significativo seja revelado, as coisas devem ser misturadas, colocadas em tensão. Buscar sentidos na aproximação problemática de linguagens diferentes. Tradução. Traduzir de uma linguagem para outra para que algo de verdadeiro e inesperado surja ora do texto, ora da imagem e aí achar trechos da história que ficaram perdidos e obscurecidos pela história oficial. Tradução também da imaginação, do desejo e da história do pesquisador, dos trechos perdidos e obscurecidos pela sua história oficial. Como se uma pesquisa pudesse ser ao mesmo tempo uma história pessoal profundamente social.

ícone de voltar ao topoVoltar ao topo



TÍTULO: Transformação didático-pedagógica do esporte
AUTOR: Elenor Kunz
EDITORA: Unijuí

Uma resposta ao desafio de fazer do esporte objeto de aprendizagem sistemática e formal intencionada pela escola, uma linguagem complementar às demais e por elas complementada no inteiro sistema das relações em que se empenham corpos capazes da linguagem da ação e da ação da linguagem.
ícone de voltar ao topoVoltar ao topo



TÍTULO: Corpo e história
AUTOR: Carmem Lúcia Soares
EDITORA: Autores Associados

Os textos e imagens que compõem este livro revelam faces deste complexo e delicado território: o corpo. Desenhando traçados densos os textos e imagens aqui reunidos fazem surgir discursos do e sobre o corpo que tensionam, surpreendem, inquietam e exigem conexões entre saberes e práticas.
ícone de voltar ao topoVoltar ao topo



TÍTULO: Pesquisa em ação: Educação Física na escola
AUTOR: Valter Bracht
EDITORA: Unijuí

Esta obra é fruto do trabalho de pesquisa realizado pelo Lesef (Laboratório de Estudos em Educação Física) do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo nos últimos quatro anos. A análise faz perceber que muitos dos problemas vividos pela então incipiente “Educação Physica” ainda estão presentes no cotidiano das escolas. Além de delinear qualitativamente estes problemas, chama a atenção para a existência, na Educação Física escolar, de fissuras, espaços e graus de liberdade que, se potencializados, possibilitariam a superação de parte dessas dificuldades. Nº de páginas: 128
ícone de voltar ao topoVoltar ao topo



TÍTULO: Educação Física/ciências do esporte: intervenção e conhecimento
AUTOR: Silvana Vilodre Goellner
EDITORA: Autores Associados

Os textos aqui reunidos, em sua heterogeneidade de temas e de tendências teóricas, afirmam a complexidade, a singularidade e, sobretudo, o caráter interdisciplinar da pesquisa em Educação Física/Ciências do Esporte. Constituem e afirmam o lugar da diferença, da alteridade e assim, permitem que novos problemas objetivos e abordagens possam vir a ser considerados no âmbito de pesquisa, bem como na aplicação de seus resultados. Mais do que afirmar verdades perenes, o que aqui se apresenta é a provisoriedade do ato de conhecer, sua ininterrupta transformação.
ícone de voltar ao topoVoltar ao topo



TÍTULO: Lúdico, Educação e Educação Física
AUTOR: Nelson Carvalho Marcelino
EDITORA: Unijuí

As três características principais dos textos apresentados são: 1ª, que eles foram elaborados por profissionais de diferentes formações (terapeuta-ocupacional, professores de educação física, psicólogas, sociólogo, fisioterapeuta e educador), uma vez que a abordagem do lazer e a composição do grupo de pesquisa Lazer e Educação é multidisciplinar, caminhando em busca da interdisciplinaridade; 2ª, que eles procuram atender aos questionamentos primeiro no âmbito da educação, depois na educação física e, aí, com grupos especiais, modalidades e locais diferenciados de ação; 3ª, que todos os textos vêm da formação teórica, mas também da vivência técnica dos profissionais envolvidos.
ícone de voltar ao topoVoltar ao topo



TÍTULO: O corpo que fala dentro e fora da escola
AUTOR: Regina Leite Garcia
EDITORA: DP&A

O corpo sempre fala. É só observar e ver o que acontece a cada dia nas salas de aula, ou mesmo nos banheiros da escola, nos corredores, nos recreios, nas portas por onde entram e saem alunos e alunas. Na verdade, os corpos dão pistas nem sempre lidas por desatenção, falta de informação ou medo.
ícone de voltar ao topoVoltar ao topo



TÍTULO: Dança..., ensino, sentidos e possibilidades na escola
AUTOR: Débora Barreto
EDITORA: Autores Associados

“Escolher a dança foi para mim não ter escolha. Assim como acontece quando amamos alguém, ou quando nos apaixonamos subitamente por algo. Senti este encontro nascendo de um primeiro olhar que desencadeou uma escolha mútua, assim se deu o abraço e logo ocorreu este lançar-se intenso às mais diversas carícias. Dançar é expressar este querer, este constante apaixonar-se e admirar-se diante das essências das coisas, das pessoas e do mundo”
Débora Barreto
ícone de voltar ao topoVoltar ao topo



TÍTULO: Reinventando o esporte: possibilidades da prática pedagógica
AUTOR: Sávio Assis de Oliveira
EDITORA: Autores Associados

A presença do esporte na escola é uma história repleta de tenções e tensões. A sua predominância sobre outros conteúdos no interior da Educação Física é também o resultado de planos e intentos, dada a sua adequação ao projeto de formação de homens aptos à disputa, numa sociedade em que a alegria e a felicidade não estão disponíveis para todos. Essa predominância, porém, é tensa. Há um conjunto de críticas lançadas sobre o esporte, questionando desde a sua incompatibilidade com espaços e valores educativos, tomados de forma genérica, até a continuidade de sua existência em outra forma de organização social.

Este estudo participa desse jogo tenso e questiona: como o esporte – forma cultural que ritualiza elementos fundamentais da sociedade capitalista – pode participar de um projeto político-pedagógico emancipatório? Em busca das respostas, o autor lançou mão de uma pesquisa bibliográfica e de um estudo de caso envolvendo análise de documentos, observação de aulas e realização de entrevistas e seminários com professoras de uma escola pública, tomando como categoria analítica básica o par dialético realidade-possibilidade.

A possibilidade real, concreta e de essência de o esporte ser partícipe de um projeto emancipatório está, sobretudo, na sua ampla oferta, na sua prática como objeto de reflexão e na transformação de sua dinâmica, essencialmente competitiva e aparentemente lúdica, para uma outra, qualitativamente distinta, essencialmente lúdica e aparentemente competitiva.

Chancela CBCE (Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte).
ícone de voltar ao topoVoltar ao topo



TÍTULO: Entre a Educação Física na escola e a Educação Física da escola
AUTOR: Francisco Eduardo Caparroz
EDITORA: Autores Associados

Uma das grandes contribuições do livro de Caparroz situa-se na demonstração de que os discursos elaborados nos anos de 1980 não tiveram uma maior preocupação com o “chão da escola”, com seus movimentos internos, com os sujeitos concretos (professores e alunos) que davam vida à educação física — falavam de uma educação física que era gestada pela dinâmica macrossocial (capitalista) e se efetivava na escola. As vozes e ações que emanavam da educação física da escola não encontravam ressonância e não despertavam a atenção daqueles discursos. (...)
ícone de voltar ao topo
Voltar ao topo



Biblioteca do Professor 2

Serão comprados livros de todas as disciplinas do Ensino Fundamental e Médio, Educação, CELEM, Diversidade e Desafios Educacionais Contemporâneos, Educação Especial e Educação Infantil para complementar o acervo da Bibliteca do Professor do Estado do Paraná.

Todos os professores do estado votaram e escolheram os livros que agora farão parte, juntamente com os outros títulos já entregues em 2006, do acervo das bibliotecas das escolas públicas estaduais.

Títulos Escolhidos:

  • Das brigas aos Jogos com Regras: enfrentando a indisciplina na escola
  • Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação
  • Para Ensinar Educação Física: possibilidade de intervenção na escola
  • Currículo e Educação Física: Formação de professores e prática pedagógica nas escolas
  • Educação Física: ensino & mudanças
  • Dança na escola
  • Corpo, comunicação e cultura
  • Esporte, Educação, Estado e Sociedade
  • Lazer e educação
  • Educação Física & Ciência: cenas de um casamento (in)feliz
  • Didática da Educação Física I
  • Sociologia Crítica do Esporte: uma introdução
  • Corpo, ciência e mercado
  • Didática da Educação Física II
  • Políticas do corpo



  • TÍTULO: Das brigas aos Jogos com Regras: enfrentando a indisciplina na escola
    AUTOR: Jean-Claude Olivier
    Editora: ARTMED

    Uma proposta pedagógica para a resolução dos conflitos em sala de aula, em busca da superação da violência na escola e da qualificação das relações interpessoais. Experimentar o prazer do confronto autorizado e socializado, confrontar-se com o outro sem agredi-lo, descobrir o corpo a corpo, dominar-se na ação são situações apresentadas que colocam em jogo ações específicas de práticas de oposição, tornando as relações mais harmoniosas. Este livro é extremamente útil aos professores, já que traz resultados concretos no manejo da indisciplina, e apresenta exercícios de fácil realização, que não necessitam de nenhum material.
    ícone de voltar ao topoVoltar ao topo



    TÍTULO: Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação
    AUTOR: TIZUKO MORCHIDA KISHIMOTO
    EDITORA: Cortez

    Este livro é um coletânea de artigos, e mostra como o brincar surge ao longo da história da humanidade relacionado à criança e à educação.
    ícone de voltar ao topoVoltar ao topo



    TÍTULO: Para Ensinar Educação Física - Possibilidades de Intervenção na Escola
    AUTOR: Suraya Cristina Darido / Osmar Moreira de Souza Jr.
    EDITORA: Papirus

    Em boa parte das escolas, a educação física ainda se restringe a jogos de futebol, vôlei e basquete. Há professores que nem mesmo ensinam os fundamentos desses esportes, apenas oferecendo a bola aos alunos. Por conta disso, muitos estudantes não conseguem se identificar com as práticas esportivas, sentem-se excluídos por seus colegas e perdem o interesse pelas aulas dessa disciplina.

    Com essa preocupação como ponto de partida, Suraya e Osmar reuniram neste livro uma série de exemplos de como tratar os conteúdos de diversas formas de atividade física na escola. Assim, a obra traz leituras, curiosidades, propostas de vivências e de questões para discussão não somente relativas às modalidades mais tradicionais, como também a danças, ginásticas, lutas, jogos e brincadeiras, além de cuidados com a saúde, numa perspectiva que extrapola o “fazer por fazer”, contextualizando a prática esportiva.

    Um livro completo que certamente será muito útil para os profissionais da área, já formados ou em curso, interessados em desenvolver uma atuação bem-sucedida e estimulante, além de, assim contribuir para melhorar a qualidade do ensino de educação física no país, integrando o aluno no campo mais amplo que é a cultura corporal de movimento.
    ícone de voltar ao topoVoltar ao topo



    TÍTULO: Currículo e Educação Física: Formação de professores e prática pedagógica nas escolas
    AUTOR: Celi Zülke Taffarel (Org.)
    EDITORA: Unijuí

    O debate teórico, intenso e profícuo, presente neste livro, confronta teorias explicativas, o que será possível constatar nas posições dos autores expressas nos textos. Este confronto teórico é extremamente relevante, por um lado, quando se percebem tentativas visíveis nas universidades de escamotear posições e, por outro, com a tentativa de construção de consensos teóricos sem se admitir as divergências e sem o devido aprofundamento necessário. O livro evidencia que, para o desenvolvimento da Educação Física/Ciências do Esporte são imprescindíveis o diálogo científico nacional e internacional, a autonomia intelectual e científica dos professores e pesquisadores e a atitude crítica. Destacamos este aspecto porque criticamos a perda da autonomia e a neocolonização, também exercida no campo das relações científicas e pedagógicas. Na primeira parte do livro encontraremos propostas de formação de professores e, na segunda, experiências destes na rede pública de ensino e de universidades. Para o enfrentamento das táticas instituídas nos currículos da formação de professores e nas escolas públicas do ensino básico, visando ao seu enquadramento nas necessidades do capital, fazem-se necessários, por um lado, clareza no que diz respeito ao horizonte histórico -- a educação para além do capital -- e, por outro, um intenso e consistente trabalho teórico, sem os quais não conseguiremos elaborar as sínteses indispensáveis para uma educação emancipatória na formação de professores.
    ícone de voltar ao topoVoltar ao topo



    TÍTULO: Educação Física: ensino & mudanças
    AUTOR: Elenor Kunz
    EDITORA: Unijuí

    Esta obra articula exemplarmente a pesquisa interpretativa da práticas empíricas da educação física com a reflexão teórica à base dos conceitos do mundo vivido e de movimento humano, referidas às identidades culturais e às implicações políticas e sociais da atuação educativa.
    ícone de voltar ao topoVoltar ao topo



    TÍTULO: Dança na escola
    AUTOR: Erica Verderi
    EDITORA: SPRINT

    As atividades propostas provocam situações em que as crianças utilizarão seu corpo por inteiro, descobrindo através de experimentações e vivências ações que dele possam emergir. Para os profissionais, fica a mensagem de que a vida está diretamente ligada aos processos de transformação do conhecimento e da experimentação do corpo como um movimento humano consciente. A obra auxilia o profissional, transformando a dança numa forma de o educando vivenciar experiências de conhecimento, de definir e redefinir sua auto-organização e de melhorar sua qualidade de vida, contribuindo para momentos de prazer, espontaneidade, criatividade e formação integral.
    ícone de voltar ao topoVoltar ao topo



    TÍTULO: Corpo, comunicação e cultura
    AUTOR: Maurício Roberto da Silva (org.)
    EDITORA: Autores Associados

    A dança contemporânea é um setor em expansão na arte brasileira, com crescente reconhecimento em países europeus. Sua importância é destacada nesta obra, em que corpo e dança são estudados a partir do campo da comunicação. O livro ocupa-se de um tema pouco frequente no universo da teoria da comunicação ao tomar como objeto de estudo o(s) corpo(s) da dança contemporânea. Nesta pesquisa, a autora alia referencial teórico e trabalho de campo com companhias de dança cariocas dos anos de 1990, estabelecendo relações, mas preservando espaço para os ricos depoimentos dos artistas entrevistados. O tratamento transdisciplinar faz a obra interessante especialmente para profissionais, professores e estudantes do universo da comunicação, das artes cênicas (dança e teatro), da educação física e das áreas que se dedicam ao estudo do corpo na contemporaneidade.
    ícone de voltar ao topoVoltar ao topo



    TÍTULO: Esporte, Educação, Estado e Sociedade
    AUTOR: Maurício Roberto da Silva (org.)
    EDITORA: Argus

    Na obra os autores formulam instigantes críticas sobre as relações existentes entre o esporte, o Estado, a sociedade e as consequências societárias de práticas e políticas esportivas organizadas sob a hegemonia da ideologia neoliberal e suas consequências práticas na reestruturação do Estado brasileiro. O livro trás a recuperação da trajetória desta idéia-força, que aparece em documentos dos bancos internacionais de desenvolvimento e que é disseminada como se fosse uma verdade histórica inquestionável. Há também nos nos artigos descritos uma interessante busca em desmistificar palavras-força que, isolada ou articuladamente, têm servido para dar sustentação a discursos enganosos no interior do campo esportivo.
    ícone de voltar ao topo
    Voltar ao topo



    TÍTULO: Lazer e educação
    AUTOR: Nelson Carvalho Marcellino
    EDITORA: Papirus

    Uma reflexão filosófico-educacional sobre o lazer como elemento pedagógico de significação. Trata-se da incorporação do lazer na educação como movimento da vida, como provocação de estímulo em uma civilização para a qual o lazer tem apenas aspectos funcionais.
    ícone de voltar ao topoVoltar ao topo



    TÍTULO: Educação Física & Ciência: cenas de um casamento (in)feliz
    AUTOR: Valter Bracht
    EDITORA: Unijuí

    Por algum tempo, para que a Educação Física lograsse legitimidade como área do conhecimento e, ao mesmo tempo, superasse sua crise de identidade, recomendou-se o seu "casamento" com a ciência. Embora tivesse soado a marcha nupcial, para o bem ou para o mal, o "casamento" não se concretizou, pois também para a área da Educação Física a ciência deixara de ser um "partido" inquestio.
    ícone de voltar ao topoVoltar ao topo



    TÍTULO: Didática da Educação Física I
    AUTOR: Elenor Kunz
    EDITORA: Unijuí

    O surgimento de um maior número de publicações teóricas em Educação Física pode confundir profissionais desta área em seu fazer pedagógico na escola. Ao lado dos grandes projetos teóricos há a necessidade de pensar, também, "pequenas verdades". O profissional da Educação Física encontra aqui exemplos de como planejar e organizar seu ensino no cotidiano escolar, orientar e estimular a inevitável busca teórica para a fundamentação e legitimação de seu trabalho. Nessa coleção, o profissional de Educação Física encontra uma sequência de exemplos para o planejamento e organização da prática pedagógica, visando estimular a introdução de novas formas de educação para a crítica e a emancipação do(a) aluno(a). Dentre os principais conteúdos abordados, destacam-se o futebol, a dança, a capoeira, o atletismo, etc.
    ícone de voltar ao topoVoltar ao topo



    TÍTULO: Sociologia Crítica do Esporte: uma introdução
    AUTOR: Valter Bracht
    EDITORA: Unijuí

    Esta obra pretende atingir basicamente dois objetivos: apresentar uma síntese das principais críticas de cunho sócio-filosófico ao esporte e contribuir para o avanço da avaliação e do entendimento crítico das funções sociais e do significado humano do fenômeno esportivo. Busca oferecer uma alternativa para as disciplinas dos cursos de formação de profissionais de Educação Física incumbidas de desenvolver uma visão crítica do fenômeno esportivo.
    ícone de voltar ao topoVoltar ao topo



    TÍTULO: Corpo, ciência e mercado
    AUTOR: Ana Marcia Silva
    EDITORA: Autores Associados

    O cuidado com o corpo é considerado exigência da Modernidade, sendo ao mesmo tempo resultado e produto de uma série de elementos: o desenvolvimento da ciência e das tecnologias; a expansão do mercado de produtos e serviços para o corpo; a substituição da higiene pelo prazer; a identificação da personalidade com a aparência. O cuidado vem se transformando numa ditadura, pela qual o corpo deve corresponder à expectativa moderna: ser moldado arduamente e sem vestígios de naturalidade. O corpo, dessa forma, adquire um novo valor e constitui, juntamente com a ciência e o mercado, um novo arquétipo da felicidade. Por situar-se na interconexão entre a Cultura e a Natureza, o corpo representa um importante foco de reflexão para o renorteamento do eixo civilizatório, dada a existência de uma profunda crise mundial que atinge desde os âmbitos social e econômico, como o político e o ecológico, com implicações éticas e epistemológicas para o futuro da vida no planeta.
    ícone de voltar ao topoVoltar ao topo


    TÍTULO: Didática da Educação Física II
    AUTOR: Elenor Kunz
    EDITORA: Unijuí


    Nesta obra intitulada Didática da Educação Física 2, o profissional da Educação Física encontra uma sequência de exemplos para o planejamento e organização de seu ensino escolar, além de temáticas inovadoras para estimular a introdução de novas formas de educação para a crítica e a emancipação do(a) aluno(a). Tudo isso acompanhado de um amplo repertório de literatura para o aprofundamento teórico e ampliação das temáticas. Nessa coleção, o profissional de Educação Física encontra uma sequência de exemplos para o planejamento e organização da prática pedagógica, visando estimular a introdução de novas formas de educação para a crítica e a emancipação do(a) aluno(a). Dentre os principais conteúdos abordados, destacam-se o futebol, a dança, a capoeira, o atletismo, etc.
    ícone de voltar ao topoVoltar ao topo



    TÍTULO: Políticas do corpo
    AUTOR: SANTANNA, D. B.
    EDITORA: Estação Liberdade

    Instigante (e intrigante) confluência entre medicina, arte, antropologia e história, estes artigos mostram que a estética corporal é inseparável de um trabalho sobre o corpo que convoca saberes científicos e não científicos. Assistimos a uma pletórica disseminação de instrumentos fabricados para controlar os corpos; mas eles não cessam de escapar ao controle, permitindo (saudáveis...) zonas de descontrole e de risco. Como consequência, o corpo se transforma em processo, ou produção histórica, para onde sempre convergiram, e sempre convergirão técnicas, intervenções e culturas de todos os tipos, desde os coercitivos aparelhos de postura descritos por Georges Vigarello, até as obsessivas sessões de malhação nas academias de body-building de Los Angeles ou do Rio de Janeiro, passando pelo corpo-brazão revolucionário ou pelas formas longilíneas dos corpos incrustados nas lâmpadas art nouveau do artigo de Michelle Perrot. Verdadeiro processo do corpo, então, mas também campo privilegiado para observar e refletir sobre as mutações da sensibilidade individual e da percepção social, tecendo considerações sobre as filigranas da cultura de uma época ? ao mesmo tempo que inevitável radiografia de seu espírito. Quais, então, os limites impostos à grande aventura do corpo e dasmutações que lhe são impostas?
    ícone de voltar ao topoVoltar ao topo



    Recomendar esta página via e-mail: