Disciplina - Educação Física

Relato: Colégio Estadual Professor Brandão

Nome do Autor: Frederico José Venancio Mangrich
Coautor: Fábio Mucio Stinghen
Instituição: Colégio Estadual Professor Brandão
Município / Estado: Curitiba-PR
Conteúdo: Esportes Adaptados - Tênis de Campo
Série: 8ª série

Relato: o "Teniscol" ou Tênis de Campo Adaptado à Escola procura, dentro da cultura corporal do movimento, desenvolver uma possibilidade de esporte da escola, onde o processo criativo perpassa pelos alunos desde a confecção dos materiais de jogo até a adaptação das regras às suas condições.

Na década de 90, a disciplina de Educação Física para as turmas de 8a série do Colégio Estadual Professor Brandão seguia a linha tecnicista de trabalho pedagógico, primando pela eficiência e correção dos movimentos das diferentes modalidades esportivas previstas nas listagens rígidas de conteúdos estabelecida com a elaboração do Currículo Básico da Educação, que na prática enfraqueceu os pressupostos teórico-metodológicos do professor e limitou o seu trabalho.

Assim, eram melhores avaliados os alunos com desempenho próximo ao atlético nas modalidades que eram abordadas como conteúdo principal e inseridas no programa de Educação Física uma a cada bimestre do ano (handebol, voleibol, basquetebol e futsal), o que em longo prazo ocasionou uma série de problemas para a disciplina.

A partir do início das discussões para elaboração das DCE’s da educação pública do Paraná, foram criados os grupos de estudos de professores, que disponibilizou novos textos e artigos, possibilitando vislumbrar e discutir/trocar novas propostas para a Educação Física e mais precisamente para as oitavas séries do Colégio.
Assim, planejamos e estruturamos as aulas de Educação Física para as turmas de oitava série, implantando no currículo da disciplina e na cultura escolar a prática do tênis de campo adaptado, que tinha os seguintes objetivos:

  • Implantar a prática do tênis de campo adaptado, para o conhecimento da modalidade pelos alunos;
  • Relatar a história do tênis de campo e sua contextualização na sociedade;
  • Discutir as regras do esporte, para adaptá-las ao espaço disponível para a sua prática na escola;
  • Aplicar o tênis de escola nas turmas iniciais do ensino fundamental do colégio;
  • Desenvolver material para a prática da nova modalidade;
  • Organizar torneios de tênis de escola entre os alunos das turmas de oitava série e posteriormente para os demais alunos do colégio;
  • Avaliar a inclusão da nova modalidade esportiva no colégio e a participação de todos;
  • Selecionar as práticas bem sucedidas, para reutilização e validação das mesmas;
  • Avaliar a participação de todos os envolvidos.
Assim, desenvolvemos aulas teóricas, que foram expostos os conteúdos básiccos da modalidade (histórico, regras, torneios, material de jogo,etc.), além de aulas práticas nas quais os alunos se familiarizaram com o material de jogo já adaptado a realidade escolar, incluindo aí, raquetes de plástico, de frescobol, de tênis mesmo e até raquetes pré confeccionadas, em papelão duro. Como rede, desenvolvemos um material composto de fio de nylon e sacolas de supermercado cortadas em tiras; o mesmo fio estendido e amarrado em armações de carteiras desativadas, com sacos de lixo abertos, colocados sobre ele; a rede de volei fixada nos postes de sustentação ao nível do solo, imitando uma rede de tênis original.

Em aulas práticas e teóricas, foram desenvolvidas as regras do esporte adaptadas ao colégio e seus espaços disponíveis, sendo adotadas as que funcionaram bem e descartadas as que não funcionaram.

Os torneios foram entre os alunos de oitava série, das quatro turmas do turno da manhã do colégio, horário no qual foi desenvolvido o projeto (PDE), com grande sucesso. Foram realizadas partidas de duplas e de simples, com contagem até 10, sem vantagem, o que tornou o jogo mais dinâmico e proporcionou a participação de todos, durante os 50 minutos de aula, seja como jogador ou como árbitro. Foi um projeto de excelente resultado, tendo com isso incorporado o "Teniscol" à disciplina.

Imagens enviadas pelo professor
foto dos alunos jogando imagem de quatro bolas de tênis Imagem de uma raquete e duas bolas de tênis


Referências

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Dissertação (Mestrado em Educação Física). UNICAMP, Campinas, 1992.
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DIEM, L. Esporte Para Criança: uma abordagem pedagógica. Rio de Janeiro: Beta Ltda.e. 1, 1977.
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STUCCHI, S. Esporte e Lazer: Conceitos e Reflexões. Campinas: UNICAMP/FEF: GEEL,
2004.
STUCCHI, S. O Jogo de “Tênis de Campo” Como Uma Prática a Favor da Qualidade de
Vida no Campo do Esporte de Lazer. Campinas: UNICAMP, 2004.

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