Disciplina - Educação Física

Pa-Kua

Pa-kua é um conhecimento milenar que estuda as 8 mutações dentro de qualquer área do desenvolvimento humano.

Para o seu estudo, o discípulo pode optar por várias aplicações do conhecimento de acordo com as suas necessidades e interesses, são elas:

* Arte Marcial e Defesa Pessoal
* Armas de corte
* Reflexologia
* Cosmodinâmica (Tai Chi)
* Sintonia (Yoga Chinesa)
* Acrobacia
* Ritmo

Um pouco da história…

O Conhecimento Pa-Kua é um pilar fundamental no desenvolvimento de antigas culturas dentre elas a chinesa e o fundamento de muitas filosofías emergentes.

Uma dessas é a do yin yang, que dera lugar a religiões como o Taoismo.

O conceito do Yin Yang é fundamental na filosofia e na medicina chinesa.É o conceito de que todo o universo é relativo, conceito redescoberto anos mais tarde no ocidente por Albert Einstein

O Conceito de yin yang nos mostra também a natureza bipolar e cíclica do universo, conceito que hoje em dia é estudado dentro dos fenômenos elétricos, magnéticos e físicos em geral.

Dentro do Padrão de Pa-Kua encontramos também a representacão dos 5 elementos, nos quais se desenvolveu o estudo da medicina chinesa e do feng shui, que nos servem para estudar as relações entre o ser humano e o mundo que o rodeia, para saber como o afeta através de suas diversas manifestações (cores, climas, sabores, estacões, etc).

Nos conjuntos de 3 linhas que formam os trigramas encontramos representadas as três grandes organizações cósmicas, chamadas Céu Homem e Terra que se encontram em todo estudo do universo que pode realizar-se, para dar alguns exemplos:

* Ego, superego e alterego na psicologia Freudiana
* Próton, nêutron e elétron na formação atômica
* Membrana, citoplasma e núcleo na estrutura celular.
* E é assim em todas as outras situações da vida.

Na parte externa do padrão encontramos os trigramas que representam os 8 estados da mutação, o Pa Kua, representam também os 8 elementos básicos da natureza, os quais o ser humano pode utilizar nas diversas situações do dia-a-dia. O psicólogo Carl Jung baseou sua obra neste conhecimento para explicar o inconsciente coletivo.

Os Oito Estados de Mutação são a base da cultura chinesa. O I-Ching, o livro mais antigo da cultura chinesa, se baseou neste conhecimento

Esse estudo nos ajuda na compreensão das ações humanas, ajuda a compreender o passado e por consequência é um guia para nos prepararmos para o futuro.

Arte Marcial e Defesa Pessoal

Essa arte marcial consiste em um aprendizado psico-físico para aumentar a segurança, superando os medos que nos imobilizam em nossos projetos diários.

Desenvolvendo-se em um ambiente sadio, aprendendo junto com seus companheiros sem competição.

Benefícios


• Fortaleça sua segurança pessoal e sua auto-estima;
• Supere seus medos;
• Cultive a noção de responsabilidade e respeito pelo próximo;
• Conheças suas fortalezas e limites;
• Aumente sua concentração;
• Ganhe massa muscular;
• Desenvolva sua flexibilidade;
• Aprenda a coordenar e dominar seu corpo.

Como se pratica?

A partir de diferentes técnicas, entre elas: defesa pessoal, simulações de combate que são treinadas com golpes de punhos e pés, torções, alavancas, lances, aplicacão de pontos de dor, como os utilizados na acupuntura e técnicas de chão. Complementando com um trabalho físico de alongamento e fortalecimento do corpo buscando o progreso aula a aula.

Formacão Marcial para Crianças

O que é?

É a adaptação da prática de formação marcial feita para crianças a partir dos 4 anos. Utiliza brincadeiras como veículo de trasmissão de valores e noções educativas. Se trata de uma prática não competitiva em que o único desafío é a diversão, a integração da turma e as melhorias físicas.

Beneficios

• Desenvolvimento harmônico das habilidades emocionais e mootoras.
• Aumento da concentração .
• Domínio do corpo.
• Aumento da segurança pessoal.
• Integração com o grupo.
• Descarrega as emoções e a energia.
• Diversão saudável, cultivo de valores compreensivos e não violentos.
• Trabalho personalizado sobre medos e outros traumas infantis.

Como se pratica?

As aulas de Formação Marcial para crianças estão desenhadas para trasmitir os conteúdos da arte marcial defensiva através de brincadeiras em que participam todas as crianças. Se realiza uma preparação física aeróbica, de tonificação e de alongamento.

Este conteúdo foi acessado em 02/02/2010 do sítio da Liga Internacional de Pa-Kua. Todas as modificações posteriores são de responsabilidade do autor da matéria.
Recomendar esta página via e-mail: