Disciplina - Educação Física

Jogos Olímpicos de Inverno

Também organizadas pelo Comitê Olímpico Internacional a cada quatro anos, as Olimpíadas de Inverno reúnem esportes praticados sobre a neve ou o gelo.

Os Jogos de Inverno eram realizados, até 1992, no mesmo ano das Olimpíadas "tradicionais". A partir de 1994, no entanto, o COI passa a alternar as datas, para não dividir a atenção dos eventos.

As últimas edições das também chamadas Olimpíadas de Inverno foram realizadas em 2002, de 8 a 24 de Fevereiro, em Salt Lake City, nos Estados Unidos, e em 2006, de 10 a 25 de Fevereiro, em Turim, na Itália.

São disputadas um total de 15 modalidades:


BIATLO

Numa espécie de caminhada na neve sobre esquis, competidores percorrem distâncias que vão 7,5km a 20km e param de duas a quatro vezes, dependendo da prova, para atirar em alvos que ficam a 50m de distância. Para cada erro no tiro, a penalidade pode ser uma volta de 150m - nas provas de perseguição, de velocidade (classificatória para a perseguição) e de revezamento - ou o acréscimo de um minuto no tempo final do concorrente - nas provas individuais.

O biatlo surgiu na Noruega como um exercício de treinamento para soldados. O primeiro campeonato mundial foi realizado em 1957. Três anos mais tarde, a modalidade foi incluída no programa dos Jogos Olímpicos de Inverno.

PROVAS
  • 10km velocidade individual (masculino)
  • 10km perseguição individual (feminino)
  • 12,5km largada coletiva individual (feminino)
  • 12,5km perseguição individual (masculino)
  • 15km individual (feminino)
  • 15km largada coletiva individual (masculino)
  • 20km individual (masculino)
  • Revezamento 4 x 6km (feminino)
  • Revezamento 4 x 7,5km (masculino)
  • 7,5km velocidade individual (feminino)

BOBSLED

Equipes de quatro (masculino) ou dois (feminino ou masculino) atletas, descem dentro de um carrinho sobre lâminas (uma espécie de trenó) em uma pista de gelo com curvas e retas de 1.500m de extensão. O bobsled chega a atingir velocidades de cerca de 140km/h. Vence a equipe que completar o percurso no menor tempo.

A modalidade está nos Jogos Olímpicos de Inverno desde a sua primeira edição, em Chamonix, na França, em 1924, com exceção de 1960, quando não foi disputada por problemas de organização. A estréia ocorreu apenas com a prova para quatro homens e, em 1932, a prova de dois homens foi adicionada. As mulheres participaram da modalidade pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Salt Lake-2002.

PROVAS

  • Quarteto masculino
  • Dupla masculina
  • Dupla feminina

COMBINADO NÓRDICO

As marcas obtidas nos saltos determinam as posições de largada dos mesmos esquiadores numa corrida de cross-country de 15km ou 7,5km. O combinado nórdico integra o programa dos Jogos Olímpicos de Inverno desde a primeira edição, em Chamonix, França, em 1924. No ano seguinte, a Federação Internacional de Esqui (FIS) organizou o primeiro Campeonato Mundial de esqui nórdico na Tchecoslováquia. A modalidade começou a ser praticada no século XIX, na Noruega.

A prova por equipes segue a mesma lógica, com os quatro integrantes somando notas nos saltos para determinar a ordem de largada numa prova de revezamento 4x5km de cross country. Tanto individualmente quanto por equipes a modalidade é disputada somente pelos homens.

PROVAS
  • Individual (15km)
  • Velocidade (7,5km)
  • Equipes (revezamento 4x5km)

CURLING

Provavelmente a mais curiosa das modalidades de inverno, o Curling passou a integrar o programa olímpico somente nos Jogos de Nagano, em 1998, embora tenha aparecido como esporte de demonstração já na primeira edição da competição, em Chamonix- 1924. A Federação Internacional de Curling (WCF) foi fundada em 1966.

As equipes (no masculino e no feminino) são compostas por quatro pessoas. O objetivo: após jogar as oito pedras (de granito, parecidas com uma chaleira) de sua equipe, colocar pelo menos uma delas o mais próximo possível do alvo, chamado de tee . Depois de um dos jogadores lançar a pedra deslizando na pista de gelo, os outros integrantes da equipe "varrem" o trajeto a ser percorrido por ela, com o intuito de diminuir o atrito e facilitar sua aproximação do alvo.


ESQUI ESTILO LIVRE

A modalidade é conhecida desde 1930. Porém, o primeiro Campeonato Mundial foi disputado somente em 1986. O esqui estilo livre estreou em Jogos Olímpicos de Inverno em Albertville, na França, em 1992, com a prova de moguls. Nos Jogos de Lillehammer, na Noruega, em 1994, estreou também a prova de aerials.

Os moguls são sulcos formados na neve pelos esquiadores em mudanças de direção. Nessa prova, uma pista com inclinação íngreme é preparada com o objetivo de formar moguls. A descida deve ser feita no menor tempo possível, usando a técnica correta e fazendo duas manobras acrobáticas. Uma pontuação é conferida a cada atleta, de acordo com sua técnica, suas manobras aéreas e sua velocidade. Na prova de aerials, os atletas precisam executar dois saltos acrobáticos, pelos quais recebem notas, em um percurso com cinco a sete pequenas "rampas" de neve.

PROVAS
  • Aerials
  • Moguls

HÓQUEI SOBRE O GELO

Junto com a patinação artística no gelo, integrou o programa dos Jogos Olímpicos de Verão de Antuérpia-1920, fato decisivo para a realização da Semana Internacional dos Jogos de Inverno em 1924, em Chamonix, na França - mais tarde reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) como a primeira edição dos Jogos Olímpicos de Inverno. A Federação Internacional de Hóquei no Gelo foi fundada em 1908, em Paris.

No hóquei no gelo, duas equipes de seis jogadores (um goleiro, dois defensores e três atacantes) tentam marcar o maior número de gols. Os jogadores utilizam patins de gelo e um taco ( stick ) e devem acertar o disco, de 150 gramas , no gol do rival. A partida é dividida em três tempos de 20 minutos, com dois intervalos de 15 minutos. Em Turim, o torneio masculino reunirá 12 equipes e o feminino, oito.

PATINAÇÃO ARTÍSTICA

A patinação artística no gelo começou a se desenvolver na Inglaterra, no século XVIII. Na década de 1860, o americano Jackson Haines revolucionou o esporte ao introduzir música, coreografia e dança na patinação no gelo. I ntegrou o programa de duas edições dos Jogos Olímpicos de Verão - Londres-1908 e Antuérpia-1920. As provas podem ser individuais (masculino e feminino) e em par, o que inclui também a dança.

No Individual e no par, os atletas executam um programa curto (2min40s no máximo) e um programa longo (4min30s no máximo, para a exibição masculina e 4min no máximo, para a feminina). Na dança, o casal faz uma exibição obrigatória e outra seguindo ritmos pré-determinados, com duração de dois minutos e meio cada. A última exibição é livre, na qual o casal dispõe de quatro minutos.

PROVAS
  • Dança (pares)
  • Individual masculino
  • Individual feminino
  • Pares

PATINAÇÃO DE VELOCIDADE SOBRE O GELO

Há cerca de mil anos, ossos de animais ajudaram habitantes da região da Escandinávia e da Holanda a andar sobre a água congelada dos rios, um embrião do que viria a ser mais tarde a patinação no gelo. A modalidade integra o programa olímpico desde a primeira edição dos Jogos de Inverno, em Chamonix, França, em 1924. Fundada em 1892, a União Internacional de Patinação (ISU) é a mais antiga das Federações Internacionais de esportes de inverno.

Nas provas individuais, os atletas competem em pares em volta de uma pista de gelo no sentido anti-horário. Exceto nas provas de 500m (com duas baterias), os atletas competem uma só vez e quem tiver o melhor tempo vence. Nas provas de perseguição por equipe, dois times de três patinadores largam ao mesmo tempo de dois lados diferentes da pista.

PROVAS

  • 500m individual (masculino e feminino)
  • 1.000m individual (masculino e feminino)
  • 1.500m individual (masculino e feminino)
  • 3.000m individual (feminino)
  • 5.000m individual (masculino e feminino)
  • 10.000m individual (masculino)
  • Perseguição por equipe em seis voltas (feminino)
  • Perseguição por equipe em oito voltas (masculino)

ESQUI SALTOS

Os saltos de esqui são disputados desde a primeira edição dos Jogos de Inverno, em 1924. A Noruega organizou o primeiro campeonato dessa modalidade, em 1892. As provas são disputadas apenas por homens, em plataformas de 90m ou 120m.

Cada atleta executa dois saltos, que recebem notas de acordo com a distância atingida com o salto e o estilo do competidor. A maior soma das duas notas determina o vencedor. A prova por equipes é disputada apenas na plataforma de 120m por times de quatro atletas. Vence o time com a maior soma das notas.

PROVAS
  • Plataforma de 70m individual (masculino)
  • Plataforma de 90m individual (masculino)
  • Plataforma de 90m por equipe (masculino)

ESQUI ALPINO

O esqui alpino foi introduzido no programa olímpico em 1936, nos Jogos de Garmisch - Partenkirchen, na Alemanha, com duas provas para homens e mulheres. Com o cancelamento dos Jogos Olímpicos de 1940 e 1944, em virtude da Segunda Guerra Mundial, a modalidade voltou em Saint-Moritz Suíça , em 1948, com seis provas.

No esqui alpino, o atleta desce a montanha em alta velocidade com seus esquis sobre a neve e tem de desviar de obstáculos e correr contra o tempo. O espaço entre as passagens obrigatórias diferencia as provas. No downhill, elas estão mais distantes, permitindo atingir velocidades de mais de 120km/h, e vão ficando mais próximas no slalom supergigante, no slalom gigante e no slalom (também chamado de slalom especial), respectivamente. No combinado, vence o atleta que tiver a menor soma de tempo em uma descida de downhill e uma de slalom especial.

PROVAS

  • Downhill (masculino e feminino)
  • Slalom supergigante (masculino e feminino)
  • Slalom gigante (masculino e feminino)
  • Slalom (masculino e feminino)
  • Combinado (masculino e feminino)

ESQUI CROSS COUNTRY

Modalidade mais antiga do esqui (as primeiras competições aconteceram na metade do século XIX), esteve presente em todos os Jogos Olímpicos de Inverno e teve a participação feminina no esporte introduzida em 1952.

Dependendo da prova, os atletas devem usar uma das duas técnicas do cross country. No estilo clássico, o percurso tem que ser percorrido pelos competidores com os esquis em paralelo, sem desviar das duas faixas marcadas na neve. Já no estilo livre, semelhante ao usado pelos patinadores, os esquis podem ser empurrados para trás e lateralmente pelas duas pernas.

PROVAS
  • Velocidade individual estilo livre (masculino e feminino)
  • 7,5km + 7,5km perseguição individual estilo clássico e livre (feminino)
  • 15km + 15km perseguição individual estilo clássico e livre (masculino)
  • 10km largada com intervalos individual estilo clássico (feminino)
  • 15km largada com intervalos individual estilo clássico (masculino)
  • 30km largada coletiva individual estilo livre (feminino)
  • 50km largada coletiva individual estilo livre (masculino)
  • Velocidade por equipe estilo clássico (masculino e feminino)
  • Revezamento 4x5km estilo clássico e livre (feminino)
  • Revezamento 4x10km estilo clássico e livre (masculino)

PATINAÇÃO DE VELOCIDADE NO GELO, PISTA CURTA

Canadenses e americanos foram os pioneiros dessa modalidade, irmã da patinação de velocidade, no princípio do século XX. A patinação de velocidade no gelo em pista curta passou a integrar o programa olímpico em 1992, nos Jogos de Inverno de Albertville, na França. Nas provas individuais, dependendo da distância, o s atletas competem entre si em baterias eliminatórias de quatro a seis competidores em que os dois primeiros se classificam para a fase seguinte.

No revezamento, equipes de quatro atletas mais um reserva. Fica a cargo de cada equipe decidir quantas voltas seus integrantes vão percorrer, mas as duas últimas precisam ser completadas pelo mesmo integrante. Os competidores podem sair e voltar à pista e dificilmente um atleta percorre mais de uma volta e meia.

PROVAS

  • 500m (4,5 voltas) individual (masculino e feminino)
  • 1.000m (9 voltas) individual (masculino e feminino)
  • 1.500m (13,5 voltas) individual (masculino e feminino)
  • Revezamento 3.000m (27 voltas, feminino)
  • Revezamento 5.000m (45 voltas, masculino)

SKELETON

A modalidade foi incluída nos Jogos Olímpicos de Inverno de Chamonix-1924, e de Saint-Moritz-1948, mas acabou retirada do programa olímpico por número insuficiente de países praticantes. Em 1999, o Comitê Olímpico Internacional acatou o pedido de reinscrição do esporte feito pela Federação Internacional de Bobsled e Tobogã (FIBT). Assim, o skeleton reapareceu em Salt Lake City-2002 .
Na largada, o atleta corre 50 metros para ganhar a velocidade que vai impulsionar o seu trenó, no qual ele descerá de peito em uma pista de gelo com curvas e retas, controlando-o por intermédio de movimentos dos joelhos, tronco e cabeça. O trenó pode alcançar até 135km/h. Vence quem completar a pista no menor tempo.

PROVAS
  • Individual masculino
  • Individual feminino

LUGE

O luge fez sua estréia nos Jogos de Innsbruck (AUT), em 1964, com provas individuais para mulheres e homens e duplas masculinas. A primeira competição oficial aconteceu em 1883, em Davos, na Suíça, com a presença de 21 competidores de sete países.

No luge, o atleta guia o trenó (semelhante a um carrinho de rolimã), que pesa 23 quilos, com a combinação de movimentos das pernas e do tronco. Os competidores largam sentados, impulsionando o trenó com os braços. Após a largada, o piloto literalmente deita no trenó, que pode alcançar até 135km/h. O atleta que totalizar o menor tempo somado após quatro descidas é o vencedor.

PROVAS
  • Individual masculino
  • Individual feminino
  • Duplas mistas

SNOWBOARD

Divide-se em três provas: half pipe, boardercross e slalom gigante paralelo. A estréia do boardercross como prova olímpica acontece em Turim-2006. Q uatro competidores descem simultaneamente, por um percurso com curvas e saltos, primeiro individualmente, para obter o melhor tempo e, depois, em bateria de quatro competidores. O half pipe é inspirado em competições de skate, em que os atletas percorrem sobre a prancha uma pista que tem um formato da metade de um cilindro, executando manobras nas bordas e acompanhados por uma música. Cinco jurados conferem notas aos competidores.

Já o slalom gigante paralelo é a prova de descida em alta velocidade disputada por dois adversários, que largam lado a lado, em traçados idênticos paralelos. A popularidade alcançada pelo snowboard ao longo dos anos 80 e no início dos anos 90 levou o Comitê Olímpico Internacional a inscrever a modalidade no programa olímpico. O snowboard estreou em Jogos Olímpicos de Inverno em Nagano, Japão, em 1998.

PROVAS
  • Boardercross (masculino e feminino)
  • Half pipe (masculino e feminino)
  • Slalom gigante paralelo (masculino e feminino)
Fonte: Almanaque Abril 2005 e COB

Este conteúdo foi acessado em 10/02/2010 do sítio: Portal da Educação Física
Todas as modificações posteriores são de responsabilidade do autor da matéria.
Recomendar esta página via e-mail: