Disciplina - Educação Física

Críquete



Breve história do críquete


O cricket ou críquete tem origem numa forma rudimentar encontrada em relatos do século XII na Inglaterra. Existe evidência escrita para um esporte conhecido como o creag, que foi praticado pelo príncipe Eduardo, filho de Eduardo I, na Inglaterra por volta do ano 1300.

O jogo foi proibido pelo "Lord Protector" Oliver Cromwell em 1653, cujos os ideais puritanos entravam em confronto com as atividades recreacionais.

Mesmo depois que o governo puritano foi retirado do poder e uma monarquia anglicana foi restaurada, o cricket permaneceu ilegal até 1748.

Por volta de 1750, um clube de cricket foi estabelecido em Hambledon, Hampshire (sul da Inglaterra).

Em 1788, o clube de cricket de Marylebone traçou as primeiras regras do jogo para governar os campeonatos disputados entre as municipalidades inglesas.

Thomas Lord encenou seu primeiro jogo – Middlesex (com o dois jogadores de Berkshire e um de Kent) contra Essex (com os dois homens emprestados) - em 31 de maio de 1787. Assim o clube de cricket de Marylebone foi criado.

Dr. William Gilbert Grace (18 de Julho, 1848 – 23 de outubro, 1915) era um cricketer inglês que, por suas habilidades extraordinárias, tornou o cricket talvez o primeiro esporte espectador moderno, e que desenvolvesse a maioria das técnicas da batting moderna.

O cricket incorporou uma era memorável em 1961, quando as municipalidades inglesas modificaram as regras para fornecer uma forma variada do jogos que produzisse um resultado dinâmico: jogos com um número restrito de overs por equipe.

Isto ganhou popularidade e resultou no surgimento dos jogos internacionais de um dia(ODI), em 1971.
O Conselho Internacional de Cricket (ICC) adotou rapidamente o novo jogo e realizou a primeira copa do mundo de cricket ODI, em 1975.

ícone para voltar o topo

Críquete


Semelhante com o jogo "taco ou betes", que parece uma forma simplificada do jogo inglês. O princípio é o mesmo: o arremessador tem que derrubar a "casinha" ou wicket, e o rebatedor tem que bater a bola e correr até o outro wicket para marcar pontos, ou runs.

imagem de um taco de criquete Mas, enquanto o taco é jogado em duplas um time de cricket é formado por 11 jogadores: dois rebatedores, os batsmen, e onze fielders no campo tentando impedir que a equipe da vez (a que rebate) complete as runs, e tentando eliminar os rebatedores. Além de derrubar a casinha, o rebatedor pode ser eliminado se a bola for pega no ar; ou se a wicket for “quebrada” antes de os rebatedores chegarem a ela ao tentar marcar suas runs. A equipe da vez tem que marcar o maior número de runs possível, enquanto o outro time tenta eliminar dez rebatedores. Uma vez que todos esses rebatedores são eliminados, os times trocam de posição, passando a rebater o que estava arremessando e a arremessar o que estava rebatendo. O vencedor é o time com o maior número de runs ganha o jogo.

 ícone para voltar o topo


A bola

imagem de uma bola de críquete A bola usada para jogar é uma bola dura feita de cortiça e couro, um pouco maior que uma bola de tênis. Duas casinhas ficam a 20 metros uma da outra e o campo inteiro mede praticamente o mesmo que dois campos de futebol. Quando o rebatedor consegue bater a bola para fora dos limites do campo, ele marca quatro runs. Se a bola, não bater no chão, ele marca seis runs. Cada arremessador atira a bola seis vezes, um over, e aí outro arremessador atira da outra casinha. No Brasil, fazemos jogos de 25 a 40 overs para cada equipe, e estes jogos chegam a durar até seis horas. Os jogos internacionais, os test matches, duram seis dias, sendo seis horas por dia.

ícone para voltar o topo

O jogo

Dois times com onze jogadores, cada, disputam a partida. O campo é circular ou oval, delimitado por uma corda ou marcado por cal. No centro do círculo, fica o "pitch", a área onde os arremessos são praticados e que tem uma forma retangular.

As dimensões oficiais do "pitch" são 22 por 3 jardas, ou seja, algo próximo aos 20 m de comprimento por 2,5 m de largura (1 jarda = 0,9144 metros). Em cada cabeceira do "pitch" ficam os "wickets", uma palavra antiga que significa "portão" .

O "wicket" é formado por três varetas verticais ("stumps") e duas horizontais ("bails"). As duas varetas que ficam na horizontal repousam sobre aquelas que ficam na vertical. O "wicket" forma um retângulo, perpendicular ao "pitch".

No críquete, assim como no baseball, enquanto um time arremessa ("bowl"), o outro rebate ("bat"). O objetivo do arremessador ("bowler") é fazer a bola atingir o "wicket". O objetivo do rebatedor é impedir que a bola toque o "wicket" e, se possível, rebater a bola o mais longe possível.

Enquanto o time do arremessador vai atrás da bola, o rebatedor percorre o comprimento do "wicket" o maior número de vezes possível. Cada vez que ele chega ao "wicket" oposto, ele marca um ponto ("run").

Se o rebatedor rebater a bola para fora do campo sem que a bola quique dentro do campo, ele marca 6 pontos e não precisa correr. Se a bola for rebatida para fora do campo, mas sair depois de tocar qualquer parte do campo, o rebatedor marca 4 pontos, também sem precisar correr. Dois rebatedores ficam no "wicket", um em cada ponta. Quando a bola é rebatida, os dois têm que correr para marcar o ponto.

O objetivo do arremessador é queimar os rebatedores. Isso pode acontecer de várias formas:

1. Se a bola atingir o "wicket";

2. Se algum jogador do time que está arremessando agarrar a bola depois de ela ser rebatida e antes de tocar o chão;

3. Se a bola tocar o "wicket" enquanto o rebatedor está correndo tentando marcar pontos;

4. Se o rebatedor tocar a bola com qualquer parte do corpo e o árbitro julgar que a trajetória da bola passaria pelo "wicket".

Quando um rebatedor é queimado, ele é substituído por outro integrante do seu time. Quando 10 jogadores são substituídos dessa forma, apesar de cada time contar com 11 jogadores, os times trocam de função (quem estava rebatendo passa a arremessar e vice-versa). Todos os outros 9 jogadores do time que está rebatendo ficam fora do campo.

As partidas podem durar um ou mais "innings" (10 jogadores sendo queimados), de acordo com o campeonato. Vence o time que marcar mais pontos durante o número de "innings" determinado. Como o limite para uma partida não é de tempo, uma só partida de críquete pode levar dias.

O tamanho do campo pode variar, assumindo uma forma circular ou oval. A maioria das partidas oficiais é disputada em campos ovais de 137m de largura por 150 m de comprimento.

No centro do campo, fica o "pitch", onde se postam o arremessador e o rebatedor. Esse "pitch" tem 20 m de comprimento e 2,5 m de largura. Em cada extremidade do "pitch" fica um "wicket" de 71 cm de altura por 23 cm de largura. Cada "wicket" é formado por três varetas na vertical e duas na horizontal, que repousam sobre as varetas espetadas no chão.

A área do campo é marcada por giz, cal ou simplesmente por uma corda no chão. O regulamento do críquete não especifica de que material a bola tem que ser feita, mas as melhores bolas são feitas de cortiça recoberta de couro. A bola tem que ter entre 22,4 e 22,9 centímetros de circunferência e não pode pesar mais do que 163g ou menos do que 156g.

O taco de madeira, chato de um lado e côncavo do outro, só pode ter até 96,5 cm de comprimento e não pode ser mais largo do que 10,8 cm. Os jogadores se vestem com camisetas, calças compridas, bonés e tênis com travas.

Por tradição, toda a indumentária é branca ou creme. Alguns times já adotaram uniformes coloridos, mas a seleção inglesa ainda joga de branco. Os rebatedores se protegem com capacetes, luvas e caneleiras acolchoadas.

ícone para voltar o topo

Críquete no Brasil

Há mais de cem anos, os trabalhadores da Ferrovia “British railway” que trabalhavam na construção de Ferrovias nas regiões sul e norte do Brasil, introduziram o cricket no país. Ele se tornou um esporte popular entre as crianças brasileiras que desenvolveram uma versão simplificada, chamada de “bete” ou “taco”, que continua sendo um esporte popular entre a juventude atual e que é praticado nas ruas e praias.

O Cricket teve início há cerca de 200 anos na América do Sul, ele é praticado em quase todos os países do continente. No final dos anos 1800 e início dos anos 1900 clubes desportivos britânicos estabeleceram-se por quase todas as principais cidades do Brasil e também nas minas de propriedade britânica situadas no estado de Minas Gerais.

O Rio Cricket and Football Club - RCAA, no Rio de Janeiro, foi fundado em 1872, e o Clube Atlético de São Paulo – SPAC surgiu em 1888. Clubes de futebol que começaram com clubes de cricket:
  • Fluminense
  • Vitória
  • Paysandu
 ícone para voltar o topo

Vocabulário

Pitch: superfície rígida localizada no centro do campo de críquete.

Bowler: lançador ou Arremessador. Indivíduo que corre até o pitch e lança a bola para o rebatedor.

Batsman:
rebatedor. Indivíduo que rebate a bola com o taco.

Wickets: conjunto de 3 varas ou bastões fincados no solo em cada lado do pitch.

1 Ball: quando o lançador corre e lança a bola para o rebatedor.

No Ball: quando o lançador pisa na crease (linha de onde se lança a bola e que delimita o pitch) ou quando a bola é lançada a uma altura acima dos ombros do rebatedor.

Wide:
quando o lançador arremessa uma no ball ou wide, o time rebatedor recebe 1 ponto (run) e a bola deve ser lançada novamente.

Run: Ponto. Quando os 2 rebatedores correm para lados opostos aos que estavam no pitch. Geralmente um dos rebatedores rebate a bola

Boundary: Linha. A borda ou limite do campo

Scoring a boundary: Quando um rebatedor manda a bola para fora da linha ou limite do campo (boundary)

Queimar no Wicket
  • Quando o lançador atira a bola e atinge as varas de madeira.
  • Quando o rebatedor atinge a bola e outro jogador a intercepta antes que toque o chão.
  • Quando o rebatedor faz um run e não ultrapassa a crease antes que alguém atinja os wickets com a bola.
  • Quando a bola atinge a perna do rebatedor e teria atingido os wickets se não tivesse batido nas pernas do rebatedor.
4 runs: Quando o rebatedor manda a bola para além do limite do campo (boundary) e a bola toca no campo de jogo antes de ultrapassar seu limite

6 runs: Quando o rebatedor manda a bola para além do limite do campo (boundary) e a bola não toca no campo de jogo antes de ultrapassar seu limite

Partida de um dia: Cada equipe fica na defesa de 50 overse lança 50 overs. Nos 50 overs, a equipe batedora (que maneja as pás/tacos) deve tentar fazer o máximo deruns. A equipe lançadora deve tentar evitar que a equipe batedora faça runse tentar derrubar o máximo de wickets. Se a equipe batedora perde 10 wickets, ela não pode mais rebater mesmo que ainda restem alguns overs. O time que marca mais runs durante os 50 oversvence.

Partida de 5 dias: Cada equipe pode rebater duas vezes (até perderem 10 wickets).Todos os dia, 90 overs devem ser lançados, totalizando 450 overs. A equipe que terminar com mais runs vence, mas o time vencedor necessita ter todos oswickets do adversário no intervalo de 5 dias, caso contrário a partida fica indefinida ou anulada.

Texto de: www.londresonline.com/esportes/criquete.html

 ícone para voltar o topo

Mudanças mais recentes

O cricket incorporou uma era memorável em 1961, quando as municipalidades inglesas modificaram as regras para fornecer uma forma variada do jogos que produzisse um resultado dinâmico: jogos com um número restrito de overs por equipe.

Isto ganhou popularidade e resultou no surgimento dos jogos internacionais de um dia (ODI), em 1971.

O Conselho Internacional de Cricket (ICC) adotou rapidamente o novo jogo e realizou a primeira copa do mundo de cricket ODI, em 1975.


Este conteúdo foi acessado em 12/05/2010 do sítio: Cricket Brasil. Todas as modificações posteriores são de responsabilidade do autor da matéria.

 ícone para voltar o topo
Recomendar esta página via e-mail: