Disciplina - Educação Física

Vôlei de Praia

História do Vôlei de praia

imagem de duas atletasO vôlei de praia tem uma tradição que remonta aos anos 30, quando foram disputados os primeiros torneios amadores do Brasil em Copacabana e Ipanema. Durante décadas, o vôlei de praia foi visto apenas como uma distração de final de semana, praticado por milhares de pessoas em toda a orla marítima, principalmente no Rio de Janeiro.

Em 1986, grandes nomes internacionais da praia foram reunidos pela primeira vez, para o Hollywood Volley, em Copacabana, no Rio e em Santos, São Paulo. A partir desta competição, o vôlei de praia começou a conquistar espaços na mídia e no coração dos torcedores.

Depois do sucesso do Hollywood Volley, o esporte foi oficializado pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB) e realizado o primeiro campeonato mundial, na praia de Ipanema, em 1987. Mais uma vez foi um sucesso retundante e, em 1989, a FIVB instituiu o Circuito Mundial Masculino - World Champion Series. Nos primeiros quatro anos, o domínio foi dos americanos mas, aos poucos, os brasileiros foram dominando e hoje são absolutos no circuito.

Em 1992, foram realizadas as primeiras competições femininas e em 1994, o primeiro circuito mundial para as mulheres. O Brasil passou a sediar uma das etapas do circuito feminino e uma do masculino, sempre no Rio de Janeiro. Nos últimos três anos, duas etapas de cada uma das categorias são disputadas no país - o feminino tem uma em Salvador e o masculino em Fortaleza.

Nas olimpíadas de 1992, em Barcelona, o vôlei de praia apareceu como esporte de exibição. Em 1993, o presidente do Comitê Olímpico Internacional, o espanhol Juan Antonio Samaranch, assistiu à etapa carioca do circuito mundial e deu o seu aval para a entrada do vôlei de praia no rol de esportes olímpicos.

A Olimpíada de Atlanta marcou a estreia do esporte na competição (com a disputa de medalhas valendo para o quadro geral do evento) e o Brasil teve o domínio absoluto no feminino, conquistando as medalhas de ouro, com Jacqueline e Sandra e de prata, com Monica e Adriana. No masculino, nossas duplas não foram bem. Zé Marco e Emanuel dividiram o nono lugar com os cearenses Franco e Roberto Lopes.

Nas Olimpíadas de Sydney em 2000, o esporte obteve um excelente resultado, obtendo 1/3 de todas as medalhas obtidas pelo Brasil nos Jogos.

Em 2003, o Brasil sediou o Campeonato Mundial de Vôlei de Praia, que foi disputado na cidade do Rio de Janeiro no mês de outubro (2003).

Este conteúdo foi acessado em 05/08/2010 do site: Confederação Brasileira de Voleibol. Todas as modificações posteriores são de responsabilidade do autor da matéria.

Regras do Vôlei de praia

O vôlei de praia olímpico é disputado por duplas, posicionadas uma de cada lado da quadra e separadas por uma rede. O principal objetivo do jogo é fazer com que a bola toque o solo adversário, mas, para que o ponto seja válido, a bola deve passar entre as duas antenas posicionadas nas extremidades da rede.

A partida não possui tempo determinado e ganha quem vencer dois sets, sendo que cada set acaba quando uma das duplas marca 21 pontos. No entanto, a vantagem sobre o adversário deve ser de, no mínimo, dois pontos. Caso contrário, a partida continua até que alguma dupla consiga tal vantagem.

O jogo começa com um saque. Então, a equipe que recebe a bola pode dar até três toques para passá-la à quadra adversária, contudo, o mesmo atleta não pode tocar duas vezes seguidas na bola.

Em caso de empate em sets por 1 a 1, o jogo é decidido no tie-break. O tie-break é um set mais curto, com duração de 15 pontos, que serve como desempate para decidir o vencedor da partida, já que não há empates no vôlei de praia.

Regras na íntegra: Clique aqui

Este conteúdo foi acessado em 06/06/2011 do site HowStuffWorks. Todas as modificações posteriores são de responsabilidade do autor da matéria.
Recomendar esta página via e-mail: