Disciplina - Educação Física

Patins Inline

Um pouco de história

No Brasil, o Aggressive Inline (roller inline ou patins inline) surgiu em 1993. Os pioneiros de sucesso no esporte foram Fabíola da Silva, Fabiano Kenji, entre outros. Nessa época, começaram a ser realizadas muitas competições amistosas, em nível amador. A oficialização da Patinação como modalidade esportiva deu-se em 1999.

Diz a história que o patins inline foi inventado na década de 80 nos Estados Unidos, por dois irmãos que jogavam hóquei no gelo e que, patenteando o equipamento, ficaram milionários, fundando a empresa RollerBlade.

O aggressive inline deu seu primeiro grande passo com a produção de um filme de longa duração: Dare to Air, um filme feito para os caras que estavam iniciando neste esporte. Dare to Air foi feito com um orçamento baixo, uma produção praticamente caseira, que conseguiu passar a idéia de como seria o esporte, mostrando todas as habilidades de manobras com graus de dificuldade bem elevados para a época.

A partir daí o esporte nunca nunca mais parou de crescer.
O ano de 1996 marcou época para o Inline. Campeonatos como: ASA, Niss, Extreme Games, Imyta e muitos outros passaram a ser realizados por toda a parte. Um grande destaque deve ser dado aos australianos, que captaram a essência do Inline e obtiveram um enorme desenvolvimento em muito pouco tempo.

Algum tempo se passou até que alguns atletas do Rio de Janeiro criaram um página chamado "CPI-MAG", que hoje é o principal canal de contato com os patinadores de street do Brasil. Além da CPI (sul sudeste), há a Bizine que atua no Brasil, principalmente no Norte e Nordeste, dirigida também por atletas que organizam o intercâmbio do esporte no Brasil.

Ao mesmo tempo, surgia também uma loja que vendia patins de street de qualidade média, a preços acessíveis, a Traxart.

Hoje são mais de 2.000 atletas (estimativa, já que não existe atualmente uma federação ou associação) espalhados pelo Brasil, divididos nas categorias Profissional, Amador, Iniciante e feminino, participantes de 20 campeonatos por ano, com premiação, patrocinadores, e atletas patrocinados.

Este conteúdo foi acessado em 06/08/2010 do sítio: Confederação Brasileira de Esportes Radicais
Todas as modificações posteriores são de responsabilidade do autor da matéria.
Recomendar esta página via e-mail: