Disciplina - Educação Física

Futebol Americano

Entenda a dinâmica do Futebol Americano

Por Gabriel Miranda - Redação Saúde Plena

O futebol praticado por aqui, conhecido como “soccer”, não é um esporte tão popular nos Estados Unidos. Lá, o futebol deles é bem diferente, o “football”, que chamamos de futebol americano. Inicialmente, pode-se afirmar que o futebol americano é uma variação de outra modalidade: o rugby.

Conta-se que o futebol americano surgiu durante uma partida entre a universidade de Harvard e a universidade de Yale, em meados do século XIX. O problema é que os times jogavam de modo diferente: enquanto um jogava com as regras do rugby, o outro jogava com estilo próximo ao futebol europeu. Pretendendo um acordo, Yale assimilou as regras do rugby, e Harvard, o modo de correr com a bola. A primeira organização desse esporte foi a Intercollegiate Football Association, composta pelas universidades de Harvard, Yale, Columbia e Princeton, e que essa instituição optou por adotar as regras do rugby, mas com diferenciação na contagem de pontos.

Uma curiosidade histórica sobre esse esporte é o fato de que no final do século XIX havia alguns tipos de formações entrecruzadas em campo que chegaram a provocar mortes. Dizem que, em 1905, ocorreram dezoito mortes em partidas. Foi apenas em 1910 que esse tipo de formação foi realmente proibido.

O jogo é disputado em um campo, que pode ser com grama natural ou artificial, com a metragem de 91,44 metros de comprimento por 48,76 metros de largura. A divisão do campo se dá em jardas (unidade de comprimento bastante utilizada nos EUA e na Inglaterra que equivale a 0,914 metros): são 20 zonas de cinco jardas cada uma. A área de proximidade do gol é chamada de endzone e mede 10 jardas em cada lado do campo.

O local da marcação de pontos é em formato de Y, segurado por uma barra a três metros do solo. As traves têm uma distância entre si de 5,63 metros. A bola utilizada é feita do mesmo tipo de couro utilizado na bola de basquetebol. Seu peso varia de 200 a 400 gramas e mede 30 centímetros de comprimento por 18 de largura.

As regras do futebol americano são bastante diferentes para nós. O jogo é dividido em quatro tempos (quartos) de 15 minutos. Disputam a partida dois times com 11 jogadores cada um, de modo que apenas um jogador tem a função do ataque e todos os outros jogam defendendo.

A partida se inicia quando um dos times chuta a bola em direção ao campo adversário, da linha de 35 jardas. Dez jardas devem ser percorridas antes que qualquer jogador toque na bola. Uma regra básica é a que, sempre que uma equipe pontua, é ela quem dá o novo chute para reinicio da partida. Com a bola em jogo, somente o jogador com a bola é que pode ser derrubado. No entanto, aos jogadores da defesa, é permitido segurar os do ataque. O contrário não é permitido: jogadores do ataque não podem segurar os da defesa.

O avanço do time em direção ao campo adversário é feito a partir de quatro chances de jogada. Quando isso é conseguido pelo time, ele ganha mais quatro oportunidades para chegar à zona final adversária e marcar um touchdown.

Por último, vale a pena lembrar que a pontuação não é única. O que significa dizer que existem cinco chances diferentes de um time pontuar, e o modo pelo qual ele consegue atingir o seu objetivo influencia na quantidade de pontos que o time acumula:

a) O touchdown equivale a seis pontos e ocorre quando um jogador chega à linha final com a bola em mãos ou encosta a bola nessa linha;

b) O extrapoint acontece após o touchdown ou quando o jogador chuta a bola entre as traves, o que vale um ponto, ou tentando fazer um novo touchdown, valendo dois pontos;

c) O drop-kick
vale três pontos e ocorre quando a bola é chutada, no meio do jogo, para entre as traves;

d) se o ataque não conseguir atingir as dez jardas em três chances, e se a zona final não estiver distante, o ataque pode escolher chutar por entre as traves. Este lance caracteriza o field goal e também vale três pontos;

e) o último modo de marcar é com o erro do adversário: quando o atacante, com a posse da bola, é derrubado atrás da linha do gol, o que dá dois pontos para o opositor.

Este conteúdo foi acessado em 12/11/2010 no sítio Saúde Plena. Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.
ícone para voltar ao topo

Futebol Americano - O jogo

O jogo consiste de uma série de jogadas de curta duração. São permitidas substituições entre as jogadas, o que abre as portas a bastante especialização, uma vez que os treinadores põem em campo os jogadores que pensam servir melhor para a situação específica seguinte. O jogo é muito tático e estratégico. Com 22 jogadores dentro de campo ao mesmo tempo (11 por equipe), cada um com uma tarefa atribuída para a jogada seguinte, as estratégias são complexas.

A partida tem a duração de 60 minutos, e dividida em duas metades separadas por um intervalo. Cada metade consiste de dois quartos com a duração de 15 minutos. As equipes mudam de campo no fim do primeiro e do terceiro quartos. As prorrogações obedecem ao método de morte súbita, o que significa que a equipe que pontuar primeiro, seja de que forma for, ganha.

Um chute inicial (kickoff) é uma jogada especial usada para iniciar cada meio jogo, e também para reiniciar o jogo depois de cada field goal ou de um touchdown. O chutador da equipe chuta a bola, geralmente desde a sua linha de 30 jardas, embora um chute inicial possa ocorrer de outras zonas do campo devido a uma penalidade na jogada anterior.

A bola deve ser chutada a partir do chão, e deve viajar pelo menos 10 jardas. A partir do momento em que a bola tenha viajado 10 jardas para o campo adversário ou tenha sido tocada pelo time que retornará o kickoff, pode ser recolhida por qualquer uma das equipes. Em geral, a bola é simplesmente chutada com força para o campo adversário, mas por vezes uma equipe tenta recuperar o seu próprio pontapé, numa jogada que é conhecida como onside kick.

Objetivo:

O objetivo do jogo é somar mais pontos. A principal jogada é entrar na área ao fundo do campo adversário com a posse da bola (touchdown), ganhando 6 pontos e direito a um chute livre (mais 1 ponto extra), ou mesmo 2 pontos extras, se os jogadores tentarem um passe ou uma corrida ou invés do chute.

Sistema de pontuação:

* Touchdown (6 pontos): é conquistado quando um jogador tem a posse legal da bola dentro da zona de finalização (endzone) do adversário. Conquistar um touchdown é o principal objetivo da equipe que ataca. Um ou dois pontos extras podem ser obtidos depois de um touchdown. Fica a decisão da equipe que ataca marcar um ponto extra ou uma conversão de 2 pontos.

* Um “gol de campo” (Field Goal), que vale 3 pontos, é conquistado colocando a bola no chão e a acertando entre as traves verticais amarelas. É comumente utilizado em situações de quarto down ou no final de uma partida para conseguir a vitória.

* Um “safety”, com o valor de 2 pontos, é obtida quando um jogador é derrubado ou sai pelo fundo da sua própria endzone.

O campo de batalha:

O campo de jogo é um retângulo com 120 jardas (109,73 m) de comprimento e 53 ⅓ jardas (48,76 m) de largura, delimitado por linhas laterais ao longo do comprimento, e linhas finais ao longo da largura.

Existe uma linha de gol a 10 jardas de cada uma das linhas finais e paralela a ambas. As duas linhas de gol estão, portanto separadas por 100 jardas.

Dentro do campo há marcadores adicionais: os marcadores de jarda e as linhas de restrição (inbound lines ou hash marks), a cada jarda ao longo de todo o comprimento do campo. A cada 5 jardas, os marcadores de jarda estendem-se a toda a largura do campo, e a cada 10 jardas são marcados por números que indicam a distância, em jardas, até à linha de gol mais próxima.

Ao centro de cada linha final situa-se um conjunto de traves, que têm dois postes longos que se estendem por cima de uma barra horizontal em forma de Y. A distância entre os postes é de 18 ½ pés (5,64 m), e o topo da barra está a 10 pés (3,05 m) de altura.


Disponível no site da Associação de Futebol Americano do Brasil: http://afabonline.com.br/new/modalidades/futebol-americano/

Ataque, Defesa e Equipes Especiais


Uma escalação da NFL não permite mais de 53 jogadores em uma equipe. São permitidos apenas 11 jogadores por equipe de cada vez em campo. Para entender uma escalação da NFL, é preciso identificar as três equipes dentro de um time: o ataque, a defesa e os times especiais. Cada um desses três grupos tem posições e habilidades específicas. Vamos ver cada uma delas.

Ataque

O ataque da equipe é responsável por passar a bola à frente, em direção à zona final do adversário. Para fazer isso, o atacante joga a bola para outro jogador ou segura a bola e corre para a frente. Aqui estão as posições básicas do ataque.

  • Quarterback (QB). Joga a bola para os receptores ou passa a bola para os running backs (RB). O quarterback também é o "cérebro do time" porque ele é o líder em campo.
  • Linha de ataque. Estes jogadores fornecem o bloqueio para os quarterbacks e running backs. Conheça as posições individuais dos homens da linha de ataque:
  • Center (C). O center fica no meio da linha. Sua função é passar a bola por baixo de suas pernas para o quarterback.
  • Guards (LG/RG). Estes dois jogadores atuam no meio de campo.
  • Tackles (LT/RT). Os tackles ficam posicionados do lado de fora de cada guarda. Cada equipe tem dois tackles.
  • Receivers. Os receptores correm pelo campo e pegam as bolas arremessadas pelo quarterback. Os receptores podem ser wide receivers (WR) ou tight ends (LTE/RTE), dependendo de suas posições no campo.
  • Running backs. Jogadores que recebem a bola do quarterback e partem para a corrida em direção à zona final. Dependendo da formação (organização) dos jogadores do ataque, um running back deve ser chamado de tailback (TB), halfback (HB) ou fullback (FB).
Defesa

Quando uma equipe não tem a posse de bola, ela se defende e usa vários métodos para evitar que o ataque da outra equipe marque. Os jogadores devem bloquear o atacante que está com a bola e impedir que o ataque avance. A defesa também tenta tirar a bola do ataque.

Agora conheceremos as posições básicas da defesa.
  • Linha de defesa. Os homens da defesa pressionam o quarterback tentando bloqueá-lo antes que ele lance a bola. Eles também tentam impedir os running backs. Esses são os típicos homens da defesa. Conheça as posições individuais dos homens da linha de defesa:
  • Ends (LE/RE). Os homens da linha defensiva ficam do lado de fora da linha e tentam avançar nos tackles de ataque.
  • Nose tackle (NT). Os nose tackle ficam ao lado da bola.
  • Tackle (LDT/RDT). Os tackle atravessam um guarda e tentam cortar a linha de ataque.
  • Linebackers. Quando há três atacantes, um é o linebacker intermediário (MLB) e dois são os linebackers externos (OLB). Quando há quatro atacantes, dois são linebackers internos (ILB) e dois externos. Sua função é afastar os atacantes, conter os corredores e cobrir os receptores em algumas jogadas.
  • Cornerbacks (CB). Os cornerbacks evitam que os wide receivers peguem a bola interrompendo os passes do quarterback.
  • Safeties. Eles jogam atrás da defesa para evitar um passe longo ou uma corrida. Um strong safety (SS) fica em linha na lateral do campo onde há mais atacantes. O free safety (FS) joga em uma posição centralizada, no fundo.
Equipes Especiais

Se a equipe deve chutar a bola, ela usa a unidade especial do time. Essa unidade inclui os chutadores, a linha de atacantes e os jogadores que correm pelo campo para bloquear um returner.
  • Placekicker. O placekicker chuta a bola através da trave de gol para marcar pontos, chuta a bola para o outro time para iniciar o jogo e, também, para reiniciá-lo após cada gol marcado.
  • Punter. O punter chuta livremente a bola se sua equipe não consegue avançar a bola pelo campo.
  • Returner. Durante um chute inicial ou chute no ar, o returner tenta pegar a bola e devolvê-la o mais longe possível. Um jogador pode marcar um touchdown em uma devolução.

Este conteúdo foi acessado em 18021/2011 no sítio Howstuffworks. Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.

ícone para voltar ao topo
Recomendar esta página via e-mail: