Disciplina - Educação Física

Hipismo


História do Hipismo


A história do hipismo se mistura com a própria história da civilização, quando o homem começou a usar o cavalo como meio de locomoção e passou a adestrá-lo. Os animais participam de Jogos Olímpicos desde os Jogos Antigos, disputados na Grécia.

Sua estreia nos Jogos Olímpicos da Modernidade aconteceu em Paris 1900, com as provas de salto. Nos anos que seguiram, novas categorias foram incluídas e disputadas por homens. As mulheres passaram a competir somente em Helsinque 1952.

Saltos

É a categoria mais conhecida. Dependendo da competição, ganha quem conseguir percorrer um trajeto determinado no menor tempo possível, derrubar o menor número de obstáculos ou somar o maior número de pontos.

Adestramento

No adestramento, o vencedor é determinado pelos juízes, que avaliam as performances dos movimentos obrigatórios e na coreografia livre.

Concurso Completo de Equitação (CCE)

Modalidade cuja disputa dura três dias, envolve adestramento, prova de fundo - subdividida em quatro etapas -, cross-country e salto.

A primeira participação em Jogos Olímpicos foi em Paris 1900.

O hipismo é um dos poucos esportes em que homens e mulheres competem juntos;

Até os Jogos Olímpicos de Helsinque 1952, as provas de Concurso Completo eram destinadas exclusivamente aos militares. Os civis podiam participar de Salto e Adestramento.

Este conteúdo foi acessado em 12/11/2010 no sítio do Comitê Olímpico Brasileiro. Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: