Disciplina - Educação Física

Hóquei sobre Grama

O mais antigo esporte de taco e bola

Nos tempos dos faraós, já se jogava taco. Arqueólogos descobriram desenhos de quatro mil anos no vale do Nilo, no Egito, com homens e uma espécie de taco praticando um jogo muito parecido com o hóquei. Mesmo em 776 a.C., data da primeira edição olímpica registrada na Grécia Antiga, o esporte já era antigo. Mas foi somente na quarta edição da fase moderna, em Londres 1908, que o hóquei entrou no programa oficial. No século XVIII, os ingleses deram sua forma atual. Oficiais do exercito o levaram aos países que faziam parte do Império Britânico, como a Índia, que, mais tarde, também se tornou uma potência no esporte.

Atualmente, o hóquei é jogado sobre patins até sobre o gelo, mas, nos Jogos de Verão, a versão oficial é o hóquei na grama e os atletas usam chuteiras. As partidas são divididas em dois tempos de 35 minutos e disputadas por dois times de 11 jogadores. O objetivo é marcar o maior número possível de gols.

A primeira participação em Jogos Olímpicos foi em Londres 1908.

O hóquei sobre grama chegou ao Brasil no fim do século XIX, com os ingleses que viajavam a trabalho;

A bola normalmente é de couro com núcleo de cortiça e pesa até 156g;

A Índia ganhou mais da metade das medalhas de ouro distribuídas na história dos torneios Olímpicos.

Este conteúdo foi acessado em 12/11/2010 no sítio do Comitê Olímpico Brasileiro. Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: