Disciplina - Educação Física

Relato: Relações entre violência social (bullying) e Educação Física

Nome das autoras: Luciane Gorete Cararo e Magdalyn Janey Mendes Ossak
Instituição: Escola Estadual Ulisses Guimarães – Ensino Fundamental
Município: Roncador - PR
Conteúdo: Relações entre violência social (bullying) e Educação Física
Série: 5ª a 8ª



Relações entre violência social (bullying) e Educação Física

Objetivo Geral

Conscientizar sobre o tema bullying, reconhecendo suas várias dimensões, conceito, incidência e consequências, sensibilizando para uma convivência com dignidade e fraternidade.

Objetivos Específicos

  • Conceituar e reconhecer o bullying como um comportamento agressivo presente em nossas relações.
  • Associar práticas comuns (apelidar, excluir, zoar, etc.) ao fenômeno bullying;
  • Sensibilizar para o sentimento de uma vítima de bullying;
  • Relacionar atividades corporais à união, amizade e alegria, contrapondo-as ao bullying.

Recursos Materiais:

Quadro, giz, 15 computadores.

Metodologia:

Prática Social e Problematização

Na sala de informática o professor questionará os alunos:

a) Vocês já ouviram o termo bullying?
b) Como podemos defini-lo?
c) Existe bullying em nossa escola? E em nossas aulas?
O professor registrará os pontos principais expressos pelos alunos, de modo a marcar o ponto de partida do conhecimento.

Instrumentalização

Para apropriar-se do conhecimento os alunos, dispostos em duplas, realizarão seis atividades no Software JClic.

1. Complete as lacunas: os alunos visualizarão um texto sobre o conceito de bullying, nele existirão três lacunas, as quais deverão ser completas corretamente, tendo três opções. Se preenchida corretamente a palavra aparece azul, se erroneamente preenchida aparece vermelha.

2. Cruzadinha: nessa atividade, o assunto será aprofundado com conceituação de autores, vítimas, testemunhas, local de maior incidência e comportamentos opostos ao bullying. Para apoiar as respostas são apresentadas dicas e fundamentações quando o cursor está sobre a palavra em branco.

3. Caça-palavras: diante de uma grelha de letras serão buscadas palavras com ações que caracterizam o bullying (intimidar, zoar, provocar, etc.), diante dessas palavras, os alunos são induzidos a refletir se já causaram ou sofreram bullying.

4. Quebra-cabeça duplo: com peças embaralhadas em um quadro, os alunos levarão peça a peça para o segundo quadro, esta ação montará a imagem de uma pessoa no chão, sendo agredida. A partir desta visualização os alunos os alunos são levados a imaginarem-se naquela situação com a questão: como se sente uma vítima do bullying?

5. Quebra-cabeça de troca: Os alunos arrastarão as peças trocando-as de lugar. Será formada uma imagem que relaciona as atividades corporais com sentimentos que devem “também, fazer bem para a alma”3.

6. Jogo da memória: São utilizadas 18 imagens que formam pares.
Nelas há: esportes, união, alegria, carinho, etc. Estes são reafirmados como atitudes e sentimentos corretos nas práticas corporais.

7. Catarse e Volta a Prática Social

Com o fechamento das atividades do JClic o professor retoma a primeira fala, questionando os alunos:

a) E agora, o que vocês entendem como bullying?

b) Quais atitudes o caracterizam?

c) Percebemos o bullying em nossas aulas de Educação Física?

d) Podemos reverter este quadro?

e) Que atitudes devem estar presentes em nossas práticas corporais?

O professor registrará no quadro, paralelo ao primeiro, o conhecimento que os alunos apreenderam, avaliando o processo e permitindo que os alunos verifiquem os avanços do primeiro ao segundo momento.


Referências

LOPES NETO, Aramis. Bullying: comportamento agressivo entre estudantes. Jornal de Pediatria, Porto Alegre, v. 81, n. 5, nov. 2005.
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