Disciplina - Educação Física

Relato: Ginástica de Condicionamento Físico - Alimentação Saudável

Autora : Silvana Ticiani Boelter
Instituição: CEEP – Sudoeste
Município: Francisco Beltrão -Pr
Conteúdo : Ginástica
Série: Ensino Médio



Relato : Ginástica de Condicionamento Físico - Alimentação Saudável

Um dos maiores problemas, nos dias atuais, é o que comemos, ou seja, nossa alimentação. Hoje, 43% dos adultos de todas as capitais estão acima do peso, 11% tem obesidade e 10% das crianças também são obesas, o que leva a ter doenças de adultos, como diabetes e hipertensão.

Denomina-se obesidade uma enfermidade caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, associada a problemas de saúde, ou seja, que traz prejuízos à saúde do indivíduo. O excesso de gordura e de peso corporal não deve ser encarado simplesmente como um problema estético. Pelo contrário, é um grave distúrbio de saúde que reduz a expectativa de vida e ameaça sua qualidade de vida e está associada a ingestão de alimentos, ou seja, a hábitos alimentares errados.

Apesar de todas as campanhas, na mídia referente aos alimentos, mesmo assim a grande maioria não muda seus hábitos alimentares. Então tornou-se necessário o diálogo, o debate, a discussão e a conferência de hábitos alimentares.

Objetivo da experiência

Promover e resgatar bons hábitos alimentares, debater cardápio, estimular a mudança alimentar, comprovar e diagnosticar a presença de sobrepeso e obesidade.

Contextualização

Houve a necessidade de estudar cardápio (o que eles ingeriam nas refeições), mostrar e ensinar como usar a pirâmide alimentar, calcular as calorias necessárias para o corpo.

Coletar dados nutricionais, alimentares e o seu papel no corpo, a alimentação como prevenção a muitas doenças. Verificar medidas antropométricas tais como: peso, altura, idade, circunferência de quadril e circunferência abdominal. Relatar a caloria de cada alimento e a caloria total de cada 24 h, ingerida por eles.

Atividades

Com a contextualização, surgiram muitas discussões, dúvidas e debate sobre o assunto. Além das discussões em sala, eles trouxeram materiais (jornais, revistas e sites relacionados com o assunto), o que os deixou mais instigados e intrigados com o tema. No laboratório de informática, pesquisamos, o valor calórico de cada alimento, eles previamente anotaram por 5 (cinco) dias o cardápio das 24h, dividido em café da manhã (do acordar até o almoço), almoço (do almoço até a jantar ) e a janta (da janta até deitar).

Foram anotados todos os alimentos dia a dia e relacionados em uma ficha, com data e relação de alimentos.

Cada aluno, com seu cardápio em mão, discutiu e analisou com o grupo: qual nutriente faltou; qual foi em excesso; o que mudar e todos fizeram sugestões para melhorar a alimentação de cada um, tendo como base a pirâmide alimentar.

A pirâmide dos alimentos é um guia que representa as porções diárias que devem ser consumidas para garantir uma alimentação saudável e equilibrada.

A principal função da pirâmide é mostrar a importância de consumir vários tipos de nutrientes, em quantidade e combinações adequadas.

Montaram uma tabela, com peso, altura, TMB (taxa de metabolismo basal), gastos calóricos do dia a dia, gastos com atividades físicas e analisamos em sala o desiquilíbrio da balança (ganhar peso engordar, perder peso – emagrecer e manter o peso).

Considerações finais

Depois de muita discussão, debate, análise de cardápios, tabelas, slides e vídeos do tema proposto, verificou-se a necessidade urgente de mudanças de hábitos alimentares, rompendo muitas vezes com a cultura alimentar regional e familiares, para buscar novos caminhos para uma alimentação equilibrada, variada, saudável e moderada.



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Apostila de Obesidade – Ministério da Saúde
Livro Didático Público do Paraná
ABC da alimentação – Guia Prático dos alimentos em sua mesa – UNIPAR, 2009
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