Disciplina - Educação Física

Ginástica

Autor: Fernado César Fernandez
Coautor: Sheila Lima
Instituição: Escola Estadual Rodrigues Alves
Município: Maringá - Pr
Conteúdo: Ginástica
Série:


Relato

Visando contemplar o conteúdo de ginástica de maneira 'motivante, lúdica e com plenas possibilidades de alcance para os alunos. Pinçamos o elemento corda, que faz parte da ginástica rítmica e também é utilizado no circo e na ginástica geral.

Solicitamos aos alunos que demonstrassem as formas de saltar cordas que eles conheciam, feito isso, fomos para a exibição de um vídeo do “cirque du soleil” (http://www.youtube.com/watch? v=juFPyAiaiEY), no qual os artistas exploram o elemento corda, exibindo várias formas de salto inclusive com elementos acrobáticos, o que usamos apenas como ilustração. Visto o vídeo, partimos para a problematização da prática que se mostrou pobre de recursos motores perante os profissionais, então desafiamos os alunos a criarem suas apresentações, tendo como início o que eles já sabiam fazer, na maioria saltos simples, e lançamos como meta se aproximar ao máximo do desempenho dos artistas.

Na fase de preparação utilizamos exercícios que envolviam a participação de vários alunos e que exigiam que todos colaborassem efetivamente, sendo que as funções tinham que ser exercidas por todos em forma de rodízio, ou seja, todos batiam e saltavam as cordas. Após cinco aulas, nas quais realizamos variações de saltos e batidas, as crianças tiveram que criar uma apresentação, que solicitamos que seria de no mínimo um minuto, contendo pelo menos cinco formações diferentes tendo variações de formatos e quantidade de cordas.

As apresentações foram realizadas com muito entusiasmo, pois todos haviam superado alguma dificuldade, para que o objetivo fosse alcançado. Além disso, a experiência que eles tinham era básica, no entanto, com o contato com movimentos mais elaborados, houve crescimento para um padrão mais complexo, com abertura para criação e utilização de outros elementos da ginástica.
Recomendar esta página via e-mail: