Disciplina - Educação Física

Atletismo

Este material foi elaborado como requisito de avaliação final da oficina “Uso do Portal Dia-a-Dia Educação na Prática Pedagógica”, sob orientação da docente e assessora pedagógica Andrea Kruk, da equipe da Coordenação Regional de Tecnologia Educacional do Núcleo Regional de Educação de Irati, do estado do
Paraná.

Autora:
Marina Boaron
Instituição: Esc. de Educação Especial “Nossa Escola” – Apae de Irati
Município / Estado: Irati – Pr
Conteúdo: Atletismo
Série: Educação Especial – Ensino Profissionalizante (a partir de 16 anos)


Introdução

Por constar nas Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Física, o ensino do esporte nas aulas de Educação Física deve contemplar o aprendizado das técnicas, táticas e regras básicas das modalidades esportivas e também ser usado como uma ferramenta para o lazer, o aprimoramento da saúde, e para integrar os sujeitos em suas relações sociais.

Na “Nossa Escola” - Escola de Educação Especial, no município de Irati, o plano de trabalho docente contempla a todos os alunos, com as práticas desportivas adaptadas à realidade escolar. O princípio utilizado é o de respeito às potencialidades e limitações de cada um e a garantia do direito dos alunos em participarem das aulas de Educação Física.

Assim, para essa prática, foi escolhido o Atletismo, considerado a modalidade mais antiga do mundo e o esporte base, visto que sua prática corresponde a movimentos naturais do ser humano: correr, saltar, lançar.

No atletismo são disputadas as provas de corrida, lançamento e salto. As mais famosas são as de corrida, pois é nessa categoria, nos 100 metros rasos, que acontece a disputa do homem mais rápido do mundo.

Procedimentos metodológicos

O presente trabalho foi aplicado no primeiro semestre de 2010, em um grupo de 06 alunos com necessidades educacionais especiais, com idade entre 16 e 25 anos, do Ensino Profissionalizante.

O objetivo desse trabalho foi oportunizar aos educandos o treinamento na modalidade de Atletismo, especificamente a corrida de 100 metros, para os Jogos Colegiais do Paraná ocorrido na cidade de Maringá.

Para os treinamentos desportivos é destinado um horário específico com um grupo pré-estabelecido e previamente selecionado, visto as qualidades técnicas, físicas e intelectuais.

Inicialmente, as aulas foram aplicadas na sala de aula, com a apresentação de um vídeo relacionado ao atletismo em geral, que mostrava as provas que abrangem a modalidade.

Posteriormente, foi realizada a conversação sobre as provas, direcionando a intenção de trabalho: a corrida de 100 metros.

Já na quadra desportiva, foi demonstrada pelo professor e exercitada pelos aluno, a simulação de uma corrida de 50 metros, levando em consideração a linha inicial e a linha final, com as respectivas fases inicial, fase de desenvolvimento e final.

Cabe destacar que as práticas foram realizadas no campo do Clube Atlético União Olímpico, pois é um lugar que representa melhor a pista de atletismo, visto que a escola tem somente o espaço da quadra esportiva.

Ressalta-se, ainda, que a aprendizagem torna-se significativa quando enriquecida com fotos e vídeos, visto que trata-se de alunos com necessidades especiais.

Conclusão


Os Jogos Colegiais do Paraná é o evento que tem maior representatividade de alunos/atletas do estado. No ano de 2010 a cidade sede da competição, na fase final, foi Maringá.

Os resultados obtidos foram significativos, com dois alunos, da categoria paralisia cerebral, em 1º lugar na corrida de 100 metros.

Com essa experiência, foi possível ressaltar a importância das aulas de treinamento na disciplina de atletismo. No contexto escolar, essa disciplina pode ser referenciada como fundamental e de importância decisiva para crianças e jovens, na medida em que lhe proporcione vivências e experiências básicas fundamentais para o desenvolvimento das habilidades motoras.

Dessa forma, educação e esporte assumem papel decisivo na busca por princípios e valores sociais, morais e éticos; e adotam valores de referência na qualidade de vida e de saúde e na inserção dos alunos com necessidades educacionais especiais na sociedade.

Recursos utilizados


Imagens

Posicionamento para largada
Imagens de atletas posicionados para largada em umaa prova de corrida.


















Disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/arquivos/Image/conteudos/imagens/educacao_fisica/atletismo.jpg

Pista de Atletismo

Atletas correndo em uma prova de atletismo.










Disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/arquivos/Image/conteudos/imagens/educacao_fisica/atletismo2.jpg

Outras imagens de atletismo disponíveis na Tv Multimídia

Vídeos

Atletismo: O esporte espetacular - Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=wfQ_sWRnL08

GP Brasil de Atletismo 2010
- Rio de Janeiro - 100m Masc. Final - Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=PAiF46g3MKw


Referências bibliográficas

COLETÂNEA de atividades de Educação Física para o Ensino Médio e Ensino Fundamental. Curitiba: Expoente, 2003.

FERNANDES J. A. Atletismo: corridas, São Paulo. EPU: 1979.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais. Disponível em: . Acesso em: 11/11/2010.

VIALLE, Flávio et al. Educação Física. Curitiba: Seed-PR, 2006. p. 232.
Recomendar esta página via e-mail: