Disciplina - Educação Física

Cadeira Livre

Objetivo do jogo: o grupo precisa ocupar todas as cadeiras, não deixando cadeiras livres.

Propósito:
despertar a Consciência da Cooperação diante de situações de Alta Turbulência. Vivenciar situações de pressão e mudanças, tomada de decisão, iniciativa, criatividade, integração e aquecimento.

Recursos:
vendas, cordas ou tiras de tecido para amarrar as pessoas, tiras de pano ou lenços para amordaçar. Cadeiras, de preferência sem braço, igual ao no de pessoas existentes no grupo mais uma (livre).

Número de participantes: mínimo de 10 e máximo de 50 participantes.

Duração:
enquanto o grupo estiver envolvido, terminar antes que fique cansativo.

Descrição: formar um círculo, igual ao no de participantes mais uma cadeira que ficará livre e todos sentam voltados para o interior do círculo. Colocar as cadeiras bem juntinhas, sem deixar espaço entre uma e outra cadeira. Após a montagem do circulo dar as instruções abaixo e iniciar o jogo.

Instruções: a cadeira vazia deve ser ocupada pelo participante que estiver á direita ou á esquerda da cadeira, o mais rápido possível. O participante que conseguir sentar-se diz em voz alta.

"Eu sentei !"

Sobra então uma nova cadeira livre que será ocupada pela pessoa que estava ao lado do 1o participante a se movimentar. Esse, ao sentar, diz em voz alta: " No jardim !" Na seqüência, sobra outra cadeira livre que será ocupada pelo participante que estava ao lado daquele que se movimentou. Esse, por sua vez, completa a frase dizendo:

" Com meu amigo fulano!" (dizer o nome da pessoa escolhida). A pessoa chamada é escolhida aleatoriamente, sendo qualquer pessoa do círculo.

Esta pessoa deverá ir mais depressa possível até a cadeira e sentar. Dessa forma, a cadeira em que essa pessoa estava sentada ficará livre, o que possibilita o início de um novo ciclo: " eu sentei", "no jardim ", "com meu amigo Ciclano".

Dicas:
  • após algumas jogadas, o focalizador sai da roda, deixando mais uma cadeira vazia, totalizando assim duas cadeiras livres. Nesse caso o jogo passa a acontecer simultaneamente em 2 lugares da roda.
  • aumenta-se o desafio do jogo, quando após algumas jogadas, pessoas são vendadas, outras
  • amordaçadas e outras amarradas umas ás outras ( em dupla)...
  • é importante que os participantes saibam os nomes uns dos outros, caso não saibam aplicar antes uma outra técnica de integração ou fazer uma rodada de nomes.
  • este jogo além de muito divertido, pode gerar um debate muito profundo. A princípio parece simples mas quando refletimos verificamos amplitude. Experimente!

Este conteúdo foi acessado em 13/01/2010 do sítio: jogoscooperativos.com.br
Todas as modificações posteriores são de responsabilidade do autor original da matéria.

Recomendar esta página via e-mail: