Disciplina - Educação Física

Miniatletismo

Conceito de MINIATLETISMO


O objetivo do MINIATLETISMO é despertar o interesse na prática do Atletismo. Novos eventos e organização inovadora darão condições às crianças de descobrirem as atividades básicas: velocidade, corridas de resistência, saltos, arremessos e lançamentos em qualquer lugar (estádio, playground, ginásio etc.).

Os jogos de Atletismo darão às crianças a oportunidade de obter maior benefício da prática do esporte, quanto a saúde, educação e auto-satisfação.

Objetivos

Estes são os objetivos organizacionais do conceito de MINIATLETISMO:

  • Que um grande número de crianças possa estar ativo ao mesmo tempo.
  • Que sejam experimentadas formas de movimentos básicos e variados.
  • Que não só as crianças mais fortes e velozes deem contribuições para um bom resultado.
  • Que as exigências de habilidades variem de acordo com a idade e o requisito das capacidades coordenativas.
  • Que se dê ao programa um espírito de aventura, oferecendo uma aproximação adequada do Atletismo às crianças.
  • Que a estrutura e pontuação das atividades sejam simples e baseadas na ordem de posição das equipes.
  • Que se precise de poucos assistentes e/ou árbitros.
  • Que o Atletismo seja oferecido como uma atividade de equipes mistas (meninas e meninos juntos).

MiniAtletismo - Iniciação ao Esporte

Os objetivos contidos nos eventos do MINIATLETISMO IAAF são:

Promoção da saúde – Um dos principais objetivos das atividades esportivas deve ser o de encorajar as crianças a usarem suas energias a fim de preservar sua saúde a longo prazo. O Atletismo é unicamente desenhado para alcançar este desafio, por sua natureza de atividades variadas, e pela forma física que sua prática requer.

A grande variedade das formas de jogos oferecidos às crianças contribuirá para o desenvolvimento geral e harmonioso.

Interação social – O MINIATLETISMO é um fator comprovado de integração das crianças em uma experiência social. Os eventos por equipe, em que todos contribuem para o jogo, são a oportunidade para que as crianças vivenciem e aceitem suas diferenças. A simplicidade das regras e a natureza inofensiva dos eventos oferecidos permitem às crianças desempenharem o papel de árbitro e de
técnico de equipe. Estas responsabilidades, eles realmente assumirão em momentos especiais, e será um modo de vivenciarem a cidadania.

Caráter de aventura – Para serem estimuladas, as crianças precisarão perceber que podem realmente vencer a prova em que tomarão parte. A fórmula escolhida deve pautar por conduzir o evento de forma imprevisível até a última atividade.

Este é um elemento que conduzirá à motivação das crianças.


Professor, o Guia Prático de Atletismo para Crianças - Miniatletismo - Iniciação ao Esporte, esta disponível para download na página de Sugestão de Leitura:

Acesse o guia


Este conteúdo juntamente com o guia foram acessados em 01/12/2011 no sítio da Confederação Brasileira de Atletismo. Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: