Disciplina - Educação Física

Oficina Capoeira - Atividades em sala de aula

Esta proposta não tem a intenção de aprofundar em questões religiosas e sim somente a compreensão de alguns aspectos culturais importantes. Teremos o registro como suporte principal no intuito de documentar o processode desenvolvimento da sequência didática. Para sistematização dessa atividadepropomos a realização de um Festival de Capoeira.

Expectativas de Aprendizagem

Vivenciar, compreender e explicar:

  • Origem e as transformações históricas da capoeira.
  • Significado cultural e filosófico da capoeira.
  • Elementos técnicos e táticos básicos da capoeira.
  • Princípios éticos, tais como: respeito, disciplina, autonomia, solidariedade,amizade, cooperação, honestidade e justiça.
  • Conhecer e realizar exercícios preparatórios para a prática da capoeira.
  • Registrar os conhecimentos aprendidos (através da oralidade, desenhos, textosescritos, painéis).


Atividades para diagnóstico prévio dos alunos

1ª Atividade: “Iniciando a Capoeira”

Material: imagens /fotografias, aparelho de som e cd.

Apresente algumas imagens / fotografias de algumas pessoas praticando capoeira,com vestimenta, etc. Realize uma leitura de tais imagens, acolhendo tudo o que os alunos já conhecem. Registre os apontamentos levantados pelos alunos.


Pesquise imagens que sejam interessantes à sua turma, também sugerimos alguns sites:http://www.capoeiradobrasil.com.br/ http://portalcapoeira.com/Fotos http://fica-go.ning.com/ (Federação Internacional de Capoeira Angola

Goiás)


Nessa atividade proponha a brincadeira: "Arranca Rabo”

(utilizando balões) nesta atividade continue o trabalho em duplas em que cada aluno coloca um balão amarrado em sua cintura e tentará defendê-lo ao máximo de seus colegas que irão tentar estourá-lo. Finalize a atividade com uma roda de conversa em que será proposta uma reflexão sobre asatividades vivenciadas e os conceitos trabalhados. Durante esse diálogo converse sobre a relação entre a leitura de imagens e a brincadeira realizada.



2ª Atividade: “Uma Leitura da Capoeira”


Material: cartolina ou papel sulfite grande, canetas, material do cantinho de leitura,cartazetes dentre outros. Retome a aula anterior levantando os principais aspectos, divida a turma em pequenos grupos e distribua para cada grupo um ou mais tópicos a serem discutidos sobrea capoeira, por exemplo: significado, surgimento, tipos de capoeira, vestimenta, rituais, musicalidade, benefícios e riscos, essa prática existe na comunidade na qual a escolapertence.

Prepare um cantinho de leitura com reportagens sobre a manifestação de capoeira, seus mestres dentre outros assuntos, disponibilize esse material aos estudantes. Durante essa atividade de trabalho de grupo utilize um som ambiente na sala de aula. Estipule um tempo para tal atividade em grupo. Deixe que escolham um material do cantinho para conhecerem, conversar e registrar em cartazes ponderações relacionadas ao seu tema.

Proponha a apresentação e socialização dos cartazes de todos os grupos.

Sugira que os grupos levem os cartazes para casa e que o ilustrem da melhor forma possível utilizando figuras de revistas, jornais, desenhos e outros. Durante as apresentações faça as devidas intervenções. Após todas as apresentações realize um fechamento. Oriente para que os estudantes levem os cartazes para casa nointuito de serem ilustrados.

3ª Atividade: “A ginga e outros movimentos da Capoeira”


Material: aparelho de DVD ou vídeo e filme.
Retome os cartazes da aula anterior caso os estudantes tenham levado para casa pergunte como foi sua repercussão em seu lar. Convide todos para assistirem um filme relacionado ao tema estudado nessaseqüência didática. Escolha um filme que fale de algum mestre reconhecido, como porexemplo: mestre Bimba, mestre Pastinha ou outros que você julgar relevante. Faça um roteiro para chamar a atenção dos pontos mais relevantes que o filme apresenta sobre asquestões sociais e outras.

Apresentamos algumas sugestões:


Mestre Bimba: A capoeira iluminada; Mestre Bimba: o Rei da Capoeira. Clipe, trecho do documentário "Mandinga em Manhatan"; Escola de Capoeira Angola Mato Rasteiro Mestre Virgilio e Mestre Roxinho; Dança de Guerra; "Cordão de Ouro", Besouro o Filme.

Proponha a dinâmica GV x GO grupo de verbalização e grupo de observação. Tal dinâmica consiste em dividir a turma em dois grupos em que um fará a verbalização eoutro a observação de pontos interessantes sobre o filme.

Professor(a) sugerimos que leia o livro Capitães da Areia de Jorge Amado e escolha alguns trechos adequados para atividades com os estudantes dessa faixa etária, observando aqueles mais convenientes. É muito importante que registre se possível todas as aulas com fotografias da turma para futura exposição no festival de capoeira.

É importante professor registrar no quadro as observações e em seguida peça que osestudantes façam o mesmo no seu caderno. Observe as opiniões, as questões do preconceito a religiosidade dentre outros.Escolha uma vivência relacionada a ginga e proponha que todos se desloquem parao espaço de práticas corporais e inicie.


Professor (a) esta atividade você poderá ministrá-la no laboratório de informática.

Debata com o grupo a importância do canto nessa manifestação cultural. A música é um componente fundamental da capoeira. Ela determina o ritmo e o estilo do jogo que é jogado durante a roda de capoeira. A música é composta de instrumentos e de canções, podendo o ritmo variar de acordo com o Toque de Capoeira. Registre os pontos levantados por eles. E proponha uma vivência de alguns elementos dacapoeira.

4ª Atividade: “Roda de Capoeira”

Material: aparelho de som, cd, folhas de papel sulfite dentre outros.

Programe com a turma a vinda de um mestre ou grupo de capoeira para dialogar com a mesma, para isso organize a turma de forma a dividir responsabilidades e ações,como por exemplo:

  • elaboração coletiva do convite
  • levantamento das questões que os alunos gostariam de fazer,
  • elaboração de um roteiro de perguntas da classe,
  • distribuição de responsabilidades - quem convida, quem pergunta, quem registra (na lousa ou cartaz),
  • quem agradece,
  • quem fotografa etc.

No momento de realização dessa atividade procure auxiliar a turma de forma que todas as ações planejadas sejam otimizadas com sucesso.Ressalte a importância de todos registrarem o diálogo no caderno.Proponha uma vivência com a turma de alguns elementos da Capoeira e entãoconvide todos os estudantes para uma roda de Capoeira.

Professor (a) caso na sua comunidade não haja um mestre de capoeira, realize você mesmo essaatividade: pesquise e traga as respostas.



5ª Atividade: “Capoeira Regional x Angola”

Material: caneta, papel sulfite.

Retome de forma breve a atividade anterior e inicie esta atividade dividindo a turmaem grupos (de até três pessoas) e explicando que nessa atividade será utilizado olaboratório de informática da escola. Determine para cada grupo um aspecto para ser Professor(a), agende previamente na sua escola o dia do próximo encontro para utilização dolaboratório de informática.

Estudado e aprofundado para futura construção de cartaz, sugira os sites principais para busca de informações.Como sugestão para tal atividade você pode eleger alguns aspectos diversificadosdas duas vertentes principais de capoeira, a Regional e a Angola para ser pesquisado eapresentado por cada trio, como por exemplo:

  • O que identifica?
  • Quais características dessa manifestação cultural?
  • Quais os fundamentos?
  • Principal mestre?

No momento de realização dessa atividade procure auxiliar a turma de formaque todas as ações planejadas sejam otimizadas com sucesso.Ressalte a importância de todos registrarem o diálogo no caderno.Proponha uma vivência com a turma de alguns elementos da Capoeira e entãoconvide todos os estudantes para uma roda de Capoeira.

Estipule um determinado tempo para leitura do material online,


6ª Atividade: “Capoeira, uma manifestação cultural” (para todos)

Material: folhas de papel sulfite e canetas
Professor nesta etapa as atividades irão propiciar uma maior sistematização dosconceitos já desenvolvidos. É interessante ressaltar que a avaliação é processual e que esse exercício tem também o sentido de fortalecer o processo de ensino-aprendizagem. Solicite que os alunos elaborem individualmente um texto de algum gênero textualescolhido por você (carta, poema, bilhete dentre outros), relacionando os conhecimentosdas atividades vivenciadas, os conceitos desenvolvidos com relação ao conteúdo capoeiraenquanto uma manifestação cultural.Após elaboração dos textos peça que coloquem sua identificação, façam adobradura de um foguete e lancem para o alto. Cada estudante recolhe, aleatoriamente, umfoguete lançado.

Disponibilize um tempo para que todos leiam o texto recolhido epossibilite que alguns socializem a idéia que seu colega escreveu
Recomendar esta página via e-mail: