Disciplina - Educação Física

Passo a Passo do World Café

São estabelecidas rodadas progressivas de diálogo (geralmente três) de aproximadamente 20 a 30 minutos cada.

São definidas perguntas ou questões que genuinamente importam para as pessoas.

Encorajam-se tanto os anfitriões de mesa quanto os participantes a escrever, rabiscar e desenhar ideias-chave em suas toalhas de mesa ou anotar ideias-chave em grandes fichas, post-it ou descansos de prato no centro do grupo.

Após completar a rodada inicial de diálogo, solicita-se que uma pessoa permaneça na mesa como a “anfitriã”, enquanto as outras atuam como viajantes ou “embaixadores do significado”.

Os viajantes levam ideias-chave, temas e perguntas para as suas novas conversas.

Pede-se para que o anfitrião da mesa dê boas-vindas aos novos convidados e brevemente compartilhe as ideias principais, temas e perguntas da rodada inicial.

Os convidados são incentivados a ligar e conectar ideias provenientes das conversas das mesas anteriores — escutando com atenção e refletindo sobre as contribuições uns dos outros.

Ao proporcionar a oportunidade para que as pessoas se movam em diferentes rodadas de diálogo, ideias, perguntas e temas começam a se conectar. Ao final da segunda rodada, todas as mesas ou grupos de conversação na sala serão “polinizados” com insights de conversas anteriores.

Na terceira rodada de diálogo, as pessoas podem voltar às suas mesas iniciais para sintetizar suas descobertas, ou podem continuar viajando às outras mesas, deixando o mesmo ou um novo anfitrião à mesa. Às vezes, uma nova pergunta que ajuda a aprofundar a investigação é colocada para a terceira rodada de conversa.

Conclusão da atividade: depois de diversas rodadas de diálogo, inicia-se um período de compartilhamento de descobertas e insights em uma conversação de todo o grupo. São nessas conversas estilo “plenária ou assembleia” que os padrões podem ser identificados, o conhecimento coletivo cresce e as possibilidades para ação surgem.

Recomendar esta página via e-mail: