Disciplina - Educação Física

Jogos cooperativos ou competitivos?

Jogos competitivos e cooperativos geram motivação pela atividade. Além do aspecto lúdico, acredita-se que desenvolver conteúdos, conceitos e questões de atitudes, como a de cooperação e competição, pode ser um aliado no processo de ensino e de aprendizagem. As Diretrizes Curriculares Orientadoras (DCEs) para a Educação Básica do Estado do Paraná fomentam a importância de desenvolver atividades coletivas a partir de diferentes jogos, conhecidos, adaptados ou criados, sejam eles cooperativos, competitivos ou de tabuleiro. Nestas Diretrizes, “os jogos e as brincadeiras são pensados de maneira complementar, mesmo cada um apresentando as suas especificidades” (p. 65). Como Conteúdo Estruturante, ambos compõem um conjunto de possibilidades que ampliam a percepção e a interpretação da realidade.

Objetivos:

  • Fomentar o debate sobre as diferenças entre jogos cooperativos e competitivos.
  • Possibilitar aos professores de Educação Física da Rede Estadual de Ensino do Paraná momentos de reflexão, troca de ideias e de experiências sobre o tema.

Sugestão de Artigos:

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MAIA, Raquel Ferreira Maia; MAIA, Jusselma Ferreira; MARQUES, Maria Teresa da Silva Pinto. Jogos cooperativos x jogos competitivos: um desafio entre o ideal e o real


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BRANDL NETO, Inácio; ALVES, Cristhiane Marcia Maciel Kaminski. Jogos competitivos e cooperativos: um estudo nas Escolas Municipais de Cascavel/PR




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