Disciplina - Educação Física

Leitura e diálogo colaborativo - Capoeira

Primeiro momento da aula: Leitura do livro A Arte da Capoeira, de Camile Adorno.

Essa obra apresenta de forma linear a historicidade da capoeira, iniciando pelo "O caminho da Capoeira" e finalizando em "A Capoeira hoje". Para tornar a leitura mais dinâmica, sugere-se a utilização de um método para a criação de uma rede viva de diálogo colaborativo, conhecido como "World Café".

Prefácio
 
"Herança africana legada à cultura brasileira, o jogo da Capoeira significa valioso contributo à formação da nossa identidade cultural. Neste livro, Camile Adorno estabelece os caracteres delineadores da Capoeira, propiciando uma oportunidade de iniciação à arte. Na leitura desse tema ampliam-se as possibilidades de compreensão da nossa história, onde se insere a Capoeira e que preservou a lembrança das lutas sociais que forjaram a cidadania brasileira. Esta obra é um passo importante para se promover o resgate das tradições da Capoeira divulgando essa bela expressão nacional". (Livro disponível na íntegra em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/camille-adorno/a-arte-da-capoeira.php . Acesso em: 10/05/2012).

A leitura deve ser realizada pelo pequeno grupo de acordo com os temas específicos, para depois, por meio da dinâmica "World Café", ser socializada com o grande grupo. Assim, ao término dessa atividade, espera-se que todos participantes tenham contato com o livro como um todo. Com essa tarefa, além do aluno adquirir um novo significado, transforma-o um observador da história viva, pulsante.  A aprendizagem por meio dessa atividade fica muito mais prazerosa, dinâmica, instrutiva e divertida.

Desenvolvimento: Dividir a turma em cinco grupos, onde cada grupo terá um determinado recorte do livro para abordar seu tema. Exemplos de temas para cada grupo:

Grupo 1 Grupo 2 Grupo 3 Grupo 4 Grupo 5
 O caminho da Capoeira
 O que é a Capoeira?
Itinerários
 As origens
 Zumbi dos Palmares: o mestre da resistência
 A lei áurea
Capoeira & Capoeiras
 A Capoeira no passado
Mestre Pastinha
Mestre Bimba
Na roda de Capoeira
A música
O jogo de Angola
Os movimentos
A Capoeira hoje


Segundo momento da aula: O passo a passo do World Café
São estabelecidas rodadas progressivas de diálogo (geralmente três), de aproximadamente 20 a 30 minutos cada.

São definidas perguntas ou questões que genuinamente importam para as pessoas.

Encorajam-se tanto os anfitriões de mesa quanto os participantes a escrever, rabiscar e desenhar ideias-chave em suas toalhas de mesa ou anotar ideias-chave em grandes fichas, post-it ou descansos de prato no centro do grupo.

Após completar a rodada inicial de diálogo, solicita-se que uma pessoa permaneça na mesa como a “anfitriã”, enquanto as outras atuam como viajantes ou “embaixadores do significado”.

Os viajantes levam ideias-chave, temas e perguntas para as suas novas conversas.

Pede-se para que o anfitrião da mesa dê boas-vindas aos novos convidados e brevemente compartilhe as ideias principais, temas e perguntas da rodada inicial.
Os convidados são incentivados a ligar e conectar ideias provenientes das conversas das mesas anteriores — escutando com atenção e refletindo sobre as contribuições uns dos outros.

Ao proporcionar a oportunidade para que as pessoas se movam em diferentes rodadas de diálogo, ideias, perguntas e temas começam a se conectar. Ao final da segunda rodada, todas as mesas ou grupos de conversação na sala serão “polinizados” com insights de conversas anteriores.

Na terceira rodada de diálogo, as pessoas podem voltar às suas mesas iniciais para sintetizar suas descobertas, ou podem continuar viajando às outras mesas, deixando o mesmo ou um novo anfitrião à mesa. Às vezes, uma nova pergunta que ajuda a aprofundar a investigação é colocada para a terceira rodada de conversa.

Conclusão da atividade: Depois de diversas rodadas de diálogo, inicia-se um período de compartilhamento de descobertas e insights em uma conversação de todo o grupo. São nessas conversas estilo “plenária ou assembleia” que os padrões podem ser identificados, o conhecimento coletivo cresce e as possibilidades para ação surgem.


Essa atividade foi extraída da aula Caminhos da Capoeira, do professor Marcelo Costa - Curitba/PR. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 11/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: