Disciplina - Educação Física

Linha do tempo

Na escola, a compreensão das múltiplas experiências temporais pode provocar nos alunos o desenvolvimento de uma consciência histórica crítica e/ou genética. Os historiadores da Nova História Cultural tenderam a adotar o conceito de temporalidade criado por Fernand Braudel relativo à longa duração (estruturas), à média duração (conjunturas) e à curta duração (acontecimentos). (Diretrizes Curriculares de História, p. 62. Disponível em: http://www.historia.seed.pr.gov.br/ . Acesso em 11/05/2012).

Apresenta-se aos alunos o que é linha do tempo, eles são agrupados por tema de interesse e pesquisam em vários recursos o assunto. Depois eles montam suas próprias linhas do tempo com as imagens selecionadas e os textos editados. No final da atividade, teremos a contextualização das informações assimiladas num grande debate reflexivo e de criação.
Método:

Aluno: (descrever o que o aluno faz na atividade, passo a passo. Ex: 1 - aluno clica no menu. 2 - aluno explora ambiente. 3 - aluno escreve as respostas).

1. O aluno clica na ferramenta de criação de linha do tempo;
2. Define quantas linhas paralelas vai criar e preenche os títulos;
3. Insere os dados (textos, imagens e datas) dos acontecimentos relevantes;
4. Clica no botão visualizar e publicar;
5. Pode visualizar as linhas do tempo de outras pessoas.

Professor: (descrever o que o professor faz na atividade, passo a passo. Ex: 1 - Professor guia os alunos na atividade. 2 - Professor observa aluno sem interferir. 3 - Professor faz perguntas ao aluno após completar o passo 3).

1. Determina o tema de pelo menos uma das linhas do tempo que os alunos criarão;
2. Determina o processo de avaliação preenchendo uma ferramenta de rubrica da atividade;
3. Orienta processo de relacionamento entre linhas;
4. Organiza discussões após a visualização dos resultados obtidos;
5. Orienta o processo de preenchimento das rubricas e discussão sobre a aprendizagem.
 
Ficha Técnica
 
Estrutura curricular: Educação Básica, Ensino Fundamental Final, Pluralidade Cultural, Ser humano como agente social e produtor de cultura. Educação Básica, Ensino Fundamental Inicial, Ética, Diálogo.

Objetivo: Entender as relações temporais e causais entre diferentes tipos de acontecimentos.

Descrição: Ferramenta de pensamento (objeto de aprendizagem customizável) que leva à reflexão e discussão.

Contexto:  Descrever em no máximo três linhas como deve acontecer esta atividade, se há materiais de suporte, se a sala necessita de um arranjo especial de cadeiras, se deve haver preparação de algum material.

Os alunos usam a simulação como local para organizar os dados encontrados em pesquisa encomendada pelo professor. A possibilidade de criação de mais de uma linha do tempo concomitante permite ao aluno a perceber relações causais e temporais entre fatos de seu interesse pessoal e fatos “históricos” ou relevantes no contexto curricular. O preenchimento de informações na simulação não precisa ser em período de aula. É interessante visualizar e discutir na presença do professor. (Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=20688 . Acesso em: 10/05/2012)

Essa atividade foi extraída da aula Caminhos da Capoeira, do professor Marcelo Costa -  Curitiba/PR. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 11/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: