Disciplina - Educação Física

Leitura e iInterpretação de texto - Bicicleta: do esporte à sustentabilidade

A bicicleta e sua relação com o esporte foi o foco da atividade anterior, agora essa mesma bicicleta esta presente nessa atividade, mas com uma abordagem no campo da sociedade. Dois grandes problemas sociais da atualidade são a crise de mobilidade urbana e a crise ambiental, mas de que maneira a bicicleta insere-se nesse contexto? Qual a relação da bicicleta com as questões ambientais? Qual o papel da bicicleta na mobilidade urbana?

Para respondermos essas questões, os alunos devem formar quatros grupos. Cada grupo fica responsável pela leitura e análise de um tema presente no artigo A relação entre ciclismo, meio ambiente e mobilidade urbana. O objetivo dessa atividade é a construção do aluno “leitor” também nas aulas de Educação Física. 

Sugestão de temas:

A crise ambiental A bicicleta e o ciclismo O ciclismo no espaço urbano O ciclismo na natureza
 
Artigo para leitura e análise:
 
SANTOS, U.V, et al. A relação entre ciclismo, meio ambiente e mobilidade urbana. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 15, n. 150, nov. 2010. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd150/ciclismo-meio-ambiente-e-mobilidade-urbana.htm>. Acesso em: 02 set. 2012.
 
Resumo: Este estudo pretende realizar uma reflexão sobre o ciclismo como opção de esporte, lazer e transporte urbano, focando sua relação com a crise ambiental e o discurso do desenvolvimento sustentável, bem como as questões relativas à crise de mobilidade urbana nas grandes cidades. Busca refletir sobre a inserção da bicicleta nesse cenário como opção de transporte ecologicamente correta, sustentável, contribuindo assim para a preservação do meio ambiente, para um acesso democrático ao espaço urbano e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
 
Palavras-chave: Ciclismo. Meio ambiente. Urbanismo. 
 
Conclusão da atividade: Após a leitura e análise de debate do artigo, solicitar aos alunos o registro de suas considerações, de forma individual, no portfólio.  Esses dados serão utilizados posteriormente pelo grupo para auxiliar na elaboração de um Mapa Conceitual.


Essa atividade foi extraída da aula Bicicleta: do esporte à sustentabilidade, do professor Marcelo Costa - Curitiba/PR. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 11/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: