Disciplina - Educação Física

Leitura e elaboração de Resenha - Voleibol

Para entendermos como o Brasil tornou-se potência nesse esporte, faz-se necessário retomar de forma linear as fases que o voleibol passou, desde o amadorismo até o profissionalismo, para assim entendermos de forma crítica como ocorreu esse processo. Para a realização de estudo sugerimos a leitura e análise crítica do artigo A Ética do Voleibol e o Espírito Esportivo.  O objetivo dessa atividade é a construção do aluno “leitor” também nas aulas de Educação Física. A sugestão é realizar um trabalho interdisciplinar com Língua Portuguesa, por meio dessa disciplina, buscar subsídios, estratégias e novas ideias de compreensão da leitura em momentos diversificados.
 
Resumo do artigo: Este trabalho investiga como o esporte oferece normas de comportamento que justificam, aprovam e proporcionam as vitórias conquistadas em jogos e competições. Para tanto, são analisadas reportagens sobre a seleção brasileira de voleibol da denominada ‘Era Bernardinho’. Como possuidor de um tipo de racionalidade fundada na disposição de jogadores em adotar determinadas condutas práticas, o esporte é fornecedor de normas, valores e práticas que caracterizam o modo esportivo de ser.  
 
Veja o artigo disponível na íntegra em:
NOGUEIRA, Q. W. C. A ética do voleibol e o espírito esportivo. Revista da Educação Física/UEM. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/8040/6572  Acesso em: 26/04/2012.
 
Atividade: A leitura do artigo deve ser proposta para todos os alunos na íntegra, mas para a realização da resenha sugerimos a divisão da classe em cinco grupos, especificando para cada grupo um tema onde deverão aprofundar o assunto e direcionar a elaboração de suas resenhas.
 
Sugestão de temas para resenha:
 
 Fair Play  Período amador  Romantismo ao profissionalismo  Marketing esportivo - Profissionalização e espetacularização

Conclusão da atividade: Para finalizar essa atividade, solicite aos alunos a apresentação da resenha para os demais colegas da classe, seguindo as orientações abaixo.

  • Apresente seu respectivo tema (Fair Play , Período amador, Romantismo ao profissionalismo, Marketing esportivo, Profissionalização ou espetacularização): diga ao leitor qual é o assunto principal dos textos que serão tratados e o motivo por você ter escolhido esse assunto.
  • Resuma os textos: utilize um parágrafo para cada texto, diga logo no início quem é o autor e explique o que ele diz sobre aquele assunto.
  • Conclua: grupo acabou de explicar cada um dos textos, agora é sua vez de opinar e tentar chegar a uma conclusão sobre o tema tratado.
  • Mostre as fontes: coloque as referências bibliográficas caso pesquise em outros textos.


Essa atividade foi extraída da aula As três fases do Voleibol Brasileiro - amadorismo, romantismo e profissionalismo, do professor Marcelo Costa - Curitiba/PR. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 11/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: