Disciplina - Educação Física

Vivenciando os fundamentos básicos do Voleibol

Através de atividades práticas propiciar aos alunos a experimentação dos fundamentos básicos do voleibol: toque, saque, recepção de saque ou manchete, levantamento, cortada e bloqueio. Por em prática a atividade social e interação com os colegas durante situação de jogo, onde os grupos devem levar em consideração o jogo limpo (fair play). Mediar momentos em que as regras devem sejam seguidas de acordo com as normas oficiais e também propor situações em que as mesmas possam ser adaptadas em situações específicas.
 
1º - Exercícios de aquecimento
 
Exercícios de aquecimento preparam os músculos para executar esses movimentos explosivos e também podem ajudar a reduzir o risco de contusões. O aquecimento deve imitar o movimento que os atletas farão durante o jogo.
 
Aquecimento de ombros: esse movimento imita a cortada.
 
Posicione um jogador a cada 7 metros com uma bola de vôlei. Usando o movimento dos atletas de jogar com as mãos levantadas, pise com o pé que não arremessa e jogue a bola para o parceiro (preste atenção para o adequado mecanismo de arremesso).
 
Após 10 arremessos corretos, faça os jogadores ficarem 10 metros afastados.
 
Arremesso com as duas mãos acima da cabeça: Esse movimento imita o bloqueio.

Coloque um jogador a cada 7 metros e dê instruções para que eles façam 15 arremessos corretos. Os atletas devem observar mãos e cotovelos fechados no ponto de lançamento.
 
Aproximações sem a bola
 
Os jogadores devem começar na linha de ataque, correr até a rede para aproximação, recuar em direção da linha de ataque e repetir 10 vezes.
 
Treino de aquecimento de sete minutos
 
Os jogadores devem fazer o número de repetições possíveis. Trabalhe por 45 segundos - descanse 15 segundos enquanto vai para a próxima estação.
 
1. Pular corda (condicionamento aeróbico)
2. Triturações (músculos abdominais necessários para atacar)
3. Flexões (desenvolvem força nos braços para atacar e bloquear)
4. Sentar-se na parede (fortalece quadrângulos e tendões da perna necessários para pular)
5. Escorregar, mergulhar e retomar (escorregue diagonalmente 3 passos, mergulhe e retome)
6. Bloqueio 
7. Treino de ida e volta (coloque cones a cada 3 metros - o jogador desliza na direção do cone, ao redor dele e volta).
 
Atividade disponível em: http://www.gssi.com.br/artigo/86/volei-o-jogo-insuperavel acessado em 26/04/2012


Essa atividade foi extraída da aula As três fases do Voleibol Brasileiro - amadorismo, romantismo e profissionalismo do professor Marcelo Costa Curitiba/PR. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 11/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: