Disciplina - Educação Física

Padrões de Percepção diferentes entre os jogos

A intenção é de realizar dois jogos, o primeiro será competitivo e o segundo cooperativo. Ao término dos dois jogos a atividade prossegue com um debate crítico, onde o professor será o mediador, colocando em discussão através de um roteiro com perguntas norteadoras. Através dessa atividade o professor poderá verificar o que os alunos identificam como pontos positivos e negativos de cada um dos jogos (competitivos e cooperativos).

1ª Etapa:

Dança das cadeiras

Faz-se uma roda de cadeiras e outra de pessoas. Sendo que o número de cadeiras deve ser sempre um a menos. Toca-se uma música animada. Quando a música parar, todos devem sentar em alguma cadeira. Quem não conseguir sentar, é eliminado e tira-se mais uma cadeira. Ganha quem sentar na última cadeira.

2ª Etapa

Dança das cadeiras Cooperativas

Disponha as cadeiras como você faz no jogo tradicional das cadeiras. O segredo do jogo é não eliminar nenhum participante, só cadeiras, ou seja, a cada rodada, você retira uma cadeira e ainda assim todos deverão sentar-se, como puderem: no colo, no braço da cadeira, deitado sobre os colegas entre outros.  Neste jogo não há vencedores.

Realizado os jogos formar um círculo no chão ou nas cadeiras, e solicitar aos alunos que exponham suas considerações sobre cada jogo a partir de perguntas norteadoras, tais como:

Dança das cadeiras Dança das cadeiras Cooperativas
- qual era o objetivo do jogo?

- qual a sensação de ser eliminado?

- quem era o maior rival?

- qual o sentimento de ser o vencedor?

- qual era o clima do jogo?
- qual era o objetivo do jogo?

- quem era o maior rival?

- como eu me comportava com meu colega?

- qual era o clima do jogo?

- quem foi o grande vencedor?

Conclusão da atividade: ao término das atividades no pátio/quadra, sentar com os alunos e retomar todas as etapas realizadas. Para provocar um debate o professor pode fazer perguntas norteadoras sobre o tema, para que os alunos possam expor de maneira mais sistematizada e elabora, suas indagações socializando com a turma e com o professor.

Perguntas como:

- O que é melhor, jogar com o outro ou contra o outro?

- Quais os pontos positivos dos jogos cooperativos e dos jogos competitivos?

- A solidariedade pode ser desenvolvida em ambos os jogos? De qual forma?

Através dessa socialização com os alunos o professor pode fazer um diagnóstico se conseguiu atingir de forma satisfatória seus objetivos. Pois nessa conversa focando em todos os conteúdos trabalhados, o professor pode avaliar e retomar algum assunto que deixou em dúvidas alguns alunos e retomar o tema caso julgue necessário.


Essa atividade foi extraída da aula "Ganhar ou ajudar?", do professor Marcelo Costa Curitiba/PR. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 11/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: