Disciplina - Educação Física

Comissão Técnica / Atletas

Dividir a turma, de acordo com o número de alunos, em duas equipes, onde cada equipe será subdividida em mais duas, na qual metade deve iniciar a atividade como “atletas” de uma partida de voleibol e a outra metade como “comissão técnica”, analisando as situações do jogo taticamente e estatisticamente, com as fichas de Modelo de Escalte em mãos. Estipula-se um tempo e inverte-se as posições, para que todos alunos vivenciem as duas situações distintas. 
 
Exemplo de divisão:
 
  • Equipe A: divide-se em duas - atletas e comissão técnica.
  • Equipe B: divide-se em duas - atletas e comissão técnica.
 
Para realizarmos um grupo de controle é necessário que fiquem dispostos da seguinte forma:
  • Atletas: um time para cada lado.
  • Comissão técnica: metade dos alunos fica responsável por apenas uma equipe que esta jogando.
 
Ao inverter a posição, os atletas que estavam jogando passam a ser a comissão técnica dos alunos que os analisaram e assim sucessivamente.
 
Conclusão da atividade: Ao término do primeiro set, a comissão técnica deve mostrar os dados estatísticos analisados para seus atletas, apontando quais fundamentos foram satisfatórios e quais precisam de mais atenção, auxiliando, desse modo, na elaboração de estratégias para sua equipe. Após essa conversa entre a comissão técnica e os atletas,  inicia-se um novo set  e um novo escalte. Ao final do segundo jogo os alunos têm em mãos dois instrumentos de avaliação para serem comparados e analisados.
 
Sugestão: Solicitar a filmagem das partidas realizadas pelos alunos/atletas para que possa ser analisada posteriormente pelos alunos/comissão técnica, oportunizando mais uma estratégia de análise (observação e avaliação).


Essa atividade foi extraída da aula Escalte, scout, skout ou scalt?, do professor Marcelo Costa - Curitiba/PR. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 11/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.

Recomendar esta página via e-mail: