Disciplina - Educação Física

Brincadeiras de antigamente

Iniciar a aula fazendo o seguinte questionamento às crianças: Vocês sabem o que são jogos populares?

Neste momento, o professor deverá encaminhar a discussão no sentido de que a turma compreenda que jogos populares:

- são brincadeiras criadas pelas pessoas ao longo dos tempos de acordo com o modo de vida de cada grupo social;

- possuem o objetivo principal de diversão e por isso não tem regras fixas, ou seja, podemos mudar as regras de acordo com os interesses das pessoas envolvidas;

- fazem parte da nossa cultura e passam de geração para geração.

Em seguida o professor(a) poderá levantar um segundo questionamento: Será que as brincadeiras de antigamente são as mesmas que vocês conhecem e brincam hoje? Ou são diferentes? E por quê?

A ideia aqui é propiciar às crianças uma reflexão sobre as características de vida das pessoas no passado (lugar onde moravam, os níveis de violência, a quantidade de espaços livres nas cidades possíveis de se brincar etc.), qur as formas de brincar eram criadas de acordo com as característica e necessidades da época. O professor(a) poderá, ainda, destacar que apesar das características de vida das pessoas de hoje em dia serem diferentes, é importante conhecermos e aprendermos as brincadeiras de “antigamente”, pois são divertidas, e assim poderemos ensinar a outras crianças, o que contribuirá para que essas brincadeiras não desapareçam.


Essa atividade foi extraída da aula "Brincadeiras de antigamente", da professora Adriane Silva Tomaz - Rio de Janeiro/RJ. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 11/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.

Recomendar esta página via e-mail: