Disciplina - Educação Física

Futebol de 4 Quadrados

Duração: Aproximadamente 40 minutos

Recursos: 2 bolas de futebol e fita crepe

Descrição: Professor(a) faça uma marcação horizontal, dividindo a quadra em quatro partes. Proponha a divisão de dois times com 12 componentes cada. Cada time se dividirá em 4 trios, sendo 2 trios no campo de defesa e 2 trios no campo de ataque. Nos seus respectivos campos, a defesa e o ataque de cada trio ocuparão um quadrado. Dado o início da partida, os trios da defesa tentarão passar a bola para o trio do ataque, sem sair de seus respectivos quadrados. Os trios do ataque tentarão finalizar em gol. Quando isso acontecer, o trio da defesa irá trocar de lugar com os componentes do seu time correspondente ao trio que está no quadrado da frente que finalizou no gol. Por exemplo, se o trio de ataque que está no quadrado 4 (ataque) fizer o gol, ele troca com o trio que está no quadrado 2 (defesa). O mesmo é válido para a outra equipe. O jogo fica mais dinâmico quando é utilizada 2 bolas de futebol. Nesse caso, passes em diagonais (trio 2 para trio 3 ou trio 4 para trio 1) não são permitidos.

Possibilidades de ampliação:

  • Quanto ao espaço:  Peça para os(as) alunos explorarem os espaços, ora utilizando as marcações da quadra ora colocando obstáculos com cones, pratos demarcatórios etc. O(A) professor(a) poderá propor o desenho de um círculo em volta do cone. O círculo demarcará a zona proibida de ser invadida.
  • Quanto ao corpo do colega:  Os(As) alunos(as) podem criar jogadas em que a participação do colega seja essencial para seu êxito. Os(As) alunos(as) podem dar as mãos para proteger os cones, possibilitando interações entre os(as) alunos(as).
  • Quanto ao material: Aumente o desafio colocando bolas de basquete na ponta do cone. Ainda nesta atividade, utilize bolas de outras modalidades esportivas. Pode-se também aumentar o número de bolas.
 

Essa atividade foi extraída da aula Futebol de 4 Quadrados, do professor Túlio Campos - Belo Horizonte/MG. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 12/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.



Recomendar esta página via e-mail: