Disciplina - Educação Física

Kung Fu

Kung Fu é uma expressão antiga que, genericamente, no dialeto cantonês, significava "tempo e esforço desprendido numa atividade" ou "grau de perfeição alcançado em qualquer área de atuação", ou ainda "conhecimento profundo de um assunto". Na década de 70 essa expressão cantonesa, utilizada para caracterizar as artes marciais chinesas, ficou mundialmente conhecida através dos filmes de artes marciais. Entretanto, a expressão gramaticamente correta para designar arte marcial é Wushu, originária do mandarim (vale lembrar que, após 1945, Mao Tse Tung designou o mandarim como língua oficial chinesa).

Alguém poderia perguntar: "por que, então, foi escolhida a palavra 'Kung Fu', e não 'Kuoshu' ou 'Wushu', para representar a arte marcial?" Muito simples: os primeiros imigrantes chineses eram de Cantão, uma região ao sul da china e litorânea (como santos, por exemplo). O acesso ao mar, para estes imigrantes, era mais fácil que para outras regiões da China. Estas pessoas espalharam-se por todo o mundo: Europa, África , Oceania e Américas, para tentar ganhar a vida e ter melhores condições de sobrevivência do que as que possuíam em seu país de origem. Só eles mesmos compreendiam o idioma chinês, pois era um idioma complicado. Em sua vida diária, sempre reservavam um tempo de lazer, para treinar os movimentos e exercícios de lutas que aprenderam na China. Por outras vezes, eram perseguidos, por serem de origem oriental, e provocados para brigas. Com uma estrutura geralmente franzina, na maioria das vezes, ganhavam lutas com homens maiores do que eles.

Evidentemente, isso causava surpresa aos habitantes locais de qualquer país. Que técnica era essa que um homem tão pequenino podia derrotar, com facilidade, qualquer grandalhão? Na sua curiosidade, as pessoas indagavam os chineses como se chamava essa técnica, essa "coisa estranha" que eles dominavam tão bem. Aí começava a confusão de idiomas. Os chineses queriam explicar que, para saber tais movimentos, era necessário treinar muito, era preciso dedicar algumas horas por dia a essas técnicas, enfim, que era um trabalho árduo conseguir tal condição física para luta. Então, como não tinham o vocabulário suficiente para conversar, respondiam simplesmente "é Kung Fu" (o que significava: "trabalho intenso para ficar bom nisso, ou simplesmente saber fazer"). Por outro lado, as pessoas passaram a interpretar que aqueles chineses cantoneses, praticavam uma luta de nome Kung Fu. Portanto, foi graças àqueles primeiros imigrantes do sul da china que o nome Kung Fu se espalhou pelo mundo.

Este conteúdo foi acessado em 15/01/2010 do sítio: Federação de Kung Fu do Estado do Rio de JANEIRO-FKFERJ
Todas as modificações posteriores são de responsabilidade do autor original da matéria.


Recomendar esta página via e-mail: