Disciplina - Educação Física

Taekwondo

Taekwondo é o atual nome da Arte Marcial que vem mantendo sua existência independente e peculiar na Coréia por um espaço de mais de vinte mil anos. O propósito principal do Taekwondo é defender e atacar o inimigo como meio de defesa própria usando livremente as mãos.

Traduzindo literalmente do coreano:
  • TAE: significa saltar, voar, esmagar com os pés;
  • KWON: significa bater ou destruir com as mãos;
  • DO: significa o caminho, a arte, o método, a filosofia.
O Caminho dos pés e das mãos, TAEKWONDO. Grão Mestre Kun Mo Bang ainda sugere um outro significado, baseado na essência desta arte marcial: Taekwondo a arte que treina a mente através do corpo em busca da perfeição!

Todas as atividades do Taekwondo estão baseadas em táticas defensivas, pois este esporte nacional se desenrola como defesa própria contra o ataque inimigo. Cada movimento do Taekwondo é desenhado cientificamente com um propósito específico de desenvolver a crença de que o sucesso é possível a cada um. A constante repetição ensina a paciência e a resolução de transpor obstáculos. O tremendo poder mente/corpo desenvolve a autoconfiança para enfrentar qualquer adversário em qualquer lugar e qualquer situação. Nos tempos antigos, a vida social causava uma carência de forças físicas e agilidade corporal de toda gente.

Por isso quando chegava a velhice, às vezes, os corpos se faziam demasiados caducos. Pois o Taekwondo assegurava boa saúde, beleza física, agilidade e serenidade mental de quem o praticava.

Os exercícios do Taekwondo mantêm confiança em si mesmo, não só a força física, mas também a disciplina mental, porque são desenroladas técnicas superiores para defesa pessoal, usando seu corpo inteiro. Para o praticante de Taekwondo seu corpo inteiro é uma arma; é capaz de atacar e defender facilmente qualquer agressor com as mãos, punhos, cotovelos, joelhos, pés ou qualquer parte do seu corpo.

O mais importante é que este esporte nacional no solo, serve como uma arte marcial superior de defesa própria, sendo que oferece notavelmente bom sentido ao seu praticante, pois o que tem confiança e si mesmo se mostra extraordinariamente generoso com os outros, não teme a seu adversário de maneira nenhuma, porque não abusa jamais de sua força que tem, para atacar injustamente o outro, porque já obteve uma atitude mental de modéstia, através da prática do Taekwondo. Em conclusão, as virtudes de modéstia e generosidade estão fundamentalmente baseadas na confiança em si mesmo.

Tal confiança em si mesmo, física e mentalmente é benéfica à sua vida pessoal, à sua família e à sua vivência dentro da nação. A “forma” do Taekwondo compreende várias posturas, cada qual, tem uma característica peculiar, que está, estritamente relacionada com outras. A “Forma” consiste em umas vinte e quatro posturas interconectadas. Bloqueio, golpe, pontapés sob as formas mais freqüentes usadas no Taekwondo e todas estas se mantêm em obras precisamente com as mãos, pés, punhos, segundo as partes mais vitais do adversário a quem ataca e, portanto se toma postura lateral, postura de gato ou postura de cavalgada, entre muitas outras, segundo requer as circunstâncias.

Taekwondo tem dois estilos de competição. Competição de estilo livre em que se pode usar livremente as técnicas adquiridas no ataque ou defesa e a competição previamente regulamentada em que os competidores têm que respeitar o acordo já tomado para a prática ou demonstração. Os competidores têm que dominar o curso de competição previamente regrada e assim poderão apresentar-se nas competições de estilo livre.

O combate ensina a humildade, coragem, vigilância, espírito imbatível, faculdade de adaptação e autocontrole. As posições próprias ensinam a flexibilidade, equilíbrio e coordenação de movimentos, enquanto que os exercícios fundamentais ajudam a desenvolver a precisão e ensinam, princípios e objetivos.

O Taekwondo está composto de três elementos: Forma (POOMSAE), competição (KYORUGI) e Rompimento (KYOKPA). Taekwondo requer uma grandiosa concentração mental, coisa que nos permite produzir uma força quase incrível. Assim o Taekwondo oferece uma auto disciplina severa ao mesmo tempo que um espírito de cooperação e mútuo respeito. Para os adeptos dessa arte o Taekwondo representa mais que o mero uso físico de movimentos hábeis, implica também, um modo particular de vida e de disciplina auto-imposta, bem como um moral são e um ideal nobre. Os movimentos do Taekwondo conjugados com o espírito se transformam em belos movimentos, pois possuem velocidade, equilíbrio, flexibilidade e ritmo envolvendo destreza no emprego dos pés e das mãos para a rápida imobilização do oponente.

História do Taekwondo

Os primórdios das artes marciais podem traçar o passado da história do homem. Antes do início das primeiras civilizações, os seres humanos tiveram que aprender a usar suas mãos e pernas em defesa da própria sobrevivência. (Flávio S. Joo Bang)

Pode-se dizer que há mais de 3 milênios o povo coreano começava a praticar artes marciais. Ching Heung, o vigésimo quarto rei da Dinastia Silla, teria sido o primeiro monarca a treinar seu corpo de oficiais de elite no Hwa Rang Do, arte de combate livre. Aqueles jovens aristocratas guerreiros treinavam ferozmente sobre montanhas e gelados rios até a época da união da península coreana.

O Soo Bak, forma primitiva de Taekwondo, eventualmente ganhou fama durante as Dinastias de Silla e Koguryo por seus movimentos similares ao Taekyon e ao Jujitsu. Alguns historiadores acreditam que muitas formas de combate orientais, incluindo a concepção espiritual da arte, tenham se desenvolvido na Coréia segundo o Hwa Rang Do. Essas novas formas, chamadas de Soo Bak Gi, teriam sido apresentadas na China como Kwon Bup e no Japão como Karatê.

Durante a Dinastia Koryo ( 918 - 1392 ), vinte e cinco posturas estavam sendo desenvolvidos por mestres de Soo Bak Gi, movimentos esses similares ao Taekwondo moderno, pelo que se pode ver através de estátuas e gravuras antigas encontradas na Coréia. Após o fim da Dinastia Koryo, o Soo Bak Gi começou a declinar e continuou declinando até o final da Dinastia Yi.

Quando a Coréia sofreu o domínio japonês, ficou proibida a prática de suas artes marciais. Mesmo assim, Song Duk Ki e Han Il Dong, dedicados praticantes, conseguiram manter entre o povo coreano a tradição do Tae Do ou Taekyon durante esse negro período.

Em 1945, finalmente liberta, a Coréia pôde ver seus velhos mestres abrirem várias escolas sob os mais diversos nomes: Kong Soo Do, Soo Bak Do, Tang Soo Do e outros. O General Choi Hong Hi começou então a ensinar artes marciais para alguns militares e chegou a dar uma demonstração, em 1952, para o presidente coreano Rhee que, vivamente impressionado, ordenou a todos os seus soldados que treinassem o sistema.
Em 1955, os diversos estilos coreanos (Kwans de Taekyon) fundiram-se em um só que veio a ser chamado de Tae Soo Do e finalmente Taekwondo.

Em 1966 o General Choi Hong Hi cria a International Taekwondo Federation, ITF. Em 1975 termina o desenvolvimento dos Hyongs (Poomsae, Tuls) da nova arte.

Em 25 de janeiro de 1971, é eleito para presidente da Korea Taekwondo Association, KTA, o Sr. Un Yong Kim. Devido a problemas internos, o General Choi, transfere a sede da ITF para Montreal, Canadá, em 1973. Foi criada então a The World Taekwondo Federation, WTF, com a finalidade de reorganizar a arte e buscar seu reconhecimento mundial. Assume a presidência da entidade, eleito por unanimidade, o Sr. Um Yong Kim. Ainda em 1973 acontece o primeiro campeonato mundial de Taekwondo, com a participação de 200 atletas e 22 países. Foi um passo decisivo para a divulgação mundo afora. O Taekwondo tomava o restante da Ásia em 1974, a Europa e Oriente Médio em 1976, e em 1978 já era disputado em Jogos Pan-americanos. Em 1979 chegava a África.

Este conteúdo foi acessado em 15/01/2010 no site da Confederação Brasileira de Taekwondo. Todas as modificações posteriores são de responsabilidade do autor da matéria.
Recomendar esta página via e-mail: