Disciplina - Educação Física

Dança de Rua

As primeiras manifestações surgiram na época da grande crise econômica dos EUA, em 1929, quando os músicos e dançarinos que trabalhavam nos cabarés ficaram desempregados e foram para as ruas fazer seus shows. Em 1967, o cantor James Brown lançou essa dança por meio do Funk. O Break, uma das vertentes do Street Dance, explodiu nos EUA em 1981 e se expandiu mundialmente, sendo que, no Brasil, devido à sua cultura, os dançarinos incorporaram novos elementos de dança. Em janeiro de 1991 foi criado na cidade de Santos, o primeiro curso de “Dança de Rua” no Brasil, idealizado e introduzido pelo coreógrafo e bailarino Marcelo Cirino, baseado em trabalho prático e de pesquisa, desde 1982. O curso virou projeto e para alguns “religião”, sempre com o apoio da Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Santos. Hoje sua repercussão mundial retrata o reconhecimento do trabalho e não um simples modismo.

A História do Hip Hop O Rap O Graffit

A História do Hip Hop


A cultura Hip Hop é formada pelos seguintes elementos: o rap, o graffiti e o break.

  • Rap: rhythm and poetry, ou seja, ritmo e poesia, que é a expressão musical-verbal da cultura.

  • Graffiti: que representa a arte plástica, expressa por desenhos coloridos feitos por grafiteiros, nas ruas das cidades espalhadas pelo mundo.

  • Break dance: que representa a dança.
Os três elementos juntos compõem a cultura hip hop, que muitos dizem que é a "CNN da periferia", ou seja, que o hip hop seria a única forma da periferia, dos guetos expressarem suas dificuldades, suas necessidades de classes excluídas. O termo hip hop, dizem, foi criado em meados de 1968 por Afrika Bambaataa. Ele teria se inspirado em dois movimentos cíclicos, ou seja, um deles estava na forma pela qual se transmitia a cultura dos guetos americanos, a outra estava justamente na forma de dançar popular na época, que era saltar (hop) movimentando os quadris (hip). Em meados dos anos 70, no Bronx, cidade de Nova Iorque, só existiam dois bons deejays conhecidos que eram Kool D.J. Herc e Kool Dee. Kool D.J. Herc foi o maior e mais seguido de todos os D.Js. do Bronx. De qualquer modo, em meados dos anos 70 outro jovem D.J. que foi inspirado por kool D.J. Herc, Kool D.J. Dee, Disco King Mario, começou a aparecer e a crescer no cenário da música B.Beat chamado Afrika Bambaataa. Ele tinha algo de grandioso da música B.Beat de Kool Herc, e começou a trazer novos discos que faziam as pessoas dançarem como trovões, decidindo-se chamá-lo de ZULU NATION. Nos próximos anos, Bambaataa seria o responsável por várias gírias no movimento. Nesta mesma época apareceu outro D.J. com o nome de Grand Máster Flash, que ajudou a reformular o jeito de rimar em cima dos Break Beats. Não foram Sugarhill Gang, D.J. Hollywood ou Eddie Chebba e Kurts Blow que começaram a rimar em cima dessas batidas, mas Grand Máster Flash, Mele Mel, Kid Creole e Keith Cowbow que começaram o fenômeno das rimas. Se existem responsáveis pela criação da música Break Beat foram Kool D.J. Herc, Afrika Bambaataa e Grand Master Flash. Os que vieram depois só ajudaram a construir o que chamamos de HIP HOP.

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O Rap


Como já disse anteriormente, rap quer dizer ritmo e poesia. Ao contrário de que muitos pensam e dizem por aí, o rap foi criado na Jamaica e não nos Estados Unidos. Por volta de 1960, existia, na Jamaica, os "sound systems" muitos populares na ilha, pois sem dinheiro a população dos guetos ia para as ruas e escutava músicas nesses "sound systems" que eram, na época, algo como hoje são os trios elétricos, só que em escalas bem, bem menores. Então, com as músicas com ritmos jamaicanos rolando, os "toaster", que eram como os mc's (mestre de cerimônias de hoje) ficavam falando frases e discursos sobre as carências da população, os problemas econômicos, a violência nas favelas, enfim, sobre a dificuldade em geral da classe baixa dos guetos. A ida dessa nova forma de música para América aconteceu no início de 1970, pois vários jamaicanos tiveram que deixar a ilha do Caribe e emigrar para a América por problemas econômicos e políticos. O dj Kool Herc foi para os USA e desembarcou em Nova Iorque, trazendo na bagagem toda a experiência naquele ritmo dos guetos da Jamaica. Dessa maneira, com a divulgação do novo estilo de se fazer música até então, desconhecido por lá, começou a surgir grupos de rap por todo gueto de NY. Quanto ao primeiro registro fonográfico de rap, há divergências entre os estudiosos, alguns dizem que foi o grupo "Sugar Hill Gang" que gravou o 1º registro em vinil para o grande público, outros que foi o grupo "Fatback" com a célebre "King Tim Ill", por volta de 1978.
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O Graffiti


Sobre o graffiti não há uma citação na história do hip hop onde este teve início, ou de que forma foram criadas letras e formas de se desenhar, mas há quem diga que ele foi o primeiro elemento a ser formado. Naquela época, gangues disputavam demarcando becos, muros e trens com seus nomes. Aos poucos, a demarcação foi deixando espaço para uma verdadeira e nova forma de expressão artística, na qual garotos com seus elementos futuristas ditavam novos estilos com o bico do ‘spray’ (nuts). A influência latina é muito forte em muitos trabalhos, pois os maiores artistas vêm de países como Colômbia, Porto Rico e Bolívia. Dos vários artistas do graffiti mundial podemos citar Ramon Herrera, Lee Quiñones, Miguel"paco paco"Ramirez, Sandra "lady pink" Fabara, Futura, entre vários outros.
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Referência:


Este conteúdo foi acessado em 06/01/2010 do sítio: dancaderua.com.br

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