Disciplina - Educação Física

Futsac


História do Futsac


Durante toda a História da humanidade, a vontade de chutar pedras e outros objetos levaram ao desenvolvimento recente de muitas atividades envolvendo chutes e exercícios com uma bola. Jogos de bola são predominantemente recordados em todas as tradições históricas do globo terrestre.

Documentos evidenciam que uma das formas mais antigas de jogos do gênero têm origem na China, em um manual militar escrito em 474 a.C. Ele descreve uma prática conhecida como Cuju, na qual o praticante chuta uma bola de couro por um pequeno orifício distante 10 metros. Segundo a FIFA o Cuju é a forma mais antiga de futebol conhecida.

Outro jogo de bola asiático, que pode ter sido influenciado pelo Cuju, é o Kemari. Este é conhecido por ter sido jogado pela corte imperial japonesa em Kyoto. No Kemari um grupo de pessoas fica em círculo e chuta uma bola tentando não deixar essa bola cair no chão.

Outro jogo muito interessante que pode ser considerado o avô dos jogos de bola é o Chinlone, uma combinação de esporte, dança e jogo coletivo. Um esporte tradicional de Mianmar, que em sua essência não é competitivo, como demanda a maioria dos esportes envolvendo bolas. Seu foco não está em ganhar ou perder e sim na beleza do jogo em si. A bola é feita de bambu e um grupo de seis pessoas passam a bola com os pés e os joelhos enquanto caminham em círculo. Uma pessoa fica no centro criando uma espécie de dança enquanto chuta a bola, e os outros jogadores dão suporte para quem está no meio.

O Chinlone pertence à família dos jogos de bola antigos do mundo, e é similar aos jogos sul-asiáticos, conhecidos como Takraw na Tailândia, Sepak-Raga na Malásia, Singapura e Indonésia, Sipa nas Filipinas, Kator no Laos e Cau no Vietnam.

Uma variação competitiva jogada sobre uma rede, como no futevôlei, chamada Sepak Takraw foi desenvolvida na Malásia nos anos 40. Hoje o Sepak Takraw, embora desconhecido de grande parte dos brasileiros, é difundido no Norte do país, tendo um polo muito forte o estado do Pará.

No Tibete existem testemunhos de jogos envolvendo bolas na qual os jogadores não podiam deixá-la cair no chão. São relatadas experiências de extrema meditação enquanto a bola é passada de uma pessoa para outra, entrando inclusive em estados de levitação por parte dos jogadores.

Recentemente, em 1972 foi inventado nos EUA o Hacky Sack, ensinado por um indígena à dois amigos, que depois profissionalizou-se com o nome de Footbag, esporte que consiste em chutar uma bolinha de pequenas dimensões fazendo malabarismos com os pés. Existe uma Associação brasileira e uma Federação Internacional do footbag.

Bebendo diretamente do Footbag, com Chinlone, uma pitada de Sepak Takraw, adicionando a paixão e ginga do Futebol brasileiro, junto com toda a filosofia Zen tibetana e o estilo de vida saudável que o esporte carrega em si, surge o Futsac, um esporte inovador e empolgante, que está pronto para agregar a cada dia mais adeptos e simpatizantes.
 ícone para voltar o topo

Como jogar Futsac

  • Círculo recreativo: essa modalidade é a mais indicada para os iniciantes no esporte. Em círculos formados de 3 a 5 pessoas, o praticante aprimora suas técnicas e adquire noções básicas de controle e domínio do futsac.
As regras são feitas pelo próprio grupo - sempre com o enfoque na camaradagem e no espírito de equipe - ou seja, pode limitar-se o número de toques por jogador, criar uma sequência para aprimoramento das técnicas e ganho de velocidade e ainda executar as principais manobras antes de enviar o futsac para outra pessoa do grupo.

Existem apenas três regras básicas que devem ser mantidas:

  1. Você não pode usar as mãos.
  2. Você não pode dizer "desculpe".
  3. O futsac deve ser jogado em grupo.
  • 3 pessoas: com a formação de um triângulo, um jogador toca o futsac para o outro, podendo ou não manter uma ordem na direção do futsac.
  • 4 pessoas: formando um quadrado, os jogadores tocam o futsac na diagonal ou diretamente para um dos companheiros ao seu lado.
  • 5 pessoas: com a formação de um pentágono, os jogadores podem jogar o futsac para o segundo companheiro ao seu lado e assim, sucessivamente, quando o futsac passar por todos os atletas formará o desenho de uma estrela imaginaria. Esta modalidade desenvolve uma capacidade técnica no jogador, que será capaz de, mesmo antes de tocar no futsac, já saber para quem irá tocá-lo, antecipando o movimento antes mesmo de realizá-lo. Coordenação motora e pensamento antecipado: essa técnica é muito eficaz no futebol, uma vez que, com essas habilidades, desenvolvidas com a prática do futsac, o jogador saberá para quem deve tocar a bola em campo, surpreendendo o adversário e quebrando o esquema tático de marcação.
  • Círculo aleatório: esta modalidade trás para a prática do Futsac as características de uma boa roda de amigos, onde ninguém tem preferência e a diversão é um bem de todos. Como chegar nisso? Vamos lá!!!
O mais importante, você já tem: seus amigos. Junte-os e ponha o futsac em movimento, chute-o para cima e dê inicio a grande diversão. Não seja "fominha", deixe que todos toquem no futsac, mesmo que pareça algo sem objetivo e continue. Tente fazer manobras e toques inesperados que vão deixar seus amigos impressionados. Mesmo que ela caia no chão, não desanime: o desafio é vencer a lei da gravidade e não deixar o futsac cair no chão.

O Futsac é praticado numa quadra com 5 m de comprimento por 10 m de largura, divididos em dois lados separados por uma rede com 1,5 m de altura.

No Futsac, as regras permitem ao jogador ter um maior domínio, barbarizando com jogadas cabulosas e improvisações.

É possível praticar o Futsac na modalidade Duplas e Individual.



Este conteúdo foi acessado em 08/01/2010 do sítio: www.footsack.com.br Todas as modificações posteriores são de responsabilidade do autor da matéria.

ícone para voltar o topo
Voltar ao topo
Recomendar esta página via e-mail: