Disciplina - Educação Física

Aponte o que ouviu

Material: quadro-negro ou papel pardo, giz ou pincel atômico.

Formação: os participantes deverão sentar-se em círculo.

Desenvolvimento: obedecendo uma determinação do professor, um deles aponta para uma parte de seu corpo, afirmando entretanto, ser outra. Por exemplo: Aponta para o nariz e afirma: "Este é meu umbigo" . O seguinte, imediatamente, deve colocar a mão sobre a parte de seu corpo que ouviu e não na que viu; no caso, colocar a mão no umbigo e afirmar, por exemplo, "Este é meu cabelo". Caberá ao seguinte colocar as mãos sobre seus cabelos e fazer uma afirmação, indicando outra parte do corpo, e assim sucessivamente. O professor, para estimular o acerto de todo o grupo, poderá estabelecer que a vitória será sua quando alguém errar e que o grupo será vencedor se todos acertarem. A tendência natural do participante, premido pela urgência de sua resposta, é apontar o que viu e não o que ouviu, atrapalhando-se na hora de apresentar sua indicação. O participante que errar, deve dirigir-se ao quadro-negro e desenhar uma parte do corpo humano. O seguinte a cometer erro deverá continuar o desenho, acrescentando mais uma parte (como o jogo da forca).

Observações: o jogo tem como objetivos:

  • desenvolver na criança a atenção para "o ouvir"
  • conhecer as partes do corpo, nomeando-as
  • levar a criança a reconhecer no outro, as partes do corpo, identificando-as no seu próprio corpo


Este conteúdo foi acessado em 13/01/2010 do sítio: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Todas as modificações posteriores são de responsabilidade do autor original da matéria.

Recomendar esta página via e-mail: