Disciplina - Educação Física

Kendô: O caminho da Espada

O conceito principal do Kendô é disciplinar a caráter através da aplicação dos princípios da Katana (espada).

Kendô literamente significa "caminho da espada" em japonês. É a arte da tradicional esgrima japonesa que foi desenvolvida pelos Samurais, tendo as suas origens nas diversas técnicas de luta com espada refinadas por centenas de anos de combate e estudo, o Kenjutsu. O Kendô lida com as habilidades físicas e mentais necessárias para o confronto. O objetivo do Kendô não é apenas desenvolver a habilidade física de luta, mas também os aspectos morais e espirituais que podem eventualmente serem aplicadas na vida real. No Japão, é uma das mais disseminadas artes marciais, mas é também popular nos Estados Unidos, Coréia, Europa e também no Brasil, que tem a honra de ter alguns dos melhores Kendocas do mundo.

É difícil dizer com certeza quando e como o Kendô surgiu, pois a arte não foi criada ou desenvolvida por uma só pessoa ou mesmo um grupo de pessoas: o Kendô foi desenvolvido ao longo de vários séculos derivado de técnicas usadas em combates reais com espadas.

A espada foi introduzida no Japão vinda do continente por volta do século 2 A.C. Nessa época, a catapulta e o arco eram as armas mais usadas, enquanto a espada era originalmente um mero objeto ritualístico, mais indicativo da autoridade do seu dono do que uma arma. Entretanto, gradualmente, a espada começou a ser usada em conflitos militares durante o curso da unificação nacional. Por volta dos séculos 7-8, a espada começou a ser forjada domesticamente.

Após o século 9, ao mesmo tempo em que a classe social dos Bushi foi criada, o protótipo da Nihon-to (a espada japonesa) surgiu. Várias técnicas de luta e de forja foram criadas nessa época, mas nos campos de batalha espadas longas e lanças eram as principais armas até o começo do século 14.

Os anos do século 14 foram repletas de guerras civis, e foi nessa época que as escolas de Kenjutsu (literalmente "arte da espada"), surgiram. Estas escolas foram criadas por diversos mestres espadachins, e cada uma tinha seu estilo único, dependendo do seu fundador. Ao longo dos anos, as guerras foram se extinguindo e tempos mais pacíficos surgiram, e assim se colocou mais ênfase nos aspectos espirituais da prática do Kenjutsu.

Estes aspectos morais e sociais vieram do Zen Budismo e do Bushido (o caminho do guerreiro), que tinham as suas idéias principais baseadas no Confuncionismo. Uma vez que os guerreiros samurais eram a única classe que tinha permissão para carregar uma espada, dominar essa arma era indispensável para qualquer samurai de respeito. De fato, a espada era considerada literalmente o espírito do Bushi.

Durante a segunda metade do século 18, os primeiro equipamentos de proteção foram criados. A criação desses equipamentos e o uso da Shinai (espada de bambú) tiveram um papel importante na evolução da prática do Kenjutsu. Nos últimos dias do Xogunato Tokugawa, o sentimento nacionalista estava crescendo, e Kenjutsu ficou popular mesmo entre os cidadãos não-bushi.

Depois que o governo do Xogunato foi abolido em 1867, o Japão moderno foi criado e a classe dos Bushi foi extinta, assim como o direito de portar uma espada. Como resultado, a prática do Kenjutsu temporariamente declinou, mas ao suprimir uma rebelião que aconteceu em 1877 policiais que sabiam kenjutsu foram altamente respeitados. Ao mesmo tempo, havia uma necessidade proeminente de se incentivar o nacinalismo para se criar uma nação rica e com força militar que pudesse competir com os outros países do mundo.

A prática do Kenjutsu foi reconsiderada. Em 1879, o departamento de polícia de Tóquio começou a ministrar aulas de Kenjutsu para seus oficiais, e em 1879 o Dai Nippon Butoku Kai foi formado como uma organização voltada à todas as artes marciais. Entretanto, a popularização do Kenjutsu demandava uma forma universal, algo que pudesse incluir e integrar todas as escolas de kenjutsu. Em 1912, após uma longa deliberação entre os mestres de várias escolas de Kenjutsu, um novo sistema de Kenjutsu que transcendia as escolas existentes foi criado. Este foi o nascimento do Kendô.

Deste então, o Kendô oficialmente tornou-se parte do currículo de Educação Física, de início apenas no colegial, mas mais tarde no ensino primário também. Como resultado, o Kendô ganhou popularidade, e torneios foram realizados por todo o Japão.

Depois da Segunda Guerra Mundial, o Kendô sofreu um grande revés, por ter sido banido pelas forças de ocupação americanas, e foi oficialmente banido. Em 1957, graças ao esforço de diversos entusiastas do Kendô, o esporte foi reestabelecido, e no mesmo ano, a Federação Nacional de Kendô do Japão foi fundada. Kendô voltou a ser um esporte nacionalmente popular, mas agora como uma arte marcial voltada principalmente para o desenvolvimento da mente e do corpo, com o propósito de melhorar a vida através da espada, ao invés de tirá-la.

Com a criação da da Federação Internacional de Kendô em 1970, Kendô se tornou popular mesmo fora do Japão. Países como Canadá, Brasil, Inglaterra, França, Alemanha, Coréia, Estados Unidos e muitos outros começaram a praticar Kendo, e muitas federações foram criadas como consequência do aumento do número de interessados. O Kendô moderno é o resultado de muitas mudanças e aperfeiçoamentos, de uma arte puramente voltada à luta até chegar à uma arte marcial nobre e interessante.

O conceito do Kendô

O conceito principal do Kendô é disciplinar a caráter através da aplicação dos princípios da Katana (espada).

Os propósitos da prática do Kendô: moldar a mente e o corpo, cultivar um espírito vigoroso,e, através do treino correto e rígido, ter o objetivo a melhoria da sua habilidade na arte do Kendô, estimar a cortesia e a honra, relacionar-se com os outros com sinceridade e sempre buscar o cultivo de si mesmo.

Isto vai permitir que ele seja capaz de: amar o seu país e sua sociedade, contribuir para a preservação da sua cultura, e promover a paz e a prosperidade entre todas as pessoas.
("O Conceito do Kendo" foi estabelecido pela All Japan Kendo Federation em 1975.)

Este conteúdo foi acessado em 15/01/2010 do sítio: kendo.org.br
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