Disciplina - Educação Física

Tchoukball

História do Tchoukball

O tchoukball nasceu das reflexões e pesquisas do Doutor Hermann Brandt, um eminente médico suíço, nascido na cidade de Genebra, que durante toda sua carreira cuidou de inúmeros atletas que se contundiam na prática de esporte. Os estudos do Dr. Brandt sobre Tchoukball começaram no início dos anos 60 e resultou de uma pesquisa crítica e científica dos esportes de equipe mais populares.

A partir de seus estudos, o Dr. Brandt constatou que as lesões ou os traumatismos dos atletas eram decorrentes de movimentos inadequados à fisiologia do indivíduo e às numerosas formas de agressões presentes em alguns esportes. Sua análise reforçou esta inquietude quanto ao valor educativo dos esportes modernos que, segundo ele, não podem fundamentar-se na fabricação sistemática de campeões, mais sim "contribuir na edificação de uma sociedade humana viável" (BRANDT, H. Etude scientifique des sports d'équipe - Le Tchouk-Ball, le sport de demain. Genève: Editions Roulet, 1971).

Assim, a partir dessa constatação, o Dr. Brandt criou um novo jogo, o Tchoukball, o qual expõe na obra Estudo Científico dos esportes de equipe. Este esporte apresenta-se como uma mistura da Pelota Basca, de Handebol e do Voleibol. Trata-se de um esporte de equipe que se joga com uma bola e duas superfícies de remissão (quadros) e caracteriza-se pela eliminação de todas as formas de agressões corporais entre os adversários.

Pelo seu caráter lúdico, o Tchoukball é conhecido por incitar cada individuo a praticá-lo independentemente da sua idade, sexo ou capacidade atlética.

Como é jogado o Tchoukball

Para jogar Tchoukball é necessário de 02 quadros de remissão oficiais do Tchoukball e 01 bola Estelle handebol.

O jogo desenrola-se seja sobre um terreno de 40x20 metros, com duas equipes de 09 jogadores, seja sobre um terreno de 30x15 metros, com duas equipes de 06 ou 07 jogadores.

Os quadros de remissão deverão estar disponíveis um em cada extremidade do terreno de jogo e cercado por uma área frontal, ou zona proibida, em forma de um meio círculo de 3 m de raio.  Ambos os quadros poderão ser usados pelas duas equipes para efeito de finalizações, uma vez que no Tchoukball não existe um campo determinado para cada equipe.

A equipe que possui a bola dispõe de três passes, no máximo, antes de arremessar a bola sobre um dos quadros de remissão. A outra equipe deve se colocar de maneira adequada para poder recuperar a bola antes que ela entre em contato com o solo após ela ser ricocheteada pelo quadro de remissão. Durante toda a partida os jogadores de ambas às equipes não têm o direito de se constranger ou interceptar a bola no ato de suas ações respectivas, sejam de ataque ou defesa.

Os pontos: Um jogador marca ponto para sua equipe se ele arremessar a bola sobre o quadro de remissão de maneira tal que seja impossível para o adversário fazer o rebote antes da bola cair no chão.


Regras

Um jogador dá o ponto para equipe adversária se:

  • errar o quadro no momento do arremesso;
  • fazer a bola cair fora do terreno de jogo após a finalização;
  • finalizar e a bola no seu retorno do quadro de remissão rebater sobre ele mesmo;
  • finalizar erradamente fazendo a bola cair dentro da zona proibida (área), antes ou depois do arremesso.

As faltas:

Um jogador comete falta quando:
  • desloca-se driblando com a bola no chão ou no ar;
  • efetua mais de 03 passes com a posse da bola;
  • joga com os membros inferiores, isto é, abaixo do nível da cintura;
  • faz o quarto passe em favor de sua equipe;
  • entra em contato com o solo fora dos limites do terreno de jogo ou da zona proibida (área) de posse da bola;
  • deixa a bola cair no ato de um passe ou recepção;
  • intercepta voluntariamente (ou não) um passe da outra equipe;
  • pega a bola depois da finalização de um companheiro de equipe;
  • obstrui o deslocamento do adversário ou a livre trajetória da bola quando esta está sobre a posse do adversário.

As faltas deverão ser cobradas no local onde aconteceram ou onde a bola caiu, sendo que deverá ser concretizado um passe antes da finalização ou dos demais passes permitidos pela regra do jogo.

Quando a bola toca na borda do quadro de remissão e sua trajetória natural é modificada, o ponto não é contado, tratando-se de uma falta, e o jogo é retomado no local onde a bola caiu. Assim, a bola passa para a posse da equipe que defendia no momento da ação litigiosa.

Em um jogo bipolar, com 02 quadros de remissão, não é permitido mais de 03 passes consecutivos sobre o mesmo quadro.

A reposição da bola não é contada como passe, e é feita atrás da linha de fundo, ao lado do quadro onde foi marcado o ponto, sendo efetuada pela equipe que sofreu o ponto.


Materiais necessário:

  • 01 (uma) bola estilo handebol
  • 02 superfície de remissão (quadros de 1x1 m inclinado a 55°).

Zonas especiais:

Diante de cada superfície de remissão há um meio circulo de 03 m de raio chamado de zona proibida, ou área frontal.  O jogador não pode invadir esta área sob hipótese alguma, seja no momento de finalização, rebote, passe ou recepção. A bola somente pode entrar nessa área por via aérea, isto é, sem entrar em contato com o solo.


Objetivos
:
  • Para a equipe de posse da bola: lançar a bola sobre a superfície de remissão após, no máximo, 03 passes. Após ricochetear, a bola deverá tocar o solo fora da zona proibida para que um ponto seja marcado. Se a bola é recuperada pela outra equipe, o jogo segue normalmente.
  • Para a equipe que não está de posse da bola: recuperar a bola após ser ricocheteada pelo quadro e antes que ela toque no chão. Para que isso aconteça, é preciso que haja uma movimentação constante em função do passe da equipe adversária para estar sempre em condições de fazer o rebote, recuperando, assim, a bola para sua equipe. Não é permitido segurar ou provocar o adversário, assim como interceptar a bola no ato dessas ações.

Regras Particulares
:
  • Não há campos definido; cada equipe pode finalizar em ambos os quadros de remissão.
  • Não se pode interceptar os passes da outra equipe - não mais de três passes antes da finalização.
  • Não dar mais de três passos de posse da bola.

Informações técnicas:

 Tamanho do terreno / Número de jogadores / Duração de jogo
  • Terreno de 40 x 20 m /  Time com 9 jogadores, equipe masculina / Partidas com três períodos de 15 minutos.
  • Terreno de 20 x 12 m / Time com 7 jogadores, equipe feminina ou mista / Partidas com três períodos de 12 minutos.

Este conteúdo foi acessado em 11/01/2010 do site: www.tchoukball.com.br. Todas as modificações posteriores são de responsabilidade do autor da matéria.
Recomendar esta página via e-mail: