Disciplina - Educação Física

Educação Física

28/10/2008

Footsack: o novo esporte criado no Brasil

Foi em Curitiba o lançamento mundial do Footsack, o sexto esporte criado no Brasil, com registro no Ministério dos Esportes. A nova modalidade mistura diversos esportes, como futevôlei e footbag, e foi demonstrada o domingo (26),  no parque Barigüi. Durante o lançamento, foi anunciado a criação da Federação de Footsack, com indicação do prefeito Beto Richa como representante.
Como os outros cinco esportes brasileiros, o Footsack é uma derivação do futebol, contendo características de modalidades praticadas na Oceania.
A idéia de criar o Footsack partiu do curitibano Marcos Juliano Ofenbock, após viagem à Austrália, onde conheceu o footbag. Ofenbock afirmou que ficou encantando com esta modalidade esportiva, em que uma pessoa faz malabarismo com uma pequena bola, usando apenas o pé. "Percebi que este esporte poderia ser adotado no Brasil, que é a terra do futebol", conta.
Esporte - Com um grupo de amigos, Ofenbock aperfeiçoou idéia e o conceito do footsack, estudando outras modalidades, como o asiático Sepak-Takraw, o tênis e o futevôlei, que também é um esporte brasileiro. O resultado deste trabalho foi a criação de uma modalidade que é jogada em um quadra com 10 metros por comprimento por 5 metros de largura. No meio da quadra, uma rede a 1,5 metro do chão.
O esporte pode ser disputado de forma competitiva ou recreativa. Nas competições, os atletas podem disputar partidas em dupla ou simples, como o tênis. As disputas dos jogos são feitas com os pés, inclusive o saque. As bolas têm 5 centímetros de diâmetros e pesam 50g, feitas em crochê. Elas são recheadas com material reciclado de garrafas PETs (Plástico de Politereftalato de Etila).
Atualmente, a Associação Brasileira de Footsack (Abrafoots) funciona em Curitiba, com uma sede em Santa Catarina, contando com mais de 200 integrantes. A instituição esportiva foi criada pelos curitibanos Marcos Juliano Ofenbock e José Manuel Kantek Jr. Em Curitiba, funciona a Escola de Footsack do Brasil, que tem quatro quadras de treinamento e aperfeiçoamento da modalidade.
Divulgação - Para divulgar o esporte, a Associação promove torneios e demonstrações. "A intenção é adotar este esporte em programas municipais de Curitiba, como o Comunidade Escola, ou mesmo na rede de ensino", afirmou. A Abrafoots já tem parceria com algumas escolas, onde o esporte é praticado em sala de aulas.
A modalidade também foi adotada em presídio, como atividade ocupacional para os presos. Para envolver a comunidade, a Abrasfoots tem parceria com associações de mães, que bordam as bolas em cores de times brasileiros de futebol. As bolas estão à venda em lojas esportivas.
Uma das propostas da Federação de Footsack é tentar colocar a modalidade como um esporte de demonstração nas partidas da Copa do Mundo de 2014, que acontecerá no Brasil. "Antes mesmo de ser oficializado, o esporte despertou interesse em diversos estados. A intenção é difundir o esporte em todos estados brasileiros", afirmou Ofenbock.
O Footsack é o sexto esporte criado no Brasil. Os outros cinco são: Futebol de Salão: criado em 1940, em São Paulo; Frescobol, criado em 1945, no Rio de Janeiro; Futevôlei, criado em 1960, no Rio de Janeiro; Peteca, criado em 1975, em Minas Gerais; e Futebol de Areia, criado em 1992, no Rio de Janeiro.

Fonte: http://www.educacaofisica.com.br/noticias_mostrar.asp?id=5055
Imagens cedidas por
Marcos Juliano Ofenbock Nascimento
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.