Disciplina - Educação Física

Educação Física

25/08/2009

Cuidados evitam a gripe nas aulas de Educação Física Escolar

As orientações fazem parte das normas colocadas em prática nas creches e escolas municipais desde a volta às aulas.
Para reforçar a prevenção à gripe A (H1N1) em ambiente escolar, a Secretaria Municipal da Educação divulgou algumas orientações direcionadas especificamente para as aulas de Educação Física e Artes. As orientações fazem parte das normas colocadas em prática nas creches e escolas municipais desde a volta às aulas, na segunda-feira passada (17).
Os professores de Educação Física vão adaptar as atividades para evitar o contato físico entre estudantes. Na hora da ginástica, por exemplo, os alunos dispensam os equipamentos ou utilizam materiais individuais, que devem ser higienizados pelas funcionárias da limpeza, com álcool gel, antes e após o uso em cada aula.
A prática da dança deve ser feita somente em ambientes arejados. Não são permitidas atividades em duplas, grupos e formações com contato corporal. Jogos com troca de materiais e contato físico também são evitados. Em vez de lutas que exijam confronto, os alunos são estimulados a praticar atividades sem contato corporal, como os movimentos da capoeira.
A intenção é priorizar os esportes individuais. No caso dos coletivos, trabalhar com suas regras e fundamentos, mas evitar troca de materiais entre os estudantes. Após as aulas de Educação Física, os alunos devem higienizar muito bem as mãos antes de retornar à sala de aula.
Artes - Os professores e diretores também já adotaram na rotina as orientações para a higienização dos materiais usados nas aulas de Artes. Nas aulas de artes visuais, lápis de cor, papéis, revistas para recorte, não podem ser compartilhados. O professor deve preparar kits individuais e não permitir a troca de objetos entre os estudantes.
Pincéis serão higienizados após o uso na aula de pintura. As tintas podem ser de uso coletivo, desde que não haja contato com os potes. Os estudantes são orientados a não tocar nos potes no momento de molhar os pincéis com tinta.
Para recorte e colagem, há higienização apropriada das tesouras antes e após o uso. No caso de colagem com papéis diversos, cada estudante recebe a quantidade de material necessária para o desenvolvimento da atividade. As sobras são descartadas ou guardadas pelos estudantes para uso posterior.
Materiais de desenho, como lápis e canetinha, são de fácil higienização. Já carvão e giz de cera não podem ser devolvidos. O uso de massa de modelar será evitado em agosto.
Rolinhos de espuma (para gravura ou pintura), estecas (modelagem argila), tinta spray (grafitagem), câmera digital (fotografia), podem ser manuseados com o uso de luvas descartáveis.
Nas aulas de teatro e dança foram vetados os materiais de uso coletivo, como figurinos e adereços. As atividades são feitas em ambientes arejados.
Nas aulas de canto coral, o aluno é orientado a manter distância de pelo menos um metro de seu colega durante os exercícios de aquecimento. Ele também deve evitar ficar muito próximo durante a aula.
Todos os alunos devem higienizar as mãos antes de utilizar os instrumentos coletivos das aulas de música. Não é possível compartilhar instrumentos de sopro.

Fonte: Portal da Educação Física / Bem Paraná
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.