Disciplina - Educação Física

Educação Física

27/01/2010

Mais 128 academias ao ar livre em Curitiba

Agência de Notícias da Prefeitura de Curitiba - PR

Foto de uma mulher se exercitandoTodos os bairros de Curitiba terão, pelo menos, uma academia ao ar livre. A Prefeitura vai instalar até o fim desse ano 128 conjuntos de equipamentos, no mesmo modelo dos que estão hoje nos parques Barigui e Tingui, formando uma rede de 130 academias ao ar livre na cidade.
As academias são parte de um programa de saúde preventiva e de incentivo a prática esportiva ."São equipamentos para melhorar a condição física e, consequentemente, a qualidade de vida e a saúde das pessoas, ajudando a prevenir doenças", diz o prefeito Beto Richa.
Vinte e oito das novas academias já têm locais definidos; 10 ficam prontas em fevereiro próximo. A população poderá usar gratuitamente os equipamentos em parques, bosques, praças, eixos de animação, Centros de Esporte e Lazer e até na Rua da Cidadania do Pinheirinho. "A distribuição será igual para todas as regiões, e o mais perto possível dos postos de atendimentos da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer", diz o vice-prefeito e secretário da Saúde, Luciano Ducci.
Os equipamentos das academias ao ar livre não têm pesos e usam apenas a força do próprio corpo para exercícios de musculação e alongamento. São indicados principalmente para pessoas da terceira idade, que perdem naturalmente um pouco da força muscular com o passar dos anos, mas podem ser usados por qualquer pessoa, funcionando como uma academia de ginástica ao ar livre. Basta seguir as instruções básicas afixadas em um painel próximo.
As duas primeiras academias, no Barigui e Tingui, foram instaladas há um ano, e são um sucesso. "Venho todos os dias desde que os aparelhos estão aqui, e já notei que minha força muscular aumentou. Foi uma ideia maravilhosa, e levar o equipamento para a cidade toda é ainda melhor", diz o aposentado João Brasileiro, que usa a academia no Barigui.
A professora aposentada Lia Rael mora há pouco mais de um ano em Curitiba e, desde que descobriu a academia ao ar livre do Barigui, não abre mão de melhorar o condicionamento físico e a saúde. "É um benefício para a saúde. Tem mesmo que ampliar para outras regiões, pois vejo que tem muitas pessoas que vêm de longe para usar a academia do Barigui", diz Lia.
Somadas a rede de academias ao ar livre, a Prefeitura mantém em parques, bosques e praças cerca de 850 equipamentos de 18 modalidades esportivas, como quadras, barras para alongamento e musculação, prancha de abdominal, pistas de corrida, ciclovias.
Locais das primeiras 28 novas academias ao ar livre
Praça Ouvidor Pardinho - Rebouças; Eixo de animação Arthur Bernardes - Vila Izabel; Praça Antonio Bertoly - Santa Felicidade; Centro de Esporte e Lazer Menonitas -Boqueirão; Praça Recanto dos Eucaliptos - Alto Boqueirão; Parque Iguaçu - Cajuru; Centro de Esporte e Lazer Avelino Vieira - Bacacheri; Rua da Cidadania Pinheirinho - Capão Raso; Praça na Rua Enoch de Araújo Ramos - CIC; Parque do Semeador, Sítio Cercado; Parque São Lourenço - São Lourenço; Parque Atuba - Atuba; Parque Bacacheri - Bacacheri; Praça Pedro de Almeida - Bairro Alto; Praça Tito Schier - Portão; Praça 29 de Março - Mercês; Praça Alfredo Hauer - Hauer; Praça Lafaiete Queirollo - Uberaba; Praça Soldado Wagner Alves Sampaio - Tatuquara; Parque Cambuí - Fazendinha; Praça Ivan Ferreira do Amaral - Jardim das Américas; Parque Cauiá/Diadema - CIC; Praça Marco Aurélio Malucelli - Santo Inácio; Praça Brigadeiro do Ar Mario Calmon Eppinghaus - Juvevê; Praça Cícero Portes - Sítio Cercado; Praça Emílio Schutz - Cajuru; Praça Mario Cesar Stamm - Tarumã; Praça Bento Munhoz da Rocha Neto - Guaíra.

Este conteúdo foi acessado em 27/01/2010 do sítio: www.curitiba.pr.gov.br
Todas as modificações posteriores são de responsabilidade do autor original da matéria.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.