Disciplina - Educação Física

Educação Física

15/06/2010

Copa em tempo real para deficientes visuais

Os torcedores com deficiência visual poderão apreciar de forma inédita os jogos da Copa do Mundo da FIFA África do Sul 2010. Seis dos estádios que receberão as estrelas do futebol mundial durante um mês disponibilizarão transmissão ao vivo das partidas em 15 assentos equipados com fones de ouvido e narradores treinados que comentarão em tempo real as jogadas em andamento no gramado. Cada um dos seis estádios terá ainda outros 15 assentos reservados para os guias que acompanharão os deficientes visuais, enquanto voluntários especialmente treinados darão assistência dentro das arenas. Um serviço sem precedentes no cenário esportivo da África do Sul.
A iniciativa foi lançada pela Associação dos Deficientes Visuais da Suíça (SNAB) e pelo Conselho Nacional dos Deficientes Visuais da África do Sul (SANCB), com o apoio financeiro da FIFA. O objetivo é tornar a competição acessível a todos. A Sony, parceira da FIFA, fornecerá os transmissores necessários para que as pessoas nos estádios tenham acesso à recepção gratuita dos comentários sobre a partida. O SANCB garante que os ingressos serão alocados justa e corretamente, mas informa que apenas uma quantidade bastante limitada de ingressos para 19 partidas ainda se encontra disponível no site www.sancb.org.za.
"O futebol é um esporte universal e precisa ser acessível a todos. Sendo assim, é grande a nossa satisfação em tornar a incrível experiência de um jogo ao vivo no estádio acessível também aos deficientes visuais", disse o presidente da FIFA, Joseph S. Blatter. "Este projeto representa outra plataforma para os esportes da África do Sul e cria um legado de serviços e instalações nos campos de futebol para os deficientes visuais do país."
O Instituto para o Avanço do Jornalismo foi o responsável pela contratação, treinamento e coordenação dos descritores de áudio, enquanto que os estudantes da Academia de Engenharia de Som executarão as funções técnicas necessárias para garantir que as descrições de áudio sejam corretamente transmitidas aos torcedores com deficiência visual presentes nos estádios.
O serviço será oferecido nos seguintes estádios:
* Soccer City (Johanesburgo): 8 partidas
* Ellis Park (Johanesburgo): 7 partidas
* Loftus Versfeld (Tshwane/Pretória): 6 partidas
* Durban (Durban): 7 partidas
* Nelson Mandela Bay (Nelson Mandela Bay/Port Elizabeth): 8 partidas
* Green Point (Cidade do Cabo): 8 partidas


Este conteúdo foi acessado em 15/06/2010 do sítio: FIFA

Todas as modificações posteriores são de responsabilidade do autor da matéria.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.