Disciplina - Educação Física

Educação Física

08/07/2011

Furosemida, substância usada por Cielo e Daiane

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Cesar Cielo, Nicholas dos Santos, Henrique Barbosa e Vinícius Waked foram flagrados em exame antidoping por uso de furosemida. Eles foram advertidos pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e perderam os resultados e premiações do Troféu Maria Lenk.
A substância
A furosemida, encontrada no exame do nadador Cesar Cielo, é a mesma substância que causou a suspensão de Daiane do Santos (ginástica) e de Daynara de Paula (natação).
Pode ser utilizada tanto para perda de peso quanto para mascarar o consumo de outras substâncias dopantes. No meio médico, pode ser indicada para tratar casos de hipertensão arterial.
Ingestão via oral
É encontrada em comprimidos vendidos em farmácias - ou pode estar presente em suplementos alimentares, normalmente feitos por farmácias de manipulação.
Como ela age
Ao aumentar a liberação de urina e de sódio pelo organismo, a furosedamina faz o atleta perder líquido e, consequentemente, peso. Outro benefício ilícito é o efeito mascarante. Quando ingerida, ela faz com que outras substâncias proibidas - como anabolizantes - não sejam detectassem exame antidoping.

Efeitos colaterais
Desidratação, redução na pressão sanguínea e aumento dos níveis de colesterol.
infográfico de doping
Punição
A furosemida consta na lista de substâncias proibidas pela Wada desde 2000. Faz parte da categoria S5 - diuréticos e agentes mascarantes. A punição pode ser desde uma advertência até dois anos de suspensão.
De acordo com a Agência Mundia Antidoping (Wada), uma substância é considerada dopante quando apresenta dois desses três critérios: aumenta artificialmente o desempenho; traz um risco para a saúde do atleta; é contrário ao princípio do esporte.

Esta notícia foi acessada em 08/07/2011 no sítio GLOBOESPORTE.COM. Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.